Provérbios 11.12: Quem despreza o seu próximo é falto de senso; mas o homem de entendimento se cala.
13 O que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio.
O desprezo ao próximo aqui afirmado não é apenas aquele que se restringe a um sentimento contrário em relação a ele, mas o que se expressa em palavras depreciadoras. Desta atitude e comportamento é dito ser o produto de falta de sabedoria, de senso, de conhecimento da vontade de Deus.
Já aqueles que conhecem todas estas coisas referidas, ainda que sintam a real condição de miséria espiritual e moral do seu próximo, se calam, e guardam isto em seus corações sem estabelecer qualquer juízo depreciativo em relação a ele, pois sabe que não nos é dado da parte de Deus sermos os juízes morais do caráter alheio.
A falha de caráter referida no provérbio conduz geralmente ao desejo perverso de mexericar, ou seja, de espalhar os nossos juízos depreciativos a outros, o que vem a agravar a nossa situação diante do grande Juiz de toda a terra, quer de vivos, quer de mortos.
Um espírito infiel a Deus e à verdade, à discrição e ao amor há de espalhar o mal real ou não, que observa nos outros com o fim de prejudicá-los, mas o que possui um espirito fiel encobre o negócio e não dá ocasião a que este se espalhe produzindo aí sim, um grande mal, que pode afetar a muitos, além da própria pessoa depreciada.
Pr Silvio Dutra
|
Biografia: Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro.
Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras.
Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones.
Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo.
Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário dos livros do Velho Testamento
https://www.legadopuritano.com/
https://spurgeonepuritanos.net/
https://jenyffercarrandier.wixsite.com
|