Só existe uma: vire político! É uma carreira altamente promissora e ganha mais quem sabe aproveitar as oportunidades. O político é aquele sujeito que sabe improvisar diante de qualquer situação. Assim, ele pode ser culpado, mas vira inocente e todos acreditam. Ele pode se fantasiar de capeta, mas lê a bíblia para todos. Hoje ele te dá uma carona e amanhã ele toma o seu carro emprestado e nunca mais devolve.
E o começo da carreira do político? Bem, ele tem que se vestir bem, ter uma postura séria e honesta, cuidar com as palavras, enfim ser um mestre da oratória. Ele tem que ser religioso também, pois propagar uma fé significa conquistar muitos adeptos para sua causa. Ter uma vida familiar saudável é outro requisito que não pode faltar.
Geralmente o começo da vida política é bastante difícil, pois há muita concorrência. Aliás, é só no início da carreira política que o indivíduo parece que é um pouco honesto. A carreira de vereador de alguma cidade do interior é um bom começo. Nessas cidades é fácil enganar, pois o povo carece de cultura e discernimento. Sendo eleito é bom atender o povo em suas mazelas. Para que a vida política não fique monótona é bom se dedicar ao máximo em suas tarefas, pensando sempre num futuro cheio de glória e dinheiro. Chegar ao cargo de prefeito é uma grande vitória. Nesse cargo, ele vai controlar todo o dinheiro, e a partir daí é possível fazer toda espécie de safadeza. Assim, ele pode superfaturar todas as obras do município em proveito próprio. Nessa fase muitos políticos acabam ficando ricos, mas tudo em nome de laranjas. O que importa é mostrar sempre que ele tem um patrimônio que nunca se altera. Vale tudo: ele pode superfaturar a merenda escolar (aliás é um artifício muito usado) e apresentar valores exorbitantes da compra de insumos. Justificativa: ele pode justificar esses negócios dizendo que um aluno de sete anos comia durante um mês sete quilos de um produto, mas no mês seguinte passou a comer vinte e um quilos do mesmo produto, seja porque gostou, ou porque estava crescendo e comia mais. Pode-se dizer que esse negócio é a “galinha dos ovos de ouro” de qualquer político safado. Continuando sua vida de prefeito quase perfeito, ele pode mandar construir pontes, asfalto, atendimento médico para o povo, etc. Na construção de pontes ele pode usar material de quarta categoria e que dure somente durante o seu mandato. Tudo isso faturado a preço de primeira categoria. Na aplicação de asfalto ele pode usar várias cores para dar um brilho nas ruas, mas usar material de quinta categoria e cobrar como de primeira. O atendimento médico às pessoas doentes deve ser feito sem reservas, não esquecendo das gordas comissões que pode auferir. Se um doente sofreu um AVC ele pode cobrar R$ 300,00 e reembolsar R$ 50,00 à família. Se um doente perdeu uma perna ele pode cobrar duas, alegando conforto necessário. Se a pessoa perdeu a visão, ele pode cobrar um acompanhamento de duas pessoas para atender as necessidades desse doente e comprar um pequeno rádio-gravador tocando intermitentemente para que o cego pense que tem alguém ao seu lado.
Depois de tanta falcatrua, ele chegou ao cargo de Governador. Ali a propina rola solta por todos os lados. Ele pode até criar um Ministério Abençoado do Tratamento Financeiro-Oculto para controlar a propina e corrupção. Se for bem sucedido, o que é fácil para qualquer político, ele pode futuramente auferir a vaga de senador, momento quase máximo de sua carreira. Eleito senador ele, praticamente, vai oficializar a propina e corrupção. Ele já ficou quase rico, mas seus bens ainda são minúsculos, embora a corja de safados que o acompanha estão ricos. É uma fase em que pode surgir algum processo por parte de outro político corrupto ou de alguém mais esclarecido. Daí é fácil sair disso. Dizem que tem uma operação que amedronta todos e se cair na malha fina do combate à corrupção, pode perfeitamente sair disso. Dizer e provar sua inocência comprada é muito fácil. E depois ele tem foro privilegiado, se desmascarar outros políticos corruptos, ele nem vai preso, mas vai morar numa casa cheia de mordomias e riquezas. Além disso, tem uma rede de defensores que pode atestar sua inocência a todo custo. São todos aqueles riquinhos que devem a ele sua posição social.
Após um breve período ele se desvencilha de tudo isso e passa a viver normalmente, rico, cheio de poder e admirado por todos.
|