Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A árvore e o pássaro azul
Clarc Robledo Gomes Queiroz

Resumo:
Fábula em que se apresenta uma hipotética conversa entre uma árvore e um pássaro.

Certa vez, um pássaro azul pousou em uma árvore. Tinha vindo de longe e estava exausto, as penas queriam abandonar o seu corpo. Precisava recuperar as energias e não se importou com o estado lamentável do tronco.

Desde a grande seca, nenhuma ave voltara ali…até aquele momento.

—Por que veio me visitar? – quis saber a árvore.

—Preciso apenas de um segundo. – disse o passarinho empertigando-se. – Não vou demorar.

—Um segundo? – balançou a árvore – Pode ficar quando tempo quiser. Já faz anos que estou aqui sozinha.

—Por quê?

—Hora…seu pássaro maluco. Sou obediente a minha espécie. Tenho que ficar aqui quietinha até que a morte me leve ou o lenhador me parta.

—E por que você continua aqui? – assustou-se a ave – Venha comigo voar. Já provou o chimarrão?

—Não seja idiota. – respondeu a arvore – Esse é o meu destino e eu gosto de ser arvore. Não quero voar.

O passarinho abriu as duas asas e se abanou.

—E eu sou pássaro, nasci pássaro, mas se eu fosse árvore ainda assim faria de tudo para ser pássaro.

—Por quê?

—Por que o meu destino sou eu que crio e não importaria se eu tivesse nascido peixe ou elefante. De qualquer forma, não importa se eu nasci pássaro, a questão é: nasci para ser pássaro.

—Mas se você tivesse nascido elefante, nunca voaria. – zombou a árvore deixando cair um galho.

—Então eu seria um pássaro no corpo de um elefante. Daria um jeito de voar assim mesmo.

—Ah…é? – a árvore riu – Como?

—Não sei. Inventaria alguma coisa. Não é preciso saber como realizaremos os nossos sonhos, basta saber que ele se realizará se nos empenharmos. A distância entre o sonho e a realidade somos nós que decidimos.

—Você é um pássaro inteligente. – disse a árvore – Eu posso te contar um segredo?

—Claro, diga.

—Eu era uma árvore cheia de folhas e animais, mas a grande seca me deixou assim. Eu queria tanto voltar a ser como eu era…esse sempre foi o meu sonho.

—Então volte. – aconselhou o pássaro – Não perca o resto dos seus dias por causa de um problema.

—Mas o que então eu devo fazer se nem consigo sair do lugar?

—Isso você terá que descobrir sozinha. – disse o pássaro batendo as asas e partindo.

A árvore ficou sozinha novamente por quase um mês e, antes que a esperança a abandonasse, o céu escureceu.

—Eu não acredito! – murmurou a árvore emocionada – Chuva!

Trovejou mas não choveu. A árvore ficou triste, contudo, se lembrou das palavras daquele passarinho azul. Não podia desistir novamente de seu sonho, tinha que dar um jeito.

Então, um belo dia a árvore se lembrou que , há muito tempo, tinha chovido bastante naquela área e que, talvez, abaixo dela houvesse água.

Passaram-se dois anos e ela continuava tentando esticar suas raízes mais profundamente, a esperança era o único alimento que a nutria.

Quando o pássaro retornou, viu a árvore esverdeada, cheia de animais pequenos e folhas pomposas.

—Como você fez isso? – perguntou o pássaro azul.

—Nasci para ser árvore e não tronco velho. Dei o meu jeito.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A árvore e o pássaro azul Clarc Robledo Gomes Queiroz
Poesias Por que ele se foi? Clarc Robledo Gomes Queiroz


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55092 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55032 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54916 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54776 Visitas

Páginas: Próxima Última