Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
HOJE: LULA AO MOLHO DE ALCAPARRAS
Lasana Lukata

Quando a carne está boa vamos comendo, mas deu sinal de ranço é hora de parar. A não ser que sejamos hienas ou queiramos imitar o pessoal da Idade Média que recorria às alcaparras para disfarçar o ranço das carnes passadas. As hienas não precisam de alcaparras. Nunca vi uma hiena no mercado, comprando alcaparra para despistar o cheiro desagradável dos restos do leão.

Na crônica anterior falei que a alcaparra abre o apetite, mas não disse tudo. A alcaparra além de abrir o apetite e mascarar o gosto ruim das carnes, é também digestiva, acalma, diurética, afrodisíaca... E pode deixar você rico.

Se as alcaparras podem durar uns 30 anos e a maioria das crônicas não duram 30 horas e se separam no tempo, ambas carregam duas semelhanças e se aproximam: sobrevivem na pouca profundidade e multiplicam-se facilmente.

Segundo Heitor Cony, para fazer uma crônica basta abrir a janela. Quanto a abrir a janela tenho dificuldade porque a minha dá direto na parede da vizinha e já pedi, implorei para ela fazer que fosse uma janelinha, um buraquito, já daria uma crônica, mas ela tem resistido bravamente ao meu pedido a pedido de seu pai. Se eu insistir vou acabar virando o cronista do olho roxo.

Essa vizinha é uma paisagem perfumada, mas a parede é de tijolo dobrado, recomendação dos pais, tijolo maciço, mas à tarde ela encosta do lado de lá e a parede fica suada do lado de cá porque os mesmos tijolinhos se transformam em esponjas e jogam para a minha janela a bela vizinha em estado gasoso. E vivo um misto de anfíbio da dor e da ternura por essa Flor de alcaparra-cheirosa, protegida por espinhos: irmão e pai.

Não se engane: um buquê de pedras também murcha e a crônica também tem espinhos, mas... Distanciemo-nos das paixões, da paixão pela vizinha que o riso e a reflexão reclamam o seu pedaço de pão e nesse instante ambos oram a mim: Pai nosso que estás no texto... O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E qual pai se o filho pedir pão, dará um escorpião, serpentes? Pois tomem lá meus filhos. Hoje lhes darei lula ao molho de alcaparras. Vamos ao molho.

Sei em nosso país o comum é salmão ao molho de alcaparras, onde não há disfarce, mas casamento entre o doce e o salgado. Sei também não é nosso hábito tirar o ranço das carnes com alcaparras, mas vou recuperar essa prática da Idade Média lá em casa, porque é a terceira vez que esses maîtres e garçons querem me oferecer lula. E com ranço! Ora, só com alcaparras!

Estou inclusive pensando em mudar de negócio e me tornar um alcaparreiro e ficar rico. O grande negócio não é canavial nem etanol, é alcaparral, alcaparrol. Breve teremos carros movido a alcaparra e nem vem, a receita é minha e só vai dar esse prato nos restaurantes: Hoje: Lula ao molho de alcaparras. E pelo jeito vou exportar a idéia: Hugo Chávez ao molho de alcaparras; Evo ao molho de alcaparras; Rafael ao molho de alcaparras; Kichner ao molho de alcaparras...


Alcaparras à parte, a desculpa desses que desejam perpetuar-se no poder, mexendo na Constituição, é a da não continuidade de seus projetos por outros governos. E qual o projeto que o PT trouxe para o Brasil? A política do Canguru de amarrar milhões de canguruzinhos às bolsas? Esperávamos mais do que paliativo, mas já que aquilo tem o nome de projeto, a solução seria mexer na Carta Magna para inserir punição para os Atos Políticos como ocorrem com os Atos Administrativos. E isso não é novidade. Qualquer professor de Direito Constitucional ou Administrativo sabe disso.

Se já houvesse punição para os Atos Políticos não haveria esse mundo de obras abandonadas pelos governos, Federal, Estaduais e Municipais. Muitas delas só porque foi iniciada pelo governo anterior: “Vou colocar azeitona na empada do outro?!”. Mas parece que os políticos não gostam de punição. Seria atirar no próprio pé. Olha o cronista dando uma contribuição ao seu país. Daqui a pouco vão bater à minha porta perguntando se não quero ser um politiqueiro. Já foram. Vade retro, Satanás! Sou um Evangelista. Amo a crônica, a poesia, evangelizar las mujeres com versos, nada mais.


O que eu não disse ainda à amiga e ao amigo sobre lula é que boa parte da minha vida passei trabalhando para os chineses numa lanchonete. E qual o prato que era sempre servido no almoço? Lula! O velho cozinheiro chinês girava a colher na panela, provava o caldo, fazendo ar de saboroso; batia três vezes na testa e dizia (Chinês não fala o R): lula bom pala o céleblo!
E hoje em chinês ablasileilado lespondo: bom pala o céleblo de quem?
- Dos banqueilos e glandes emplesálios.


E quase esqueço de dizer, antes da Idade Média as alcaparras já eram muito apreciadas no Grande Império Romano e antes do Império Romano existiram Grandes Impérios e lá estavam as pequeninas alcaparras, antes de Adão, e belo é isso: Os Impérios passam, as alcaparras ficam.


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 55616


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas AS MOEDAS DE 5 CENTAVOS Lasana Lukata
Crônicas Revolução Rabo de Cavalo Lasana Lukata
Crônicas A penteadeira de Sarkozy Lasana Lukata
Crônicas O DELEGADO DO MEC Lasana Lukata
Crônicas Elogio da Chuva Lasana Lukata
Cartas Dilma Roussef sabe de fígado Lasana Lukata
Crônicas Carnaval no Português Lasana Lukata
Crônicas TRINDADES DA VIDA Lasana Lukata
Crônicas EXU BRADESCO Lasana Lukata
Crônicas HOJE: LULA AO MOLHO DE ALCAPARRAS Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 51 até 60 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57388 Visitas
ALEGORIA DA CAVERNA - Sandra Soares Sarmento 57383 Visitas
Use a Linguagem Simples! - Vander Roberto 57374 Visitas
Sociedade etarista - Vander Roberto 57322 Visitas
pra ser feliz - aurora yoshioto 57292 Visitas
A FELICIDADE - CAPÍTULO I - EFRAIM MARQUES 57292 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 57278 Visitas
"Os dias metais balançam entre folhas" - Darwin Ferraretto 57275 Visitas
Capitalismo e a catástrofe gaúcha - Vander Roberto 57274 Visitas
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA - Simone Viçoza 57241 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última