Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A QUEDA DO COMODISMO IDEOLÓGICO
GILLIARD ALVES RODRIGUES

Resumo:
Crítica a indolência que a sociedade vive, sempre aprisonada pelos hábitos conceituais deixados pelos seus antepassados.




                        A QUEDA DO COMODISMO IDEOLÓGICO


Afinal de contas, o que está havendo com a minha sociedade? Só encontro gente onisatisfeita, isto é, gente satisfeita com as migalhas que dão a elas. Sociedade covarde que faz de seus lares verdadeiras penitenciárias domésticas devido o medo da violência que vem crescendo, porém o que fazem para mudar esse quadro é mostrar tão somente a outra face para quem os agride, mostrando que são boas ovelhas adestradas que cumprem a risca as ordens de seus santos líderes .

As escolas só ensinam nossas crianças a ser futuramente úteis e ativos para a sociedade, como se o trabalho fosse o sentido da vida da humanidade. Foi-se o tempo em que a humanidade repudiava a palavra trabalho, época em que o homem não admitia receber ordens de ninguém em troca de um punhado de papel pintado.

A própria bíblia nos relata a principio que o trabalho resultou de uma maldição, logo após o pecado de Adão quando Deus disse: “ E agora pelo suor do teu rosto comerás o teu pão” .
Por tanto pode-se deduzir que o trabalho é uma maldição de Deus por causa do pecado do homem.
E é por essa maldição que o homem se dedica tanto, que o homem se esforça e se gloria ?
Não estou querendo defender a vagabundagem, de modo algum, contudo questiono o papel desempenhado pelas escolas que nos vêem como pedaços de árvores que serão transformados em móveis, ou em fósforos, ou palitos de dente, tudo enfim para exercer um mero objetivo em diversos segmentos sociais.

Noventa por cento da vida você passa enclausurado na escola, no trabalho e na frente da TV; e no que te transformaram? Não sabemos nem mais o que somos, nos querem unicamente como consumidores pseudosatisfeitos com as bobagens que compramos e que nos dizem que precisamos para viver. Mentira sórdida, porém você acredita sem ao menos se questionar.

Houve deveras uma abolição da escravatura? Não, não mesmo. Apenas mudaram o nome, chamam agora de capitalismo. Então eu vendo as minhas qualidades, meu tempo e o meu corpo para alguma empresa, ou comércio, ou indústria, em troca de um salário. Não será isso um novo tipo de prostituição? A essência é a mesma.
Para mim, um gari é tão importante e essencial quanto um presidente da república.
Um eletricista é tão necessário quanto um juiz com bacharelado na Harvard.
Ou qual é o ministro ou embaixador de qualquer coisa que irá varrer a rua de seu bairro, ou consertar a sua tv que pifou, ou pintar a sua casa, ou trocar o pneu do seu carro que furou?
Se você for pensar, quem são as pessoas mais úteis e mais necessárias no seu dia-a-dia?
Você sabe muito bem a resposta, porém ficas calado e imóvel, como uma estátua qualquer, mas acredite numa coisa meu amigo, não farão um monumento numa praça pública para te homenagear;
Não irão batizar uma rua nova na cidade com o teu nome;
Não irão bater palmas, nem chorarão quando o espetáculo ridículo da tua vida acabar.

Eles não te enxergam mais como uma pessoa, como um ser humanos dotado de emoções, sonhos, desejos, dúvidas, medo e vontades. Eles somente te enxergam como algo que possam usufluir ao máximo a fim de aumentar suas próprias riquezas, para se satisfazerem.

Você hoje em dia não passa de um simples parafuso, e quando não prestar mais para o que eles querem, serás então substituído por um outro parafuso mais novo e resistente.
Querem que você faça exercícios, que tenhas uma boa alimentação, não porque se preocupam com a tua saúde. De modo algum. Mas porque quanto mais saudável você estiver, mais você irá produzir lucros para teus chefes. Por isso se preocupam tanto com a tua saúde. É puro interesse financeiro meu amigo.

E quanto aos jovens, aos meus jovens? bem, eles estão totalmente alheios ao que está acontecendo. Querem mudar o mundo, todavia não conseguem nem se libertar de seus vícios idiotas.

Não há mais Alexandres Magnos para ir além do que se conhece, para ultrapassar fronteiras desconhecidas e temidas, e levar um novo império até a Índia almejada, marchando e guerreando a pé, de dia e de noite.
Não há mais jovens como fora Maomé, capaz de estabelecer uma nova religião e um novo deus para se cultuar. Juventude morta comedora de hóstias.
Não há mais Napoleões Bonapartes, capaz de enfrentar de frente e sem medo toda a influência econômica e geopolítica de países que se acham o donos de tudo.
Não há mais jovens como fora Prometeu, o qual preferiu ser castigado eternamente pelo próprio pai a não fazer nada pela humanidade, ensinado-lhes a arte do fogo, do conhecimento.

Não há mais jovens robustos, destemidos e gloriosos como foi Aquiles, que recusou ter uma vida longa, duradoura, com saúde e paz, e foi para a guerra ( sabendo que lá morreria) a fim de eternizar seu nome na história da humanidade, como até hoje ouvimos falar.
Aquiles: que não se dobrava perante nenhum rei, que profanou sem dó o templo do deus Apolo. Meu jovem Aquiles, a juventude aqui não busca mais este tipo de glória, a juventude somente está buscando narcóticos e diversões que os deixam mais deprimidos depois.

Acendamos uma vela em memória de nossa juventude que descansa em paz, que vive em paz, aprisionada nesse túmulo fétido a que eles chamam de vida.
Onde está um novo Buda, capaz de abandonar a riqueza de seus próprios palácios, indo em seguida para florestas e montanhas, sozinho, para descobrir o sentido de sua existência aqui nesse mundo?
Mas você não quer ouvir isso. Basta para você ter um empreguinho com um bom salário, ter uma esposa e filhos, sair com os amigos depois de uma dia árduo de trabalho para tomar umas cervejas, e comentar sobre a vida alheia.
Uma salva de palmas para este tipo de gente. Aplaudam mais alto!!! Isso aí se resume a Vida? É só isso, e mais nada?
Tantas e tantas garotas e mulheres tiveram que nascer lindas por fora, fisicamente, para assim poder compensar esse vazio tão forte que aflige todos os dias os seus corações, tiveram que se tornar bonitas e desejáveis, já que se fossem contar com a inteligência delas mesmas, certamente iriam morrer na lama como indigentes quaisquer.

A vida é algo tão esplendido, tão complexo, a vida se transforma e se diversifica em milhões de coisas, de formas e características, e nem mais curiosidade de querer conhecer todas as portas as quais a vida se esconde você tem mais.
A competividade por uma vida estável te matou.
A paz e a sensação de felicidade que você pensa que tem te cegou.
Nem mais ousadia de quereres ter dúvidas tens mais, tuas supostas certezas mandam e desmandam em ti.
Homens de outrora tiveram o prazer de lutar e ver sistemas globais, como o feudalismo, o socialismo, o comunismo e o nazismo, serem derrubados e substituídos por outros. Quem de nós terá a honra e o prazer de ser o gladiador e o expectador simultaneamente, a fim de derrubar estes sistemas que estão perdurando tempo demais, como o capitalismo, o cristianismo, e essa pseudodemocracia que nos faz de cobaias humanas o tempo todo? Então, ser um cidadão para você já é o suficiente? Esforçar-se em ser um cidadão numa república que apenas existe no papel, só teoricamente. Pura estupidez.
Contudo eu afirmo que até hoje o único papel que tens realizado é o de bobo da corte entretendo essa falsa democracia a qual finge se importar contigo.

Que nessa nova manhã que está para surgir nos traga um alguém diferente,
um novo homem ou uma nova mulher,
alguém que nos apresente uma flâmula desconhecida,
Um alguém que nos dê novos deuses com novas tábuas ideológicas,
Um alguém que derrube e aniquile valores e pensamentos ultrapassados,
Um alguém que nos ensine realmente como cantar, dançar, sorrir e celebrar essa complexidade encantadora que é a vida, e que até hoje, muitos poucos souberam viver.      





GILLIARD ALVES Rodrigues
e_mail: gilliardangel@yahoo.com.br












Biografia:
sou formando no curso superior de letras, tenho vinte e sete anos, trabalho numa loja de informática, sou um estudioso da filosofia, literatura e do rock.
Número de vezes que este texto foi lido: 52825


Outros títulos do mesmo autor

Discursos Desenjaule-se de dentro de ti mesmo!!! GILLIARD ALVES RODRIGUES
Poesias A Queda do Cristianismo GILLIARD ALVES RODRIGUES
Poesias Tributo à Jim Morisson, meu héroi. GILLIARD ALVES RODRIGUES
Poesias O Farol GILLIARD ALVES RODRIGUES
Poesias Recomeçar!!! GILLIARD ALVES RODRIGUES
Poesias A tristeza do Não-Ser: momentos... GILLIARD ALVES RODRIGUES
Poesias o Barco e o Mar GILLIARD ALVES RODRIGUES
Poesias Mundo Desequilibrado GILLIARD ALVES RODRIGUES
Poesias A Irrealidade de se Viver GILLIARD ALVES RODRIGUES
Poesias PROCURA INÚTIL GILLIARD ALVES RODRIGUES

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55040 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54926 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54783 Visitas

Páginas: Próxima Última