A brincadeira na Educação Infantil, e como assunto a importância do brincar na sala de aula. Através deste projeto, pretende-se mostrar o importante papel da brincadeira na construção do saber, permitindo aos educandos o seu desenvolvimento cognitivo, físico e afetivo. Para Kishimoto (1996, pp37-38), a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico. Ao utilizar, de modo metafórico, a forma lúdica (objeto suporte de brincadeira) para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou um espaço definitivo na educação infantil. Para Winnicott (1982), a brincadeira fornece uma organização para a iniciação de relações emocionais e assim propicia o desenvolvimento de contatos sociais. O trabalho tem como objetivo principal analisar as contribuições para a aprendizagem dos alunos quando se utiliza o lúdico no contexto escolar. Como objetivos específicos o trabalho pretende identificar: i) A importância do lúdico na Educação Infantil, tornando o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso; ii) Criar oportunidades através das brincadeiras feitas em sala de aula para novas aprendizagens dos conteúdos expostos, permitindo também o desenvolvimento emocional, afetivo e cognitivo dos alunos, ou seja, seu pleno desenvolvimento. A pesquisa reflete sobre a utilização de brincadeiras em sala de aula para promover o aprendizado. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica. A metodologia utilizada se constituiu de um levantamento da produção da área sobre o tema, tendo como contraponto a prática de sala de aula, com entrevistas e conversas com os profissionais envolvidos no processo de ensino na Educação infantil (professores, Supervisora Pedagógica) retratada através de entrevistas. Como referencial teórico esse trabalho faz interlocução com alguns autores como Tizuko Morchida Kishimoto, Donald Woods Winnicott e Lev Semenovitch Vygotsky. Essa escolha deve-se ao fato desses autores terem desenvolvido várias pesquisas sobre o tema escolhido.
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