Sentado ao lado dos meus vícios diretos e diários. Um copo de café a fácil alcance, cinzeiro nunca vazio, um pequena caixa de som, speakers mais conhecida com caixinha bluetooth e um destes smartfone avançados e cobiçados, uma foto tirado um dia desses mostra a louca e pouca rasa vida de um poeta discreto.
Abismado e espantado com o que acabei de ouvir, uma musica, um sonho e um plagio puro destes globalizados e manipuladores artistas. Não que não sejam vitimas de um sistema totalmente capitalista. Também não que eu seja marxista, comunista ou sei lá.
Mas logo o Pensador o cara que eu admirava dono de uma das mais brilhantes mentes que já vi, até então o cara pra mim. Agora fazer uma musica totalmente propagandista, parecendo comercial de refrigerante, é este mesmo patrocinador do natal. Que mesmo sem autorização entra em nossas casas e, se materializa gelado dentro da geladeira. Ou virá alvo seguinte na prateleira ou no freezer do supermercado mais próximo ou nem tanto.
O nome da musica te causa certo curiosidade e você da o play tendo a certeza de que é algo bom agradável para os ouvidos assim como todas as outras musicas dele. E ai vem a letra que justamente é o nome da musica “linhas tortas”. Um cara que criticou o governo monopolista e injusto, sem nem um pingo de democracia nas suas atitudes corrupta e capitalistas.
Como com o verso mais fácil e simples, com um refrão fácil de decorar e chiclete. Mas o conteúdo o traz como um rico, que conversava com os pais, decepcionado talvez com os rumores de uma relação fracassada pela distancia, em que na própria musica ele representa a perca da mulher a ausência como pai na vida dos filhos, retrata também a solidão em hotel em hotel. Com muito orgulho mostra a visão de cima de um palco e julga sua vida como sendo em prol de sorrisos e humanidade. Viciado em escrever, ótimo com as palavras, diz que nasceu com este dom, desde pequeno nas aulas de português, sua mãe uma pessoa da tv famosa e muito rica, seu pai um gaúcho formado em medicina.
Enfim enfatiza o modo de conduta do escritor Gabriel O pensador, segue abaixo exatamente as palavras do autos na musica Linhas tortas:
- Ei... Ei... Parado você aí!
- Quem, eu?
- É você mesmo, vai pra onde?
- Vou trabalhar.
- O que é que é isso aí? É droga?
- Não, mas faz quem usa viajar.
- É o que? É arma?
- Não, mas faz quem usa ser mais forte.
- O que é que você vai fazer com isso?
- Eu vendo isso pra quem tem o poder de compra dos que não podem comprar e ajudo a aplicar no povo e explico o modo de usar. Eu vendo livros, cara.
- É um bom negócio?
- Honesto e bom, pode crer. E a melhor parte é poder entregar sabendo que alguém vai ler. Tem gente que escreve por ego ou só pra fazer firula; o meu texto é simples, sincero, é tinta que sai da medula, eu chuto as palavras pra fora e elas que vem me buscar num jogo de bola e gandula.
- Ah entendi... Quanto é? Vê um aí, vê um desse aí...
- É 35!
Site:
https://www.vagalume.com.br/gabriel-pensador/linhas-tortas.html.
Se estou errado quero ser punido por minha consciência e que isso me traga alivio e também sabedoria.
|