Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Dona Laura
Daniel Ribeiro Gallupe

Quem poderia imaginar que um nome tão comum seria usado para chamar uma mulher de tantos talentos? Rio de Janeiro, primeiro dia do primeiro mês do ano de 1907. Nascia Laura, no bairro de Botafogo.

Embora nascida em família rica, com várias posses, a maior riqueza de Laura era seu espírito guerreiro. Uma mulher a frente de seu tempo em suas ideologias e posicionamentos.

Laura, em sua juventude, encantava e agraciava a todos com sua beleza, educação e outras mais variadas qualidades que uma mulher poderia ter.

Mas Laura não era apenas sinônimo de beleza, era também sinônimo de luta e engajamento nas mais variadas esferas sociais: pelas mulheres, pelos pobres e por várias outras causas que "abraçava".

Era contra o papel que a sociedade "destinava" as mulheres, as estruturas hierárquicas religiosas e as injustiças sociais que acometiam as camadas menos favorecidas.

Adepta ao feminismo, lutou pelo direito ao voto junto a outras damas nos anos 30 em meio ao governo de Getúlio Vargas e obteve êxito.

Opositora da opressão e da ditadura, lutou contra o regime militar e fez "frente" contra o quinto ato institucional, não obteve êxito, e foi exilada em Lisboa, Portugal.

Quando retornou ao Brasil, Laura percebeu que a dedicação as suas lutas e causas a impediu de ter filhos ou se casar. Assim, ela sentia-se sempre sozinha, de modo que envelhecia e adoecia.

E o impiedoso tempo foi o grande inimigo de sua vida e acometida por uma doença perdeu toda a memória, e como vivia sozinha, não havia quem lembrasse sua história.

Já senhora, sentada na varanda de uma velha casa, muito triste e com os olhos sem esperança pois não tinha mais as belas lembranças do que fizera parte de sua vida.

Certo dia, Dona Laura recebe uma visita em sua casa, era uma semana aleatória do ano de 1990, talvez a visita mais indesejada que alguém possa receber, era o Anjo da Morte, que a levou deste mundo aos 83 anos de idade.





Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Contos Dona Laura Daniel Ribeiro Gallupe
Poesias Nossa Terra Daniel Ribeiro Gallupe


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69008 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56757 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55829 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55100 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55048 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54793 Visitas

Páginas: Próxima Última