Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PULO DO GATO
Juarez Fragata

NÃO SUJE O SEU NOME POR NINHARIA

A escrita não é o único veículo para levarmos conhecimento às pessoas. Vocês já se deram conta de que no transcurso de nossas vidas, determinadas frases ouvidas num ou noutro momento acabam ficando gravadas no nosso inconsciente? Muitas vezes essas reuniões de palavras que formam um sentido completo se transformam numa compilação de instruções virtuais, melhor dizendo mentais, mapeando-nos, por todo o caminho a percorrer. Quanto mais os ensinamentos de um pai, e a partir de agora colocarei em pauta algumas dessas instruções que recebi do mesmo na minha juventude.
“Se roubar roube para ficar rico, não suje o teu nome, e o sobrenome da família por ninharia!”
O fluxo emitido por esta frase desde a minha tenra idade anula qualquer possibilidade de levar-me a me apossar de coisas alheias.
Vamos ver o que a Bíblia fala a este respeito.
Provérbios 22/ 1: Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.
Ou seja, segundo as Escrituras não vale a pena sujar o nome, nem que seja para ficar rico, e eu acredito e ensino não vale a pena sujar o nome e o sobrenome da família nem que for para ficar rico.
Eclesiastes 7/ 1: Um bom nome é melhor do que um perfume finíssimo...
O universo é cheio de frequências vibracionais divididas em dois grupos: frequência maligna e benigna, ou se preferirem frequências vibracionais negativa, e positiva. Nós podemos compará-las a um grande favo de mel. O ser humano é um emissor e ao mesmo tempo receptor destas frequências. Se ele está sintonizado numa frequência maligna emitirá esta qualidade de vibração, e ao mesmo tempo será receptor desta mesma vibração. O mesmo ocorrerá se ele está sintonizado na frequência benigna. O bom nome vibra na frequência benigna, por isso, sua vibração é comparada ao aroma de um perfume finíssimo.

MULHER CASADA TEM CHEIRO DE CIMITÉRIO

“Não se meta com mulher casada, porque mulher casada tem cheiro de cemitério!”
Esta frase tem contida em si uma grande verdade. Hoje a situação é mais amena, mas em outros tempos ter um caso com mulher alheia era correr sério risco de perder a vida.
Provérbios 30/ 20: O caminho da mulher adúltera é assim: ela come depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!
A mulher que tem por hábito trair o marido não tem consciência do mal que pratica. Para ela não há mal algum em dormir com outros homens.
Provérbios 6/ 26: Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda a caça da alma preciosa.
Uma prostituta tem a capacidade de tirar tudo de um homem obrigando-o a pedir comida como um maltrapilho. Agora, a mulher adúltera não quer dinheiro, mas sim a alma daqueles que dormem com ela. É claro que o desejo dessas mulheres é inconsciente, uma vez que o real propósito desencadeado pelas mesmas se desenvolve primeiramente na esfera espiritual para só então tornar-se manifesto no universo físico.
Provérbios 6/ 32: Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma.
Todo aquele que vai para cama com a mulher de outrem é falto de juízo, e auto se destrói?
Provérbios 33-34: Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança.
É bem verdade que existem os tais cornos mansos, mas no geral, diante de uma descoberta de traição o ciúme faz com que o homem fique extremamente furioso, agindo sempre sem dó nem piedade causando ferimento e vergonha no popularmente chamado de Ricardão, isso quando não lhe tira a vida.
Provérbios 6/ 35: Não aceitará nenhum resgate, nem se conformará por mais que aumentes os presentes.
Ou seja, coisas materiais não aplacam a fúria de um homem traído. Por isso, o dito de mau pai que mulher casada tem cheiro de cemitério é verídico!

SE VÊ QUE VAI BATER CORRER

Cumprir esta recomendação não é covardia, mas sim uma questão de inteligência. Espancar alguém, além de trazer problema com a justiça gera ódio e desejo de vingança. Um fraco armado e focado num ato de vingança é mais efetivo do que o forte desatencioso para com o inimigo. Por isso, sempre é melhor ignorar a afronta do mais fraco.
SE VÊ QUE VAI APANHAR BATER

Aqui ocorre uma inversão. O agente provocador é o mais forte, e a recomendação é se superar e dá um golpe decisivo, pondo assim, fora de combate o agente provocar em questão.
SE VÊ QUE VAI MORRER MATAR

É claro que este é um caso extremo onde o que está em jogo é a própria vida.
O PULO DO GATO

Também existe o mandamento que consiste em não transmitir todo o conhecimento para outrem, ou seja, deve-se sempre reter parte do conhecimento, que na realidade constitui-se numa questão de sobrevivência, e para isso é usado “O Pulo do Gato”.
O gato fora incumbido de ser o professor da onça, e ensinara a onça pular para frente, para os lados, para cima, menos pular para trás. Quando o gato dera as aulas por encerrada a onça tentara abocanhar o gato, mas o gato pulara para trás.
–Este pulo você não me ensinou – disse a onça em estado de perplexidade.
Se o gato tivesse ensinado o pulo para trás, com certeza a onça teria o devorado.
“O Pulo do Gato” deve ser usado em todas as áreas profissionais. Nunca se deve transmitir tudo que se sabe a outrem, ou seja, devemos sempre manter uma carta escondida na manga, uma vez que todo o ser humano é falho, e se transmitirmos o nosso conhecimento em toda a sua totalidade a alguém, podem ter a certeza que logo ali adiante este alguém vai tentar nos derrubar.
Mateus 19/ 16-17: E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus.
Até mesmo Jesus Cristo em seu estado físico não se considerava bom.
Mateus 26/ 31-33: Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
É claro que o apóstolo Pedro fora sincero em suas palavras, no entanto, o ser humano é falho, e não pode confiar nem nele mesmo.
Mateus 26/ 34-35: Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante três vezes me negarás.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Com certeza Pedro uma vez mais fora sincero, assim como os demais.
Mateus 26/ 69-70: Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o Galileu.
Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
Aqui nós encontramos o homem que pouco tempo antes havia dito com toda a sinceridade que nunca se escandalizaria no Senhor Jesus, e se fosse necessário morreria com Cristo, negando-O pela primeira vez.
Mateus 26/ 71-72: E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.
Pela segunda vez o apóstolo contraria a sua sinceridade inicial, deixando bem claro que o ser humano não sabe qual vai ser a sua reação futura.
Mateus 26/ 73-75: E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és um deles, pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
É bem verdade que o apóstolo Pedro estava num estado alterado de consciência quando negara a Cristo as três vezes, e quando recobrara os sentidos caíra em prantos ao se dar conta da sua incapacidade de manter o autocontrole. Mas isso não invalida a maneira animal do ser humano agir, fazendo com que “O Pulo do Gato” se torne uma questão de sobrevivência em nossa área de atuação.



















Biografia:
Evangelista e músico! Livros publicados mediante demanda:Mecânica Quântica e a Bíblia, As Pedras Grandes e Benai Elohim e Nephilim
Número de vezes que este texto foi lido: 59475


Outros títulos do mesmo autor

Contos A ENCHENTE Juarez Fragata
Contos A SECA Juarez Fragata
Contos O BUDA BRASILEIRO Juarez Fragata

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 71 até 73 de um total de 73.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Saudade - Carlos Artur Paulon 59862 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 59861 Visitas
Festa no Céu - José Ernesto Kappel 59860 Visitas
Caminho do Vento - José Ernesto Kappel 59858 Visitas
O espírito busca a paz interior - Maria 59857 Visitas
Um coroa no Atacama - Rodrigo Nascimento 59855 Visitas
"Fluxus" em português - CRISTIANE GRANDO 59855 Visitas
Meu grito - Ivone Boechat 59855 Visitas
Procura-me - Ivone Boechat 59854 Visitas
Floripa, voltei! - Maria 59851 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última