Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DOMINGO, ROTINA, TIJOLOS E CONSTRUÇÃO
Lailton Araújo



Diversas vezes o domingo pode ser um dia de merecido descanso, de convite ao tédio ou um terremoto na vida de qualquer mortal. As campanhas sociais, conhecidas como politicamente corretas ou incorretas, que incentivam mudanças nos hábitos das pessoas, pregando o descanso semanal, lazer e até filantropia, tornam-se verdadeiros tsunamis nas rotinas de indivíduos, não despojados, alienados ao hábito de sempre fazer algo todos os dias, e com a finalidade de preencher um vazio lembrado pelo cérebro, que sempre cobra uma atividade. A ousadia de responder com a irresponsabilidade da preguiça ou deboche, aos comandos ditatoriais impostos pelas ordens cerebrais, quase sempre é vista como culpa. Por conseqüência, o ser humano está sempre buscando a ascensão ao poder; enriquecimento material por mérito e demérito; brilho maior que as estrelas do céu; tentando passar no fundo de uma agulha; enchendo de compromissos as velhas e irritantes agendas diárias do mundo moderno; queimando os restantes dos neurônios com coisas supérfluas. Calma gente... Hoje é domingo, pé de cachimbo!

A irracionalidade do capitalismo cego, que busca apenas o lucro, e cria índices especulativos nos principais centros econômicos mundiais, pode gerar bolsões de pobreza. O falso socialismo, que não divide o escasso bem material, e ainda ceifa o direito à liberdade, poderá gerar tensão social. E alheias ao que ocorre no cotidiano, pessoas nascem, crescem, envelhecem e desaparecem da face do planeta Terra, sem a percepção que existe um limite de tempo - baseado no conhecimento ditado pela física - para tudo o que é correto e incorreto, na visão cultural de quem promulga a lei. 1. Por instinto os seres humanos dormem; caminham; comem; brigam e matam. 2. Já civilizados constroem moradias; formam exércitos; estudam; alguns se tornam corruptos; fabricam armas; continuam matando a própria espécie e outras. 3. Quando domesticados por uma crença religiosa, praticam a caridade; doam parte do que ganham em forma de dízimos; combatem a sacanagem quando não pegos praticando; realizam atos de filantropia; rezam ou oram agradecendo pelas conquistas ou fracassos nas finanças, e possíveis derrapadas na conduta moral. Mesmo crentes continuam aniquilando os adversários por instinto animal e com a justificativa de uma guerra santa. Calma gente... Hoje é domingo, pé de cachimbo!

O dia-a-dia terreno, terrestre, na labuta, na luta, é um verdadeiro canteiro de obras de uma construção material ou espiritual. Ligando-se o aparelho de TV, celular ou computador, observa-se o trambique, a marmelada e o lobby político tentando explicar o inexplicável Mas, nem tudo mostrado nos meios de comunicação, ou outros meios, são projetos falhos em uma construção, que possui tijolos e foge da rotina domingueira. As descobertas científicas, os movimentos pacifistas e ambientais, a criação artística representada pelo teatro, dança, música e literatura, e movimentos sociais coordenados por algumas ONGs, dão firmeza, equilíbrio, harmonia e beleza às construções defeituosas. Calma gente... Hoje é domingo, pé de cachimbo!


Biografia:
** LAILTON ARAÚJO * Nasceu na cidade de Sertânia, Estado de Pernambuco - Brasil em 1959. É músico, compositor, cantor, ambientalista, pesquisador de ritmos regionais brasileiros, escritor e ex-professor (não formado) do Cursinho Pré-Vestibular Educafro, onde lecionou as disciplinas: biologia e geografia. * Trabalha há 34 anos na área cultural, atuando como empresário de eventos, marketing e diretor fonográfico. É vocalista da Banda Moxotó - de Pernambuco. * Atua ainda como produtor artístico de Anastácia, Banda de Pífanos de Caruaru e Oswaldinho do Acordeon. Realizou quase 1500 eventos. ** CONTATOS * Tel. (11) 9.9200-0987 * São Paulo - SP - Brasil * lailtonaraujo@bol.com.br * lailtonaraujo@yahoo.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 53006


Outros títulos do mesmo autor

Poesias VIVA A VIDA! VIVA O AMOR! Lailton Araújo
Artigos TERREMOTO, PAC, BIODIESEL OU CACHAÇA Lailton Araújo
Músicas PAISAGENS DE OUTONO Lailton Araújo
Poesias O AMOR E O MAGO DO TEMPO Lailton Araújo
Poesias OS OLHOS ABERTOS DA METRÓPOLE TEIMOSA Lailton Araújo
Artigos DEZEMBRO, NATAL, ÉTICA E CONSUMO Lailton Araújo
Crônicas A VIAGEM... SEM CIGARRO, PILEQUE OU PORRADA! Lailton Araújo
Poesias OS OLHOS E A RAZÃO Lailton Araújo
Poesias LIÇÕES DE VIDA DA NATUREZA Lailton Araújo
Músicas RODOVIA MG-2805 Lailton Araújo

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 56.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Viver! - Machado de Assis 54082 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 54080 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 54072 Visitas
camaro amarelo - 54042 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 54018 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 54003 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53998 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53983 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 53965 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 53951 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última