Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Renunciar a si Mesmo
John Angell James


Título original: Self-Renunciation



Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra





O apóstolo Paulo ensina este importante dever, pelo seguinte alerta e apelo impressionante: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Coríntios 6: 19-20). O que se pretende com estas palavras é que, através do sofrimento vicário e morte de Cristo, como expiação para satisfazer a justiça divina por causa das transgressões humanas - todos os que acreditam nele estão livres da maldição da lei, e do domínio do pecado, e são justificados e santificados.
O cristão é, portanto, um homem comprado, um escravo resgatado por preço. É nesse sentido que toda a igreja é chamada de "possessão", Ef. 1:14. Sim, e que ideia! Repito - o crente é um homem comprado! E a que preço que ele foi comprado!
Todas as joias que adornam e enriquecem a coroa e o cetro do monarca britânico; com todos os outros que compõem a regalia de todos os soberanos do mundo oriental ou ocidental, não são de maior valor na redenção da viúva pobre na igreja de Deus, do que o pó da rua. Nada senão o sangue do Filho de Deus poderia comprar uma única alma. O que então deve ser o valor da alma; e oh, o que deve ser o valor de sua salvação!
Quão óbvia é a inferência! "Você não pertence a si mesmo, porque foi comprado por um preço!" Como é possível que você deva ser seu próprio, se você tem sido comprado? Em que sentido o cristão não é seu, é explicado a você por outra porção da Escritura - "Nenhum de nós vive para si mesmo," Rom. 14: 7. Considere muito a sério, e solenemente, e profundamente, estas duas passagens impressivas -
"Você não é de si mesmo."
"Nenhum de nós vive para si mesmo."
Isto é para você lembrar que a renúncia ao EGO, bem como ao PECADO, foi uma solene transação daquela ocasião quando você se inclinou pela fé ao pé da cruz, e recebeu misericórdia através de Jesus Cristo, e se rendeu a Deus. Você, então, abjurou - não somente a autojustiça, como também o egoísmo, a autossatisfação, e a própria vida.
O ego, como um objeto supremo, estava em cada ponto de vista desta renúncia. O ego, até então, tinha sido o seu objetivo mais elevado; o amor próprio sua maior afeição; mas então você transferiu o seu objetivo e sua afeição para outro objeto.
O cristão não tem o direito de perguntar o que ele vai fazer com ele; ou para o que ele vai dar a si mesmo; ou como ele vai empregar-se. Ele não tem mais a liberdade para perguntar como deve gastar suas energias, seu tempo, seus bens, seu trabalho e sua influência; pois ele não é seu próprio, ele é comprado com um preço.
Ele não deve viver para a fama e agradar a si mesmo com o aplauso de seus semelhantes. E ele não deve viver para a riqueza e agradar a si mesmo com o aumento da riqueza. E ele não deve viver para a saúde e agradar a si mesmo com as energias brilhantes de um corpo sadio. Nem deve viver para o gosto e agradar-se com a busca da literatura, ciência ou artes. Nem viver para o prazer social - e agradar a si mesmo com um círculo agradável de amigos. E não deve viver para facilidades e agradar a si mesmo, com uma tranquilidade sem ser molestado. Em suma, não deve considerar-se como o seu próprio mestre para agradar a si mesmo supremamente de qualquer forma, nem almejar empregar-se por sua própria conta, e para seu próprio benefício. Ele não deve imaginar que a satisfação pessoal deve ser o seu objetivo final e, para a realização da qual ele pode fixar seus próprios esquemas, selecionar o seu próprio curso, e perseguir os seus próprios métodos, como se tivesse um direito independente e soberano sobre si mesmo.
O ego é "o velho homem" que deve ser crucificado com Cristo; o corpo do pecado deve ser destruído; a natureza corrupta deve ser posta de lado; a lei em nossos membros deve ser combatida; os desejos da mente devem ser subjugados.
O ego é o inimigo de Deus a ser combatido; o interesse rival com Cristo em nossa alma para ser colocado para baixo; os meios pelos quais o diabo nos mantêm na alienação da santidade a serem combatidos. O ego é o mais sutil, o mais obstinado inimigo com o qual a graça tem de lidar, na alma do crente. Isto vive e trabalha, e luta, quando muitas outras corrupções estão mortificadas. O ego é o último reduto, a própria cidadela de Satanás no coração, que deve ser reduzido para a obediência da fé.
Por que os crentes murmuram pelas dispensações dolorosas da Providência, e acham a submissão tão difícil de ser conquistada? Porque o ego fica perturbado na sua apreciação! Por que fica tão facilmente ofendido e experimenta grande dificuldade em demonstrar o perdão? Porque a autoestima tem sido ferida! Por que eles são gananciosos? Porque o ego fica gratificado pelo incremento de suas realizações.
O que é a vaidade, senão a condescendência com o amor-próprio? O que é a ambição, senão a exultação de si mesmo? O que é o orgulho, senão o culto de si mesmo? Por que eles são tão relutantes em dar o seu tempo e trabalho para o bem dos outros, e para a glória de Deus? Porque eles querem isto para a sua facilidade, e própria alegria! Por que eles são rabugentos, briguentos, e descontentes com os pequenos aborrecimentos da vida, que estão ocorrendo em todos os lugares e continuamente? Porque eles querem estabelecer-se em facilidade sem serem molestados, e em imperturbável tranquilidade, para se divertirem!
Mas isso é certo? Não é esta a vida como se fosse nossa própria? Não é esta vida para nós mesmos? Não é esse o esquecimento de que nós fomos comprados, para pertencer a outro? Meus queridos amigos, considerem este assunto. Pese bem sobre a condição do discipulado cristão, tal como previsto por nosso Senhor: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo." Abnegação, e não autossatisfação, é o seu negócio; e as provas de sermos discípulos estão na exata proporção de nossa disposição, para tomar a nossa cruz. Se estamos cobiçando facilidade, tranquilidade, indulgência, gratificação de luxo; e ficamos insatisfeitos e descontentes, e controversos, e rabugentos, porque não podemos agradar a nós mesmos, nem ter outros para nos agradarem, como o fim supremo da vida, como podemos pensar que somos discípulos do Senhor, de quem está declarado que "ele não se agradou"; especialmente desde que é dito, "que a mesma mente que havia em Cristo Jesus deve estar em você?"
Para quem, então, devemos viver, e quem devemos agradar, se não nós mesmos? Quem deve estar no lugar de si mesmo? DEUS! E porque esta razão é óbvia. Nós somos de Deus! Servos de Deus! Propriedade de Deus!
Muitos de vocês têm contratado funcionários, tanto em sua casa e em suas lojas, a quem vocês pagam salários em troca do trabalho feito por eles. Pelo trabalho físico deles, pelo seu tempo, em suma, por todas as suas energias do corpo e da mente, até mesmo o valor estipulado de trabalho, você tem, portanto, um direito inquestionável sobre eles, e se em vez de viverem para você, eles vivem para si mesmos; se em vez de tentar agradá-lo, procuram agradar a si mesmos; se em vez de focarem no seu objetivo e negócios para servi-lo, eles tornam o seu objetivo e negócios para agradarem a si mesmos - você os considera como desonestos, por estarem defraudando a sua propriedade.
Aplique isso a Deus. Você é seu, não só pelo direito de criação, e preservação; mas pelo direito mais sagrado da redenção. Você, seu corpo, alma, tempo, talentos, bens, influência – tudo seu foi comprado e pago pelo preço do preciosíssimo sangue de seu Filho. Ele está sempre lhe seguindo com a sua demanda e pressionando-a sobre você. Ele não permite que isto fique em suspenso. Ele não permite que isto fique adormecido e esquecido, mas está sempre dizendo: "Você não é seu próprio, você é meu!" Ele diz a você em sua palavra: "Você é meu." Ele manda seus ministros fazerem cumprir a reivindicação todos os domingos. Ele lhe reúne ao redor da mesa da Santa Ceia, onde os símbolos do corpo e sangue do Senhor, com silenciosa demanda, e ainda de forma mais impressionante, dizem-lhe, "você é comprado com um preço - portanto, não é seu próprio, você é Deus."
Nem pode você ficar perdido quanto ao modo como a alegação de Deus deve ser reconhecida - porque isso é especificado: "glorifiquem a Deus em seu corpo e no seu espírito, os quais pertencem a Deus." Você não pode, naturalmente, fazer acréscimos à sua glória: o pirilampo poderia pensar muito bem em acrescentar algo ao esplendor do sol. Um pouco de inútil estanho, ou vidro, não pode aumentar os raios do grande luminar, mas mesmo essas substâncias insignificantes podem refleti-los. Então, o crente, embora ele não possa aumentar a glória do Senhor, pode no entanto, manifestá-la. Deus é glorificado, quando ele é reconhecido, amado, servido, imitado. A glória de Deus é composta por seus atributos, especialmente suas perfeições morais de santidade, justiça, verdade, amor e misericórdia. Daí a imitação destes na conduta do crente glorifica a Deus, pois esses atributos são nele o mesmo em espécie como, embora infinitamente menores em grau, do que em Deus, e, portanto, eles são os raios da glória de Deus caindo sobre o espírito, e refletidos por ele diante dos olhos da humanidade.
O apóstolo, falando da grande mudança espiritual forjada na alma de um verdadeiro cristão, chama isto de uma participação da "natureza divina", 2 Pedro 1: 4. Agora, como Deus é sempre glorificado quando ele é visto, a própria manifestação dele é para o seu próprio louvor, ele é glorificado por seu povo, porque ele é visto, muito imperfeitamente eu admito, mas na medida, de seu caráter santo. Portanto, do homem é dito ter sido criado à imagem de Deus, e é agora recém-criado naquela mesma imagem, na conversão. Um cristão é testemunha de Deus, a sua imagem representativa no mundo; e seu grande negócio é, por uma imitação dos atributos de Deus, levr os homens a lembrarem de Deus; e ensinar-lhes quem e o que ele é.
Mas o apóstolo especifica como isso deve ser feito. "Glorificai a Deus no vosso corpo" - por todos os seus membros, órgãos e sentidos, porque todos são dele. Glorificar a Deus, pela castidade; pela temperança; pela confirmação da sua vocação; pela reverência na adoração; dando-se inteiramente para o serviço de piedade e caridade; e glorificá-lo por renunciar, sem murmurar, aos ataques da doença, ao golpe da morte e, se for chamado a isto, à prisão e ao martírio por causa de Cristo. Assim, que o próprio corpo possa ser usado pela alma que o anima, como um instrumento para glorificar a Deus. Mesmo a estrutura corporal, habitada, sustentada e dirigida como é, por uma mente racional, possa ser empregada para o louvor e a honra de seu Criador. A poeira ainda que seja em sua origem e destino, ela pode subir para a dignidade de glorificar a Deus. A partir disto, como um instrumento de muitas cordas, o espírito renovado e santificado pode emitir uma música suave para Deus, a qual ele vai aceitar, e ficará satisfeito em ouvir. Cristãos, deem seus corpos a Deus, para magnificar o seu nome, e honrá-lo. Oh, não considerem seus sentidos como uma mera soma de órgãos, apetites, e para serem usados para ficar feliz e para seu próprio bem; ou como formas imponentes para serem adornadas e admiradas; mas como parte de si mesmos, para serem entregues a Deus, e como membros para serem instrumentos de justiça para ele.
O corpo, no entanto, é apenas uma parte, e a parte inferior da nossa natureza composta, com o qual devemos glorificar a Deus: o ESPÍRITO, o espírito imaterial e imortal, também deve ser assim empregado. A nossa compreensão, na contemplação da sua glória. Nossa vontade, ao escolhê-lo como nosso bom chefe. Nossas afeições, em amar o que ele ama, e odiar o que ele odeia. A nossa memória, em reter suas doutrinas e preceitos. A nossa consciência, para nos dirigir, advertir e reprovar perante ele.
É a alma, a alma imortal, que recebe a sua imagem. Então, na verdade, nós o glorificamos, quando uma mente santa brilha em todas as belezas de um caráter santo; quando há em nós e a nosso respeito, aquilo que lembra Deus aos homens; quando tudo em nós parece dizer: "Vem, engrandecer ao Senhor comigo, e exaltemos juntos o seu nome!"
Não podemos cumprir as nossas obrigações, a menos que sejam convincentes para que aqueles que nos observam digam, seja para si mesmos ou para outrem, "Aquele homem que eu vejo, teme a Deus, e tem o objetivo de agradá-lo. Quando eu esqueço de Deus, ele me lembra dele, e o que eu sou ignorante a respeito de Deus, ele me ensina por seu caráter; quando eu peco contra Deus, sua conduta me repreende e eu tenho temor dele; eu o venero, e ainda não me sinto sossegado e feliz em sua presença. Há algo solene na bondade de suas ações."
Para produzir essa impressão, que santidade invariável, que moral rígida, que profunda humildade, que profunda submissão, que brandura e mansidão, santa alegria e piedade -deve haver em nossa conduta!
Oh, que tipo de pessoas devemos ser - para fazer com que os homens se lembrem de Deus e lhes dar uma ideia do que ele é! Que santidade exemplar deve haver no caráter, que presumimos manifestar-se para o mundo, e dizer: "Veja, esta é a imagem de Deus!"
Agora, meus queridos amigos, vocês existem para glorificar a Deus. Todos os seus propósitos, objetivos, planos, desejos e orações, devem ser reunidos em uma petição: "Pai, glorifica o teu nome." Mas já aconteceu com você de fazer uma oração que não é apenas apresentada por você, mas uma referência a você! Deve ter grande graça, quem, com uma clara compreensão do seu significado, pode apresentá-la com sinceridade. Você está desejando então, que Deus deveria glorificar a si mesmo em você, e por você? Se assim for, você não deve impor qualquer condição; ditar termos; elaborar planos; não deve fazer exceções - mas deve deixar tudo isso para ele. Tal oração significa, "Senhor, como você quer, o que você quer, quando quiser, somente deixe-me glorifica-lo!" Você deve estar preparado para fazê-lo, seja na doença, na saúde, no sucesso ou fracasso nos negócios – por permanecer sossegado e tranquilo, tornando-se um andarilho até os confins da terra- sob o sorriso do mundo, ou a sua carranca - pelo fluxo suave e tranquilo de sua história, ou pela torrente que ruge arrojada pela sociedade, ou luto dos seus amigos - por uma vida longa, ou por uma morte precoce.
Está preparado para isso? Será que você, que agora entende isso, apresentaria a oração: "Pai! Glorifica o teu nome?" Você pode, caso se coloque nas mãos de Deus, dizer: "Ó Deus, eu não me pertenço! Eu sou teu! Para servir-lhe em mim e por mim. Desde que me conceda a graça de suportar, bem como fazer sua vontade, estou contente de fazê-la em qualquer situação, e em quaisquer circunstâncias. "
Este é, obviamente, o seu dever- porque você não é de si próprio, mas de Deus. Pense, peço-lhe, na obrigação sagrada que vem sobre você pela maneira de sua redenção, para assim viver. Quantas exigências são feitas pelo fato de ter sido "comprado por um preço!" A justiça exige isso de você, porque ela comprou você, e com quão imenso preço! Porque pegar o que pertence ao homem, é um roubo; mas pegar o que pertence a Deus, é um sacrilégio.
A gratidão exige isso de você. Que benção que Deus lhe conferiu resgatando você! De que grande degradação, miséria e desgraça eterna, ele te salvou! E em que a honra, felicidade e glória eterna, ele o tem colocado!
O interesse pessoal exige isso de você. Como você pode ser tão altamente honrado, tão felizmente empregado, em glorificar a Deus? Quais perdas e sofrimentos deveríamos suportar voluntariamente; qual trabalho deveríamos voluntariamente manter; qual autonegação nós não deveríamos voluntariamente exercer; qual prazer nós não deveríamos voluntariamente renunciar; qual mortificação não faríamos voluntariamente - para que possamos glorificar a Deus?
Imagine que se alguns indivíduos não observadores e irrefletidos, tivessem passado todos os seus dias sem nunca contemplar a glória do sol, vissem seus raios refletidos na asa brilhante de algum inseto voador em seu esplendor, e voltassem sua atenção com admiração e prazer para o grande luminar que é a fonte do que eles agora viram, e então, para sempre, a partir desse momento, olhariam com um novo prazer e espanto para o astro rei, o que seria uma honra a ser conferida a essa pequena criatura, de ter levado uma mente racional a ter familiaridade com uma das mais gloriosas de todas as obras de Deus. Mas, quão maior honra é conferida a um homem redimido e santificado, um filho do pó, um herdeiro do pecado, viver de modo a refletir a partir de seu caráter os raios da glória divina enquanto caem da grande Fonte de vida e luz, e beleza, e, assim, levar os olhos a verem, e os corações a amarem, e as línguas a louvarem o Senhor, para quem, no que diz respeito à sua excelência, tinham, até então, sido cegos, frios, e silenciosos!
Mas o que eu agora apresento - a maior de todas as reivindicações quanto ao nosso dever de glorificar a Deus, esta é: que o AMOR exige isto.
Que você deve glorificar a Deus, é a verdadeira finalidade da sua redenção. "Quem deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras", Tito 2:14. "Porque o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles e ressuscitou." 2 Cor. 5:11 e 15.
Eu não vou agora levá-lo adiante para o vasto campo da criação do qual você é uma parte, e lembrá-lo da alegação fundada no poder que criou você e todas as coisas. Eu não vou colocá-lo na imaginação sobre as fronteiras do poço flamejante, do qual não há redenção, e, como os gritos de dor de almas perdidas, e a fumaça do seu tormento, sobem para sempre e sempre –lembre-se da sentença terrível de justiça sobre aqueles que não irão glorificar a Deus.
Mas eu o conduzo para o Calvário, na hora da crucificação, e para que você olhe para o Filho de Deus, pendurado na cruz, enquanto o sangue está fluindo de seus ferimentos, e ele está exclamando, na profundidade de sua agonia, "meu Deus! meu Deus! por que me abandonaste?" Eu lhe pergunto qual é o verdadeiro significado e desígnio daquela cena maravilhosa? É Jesus Cristo pagando, em gemidos, lágrimas e sangue, o preço de sua redenção! É Jesus Cristo estabelecendo assim e para sempre seu direito sobre todo o seu ser, toda a sua vida, e sobre todas as suas posses. Isto é Jesus Cristo estabelecendo a soma de seus livramentos, e ratificando a sua reivindicação de toda a sua existência temporal e eterna!
Que grande roubo de Deus, que crime é contra o céu, tentar, ou mesmo querer viver para nós mesmos! Qual de nós pode fazer a tentativa ousada, ou valorizar o desejo ingrato e injusto? E, no entanto, quão propensos somos para isso! Quanto deste sacrilégio ímpio está acontecendo! Como muitos professantes cristãos, em oposição às reivindicações tão sagradas, tão ternas e tão fortes, estão vivendo em sua própria vontade, prazer e engrandecimento!
Quão poucos vemos que parecem ser sensíveis às reivindicações do Senhor Jesus Cristo! Quão poucos, que se enquadram, como eles deveriam fazer, na seguinte admoestação: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa - fazei tudo para a glória de Deus!" Quão poucos que se conectam à glória de Deus com todo o curso da sua conduta, como o fim de toda ação, o objeto último de tudo o que fazem! Quão poucos, para quem isto é a coisa mais importante e do seu propósito - ser santo, útil e bem-sucedido em levar outros a pensarem em Deus, e procurarem por ele!
O esforço trabalhoso, e as maquinações constantes e artifícios engenhosos para adquirir riqueza, é o que vamos ver! Como os pais intentam acumular riquezas para os seus filhos, e formar conexões vantajosas para eles, muitas vezes sem a devida atenção ao seu bem-estar espiritual e eterno! E quando, por meio da boa providência de Deus, os comerciantes têm sido bem-sucedidos no seu negócio, quão solícitos são para selecionar uma localidade agradável, uma comunidade respeitável, um ministro popular - em vez de buscar uma condição em que possam fazer o bem, e fortalecer as mãos de algum fiel pregador da palavra que esteja trabalhando em meio de grande desencorajamento! Ai, como aplicável são as palavras do apóstolo à geração atual, "Todos eles buscam seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo!"
Meus queridos amigos, estudem de novo as suas obrigações. Levantem todas as manhãs, planejando glorificar a Deus em todas as diferentes circunstâncias do dia; e em cada noite, quando você coloca sua cabeça em cima de seu travesseiro, faça a pergunta: "Eu já glorifiquei a Deus hoje?" Entre em cada nova situação – enfrentando cada nova provação – envolvendo-se em cada novo esforço, dizendo: “Pai, ajuda-me a glorifica-lo.” Considere cada lugar um palco para este dever - a loja, a casa, o mercado; bem como a casa de Deus. Quando afundando a partir deste elevado propósito, e você está em perigo de se tornar autoindulgente, mundano, e decidido a buscar gratificações fáceis - olhe para a cruz, e ouça as palavras de reprovação que vêm dela: "Você não é seu!"
Aja de tal forma a dar sinceridade, significado e ênfase a uma expressão, a verdade e a realidade da qual têm sido questionadas pelo ignorante, pelo profano e pelo hipócrita, a saber, a expressão "glorificar a Deus." Como é que esta expressão sublime tem sido abusada; e como tem sido empregada para sancionar atos, e para cobrir motivos, que a Escritura condena, e a mente de Deus abomina!
Resgatem-na da degradação; retirem dela reprovação; e convençam aqueles que nunca a proferiram, senão com um sorriso de escárnio e insulto, porque em meio a muitos para os quais isto é mera verborragia religiosa, há alguns que sentem a alegação de misericórdia redentora, e que, por uma vida de obediência à palavra de Deus , e conformidade com a sua imagem, estão buscando glorificar seu Pai, que é celestial; e que, sensatos de sua insuficiência absoluta de si mesmos para um trabalho tão difícil e tão elevado, estão engajados em fervorosa, constante, e confiante oração para obterem a ajuda necessária do Espírito Santo.





Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52826


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os Deveres Mútuos de Maridos e Esposas John Angell James
Artigos O Pendor do Espírito John Angell James
Artigos O Decoro do Amor John Angell James
Artigos Misericórdia Cristã Explicada e Aplicada John Angell James
Artigos A Religião Prática Deve Ser Vista em Tudo John Angell James
Artigos A Preeminência do Amor John Angell James
Artigos A Fé em Relação à Santificação John Angell James
Artigos A Crise John Angell James
Artigos Felicidade John Angell James
Artigos A Necessidade da Influência do Espírito Santo John Angell James

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 39.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54952 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54827 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54733 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última