Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Uma breve beflexão sobre Deus e a Loucura
david ágape campos nascimento

Os 3 tipos de crenças sobre a existência de Deus



Com relação a religião existem basicamente 3 tipos de pessoas.

1- Os que acreditam em Deus (Teístas) . 2-os Ateus 3- E os Agnósticos. Com isso , claro espremendo alguns subgrupos. Por ex: alguns budistas que estão meio que perdidos entre os 3. Os 3 em si são loucos. Porém os que mais chegam perto da lucidez são os agnósticos.

    Agnósticos não acreditam na existência, nem na inexistência de Deus. Para eles Deus não pode ser explicado pela mente humana. Com isso são os mais lúcidos. Simplesmente porque não podemos provar empiricamente a existência ou não dele.

    Ateus por um outro lado afirmam categoricamente a não existência de Deus por "n" motivos. Mas o que há em comum em todos eles é basicamente o fato de que não querem se submeter a ele; a sua soberania. Porém com isso acabam se perdendo em diversos dilemas. Um deles é que não podemos provar a NÃO existência de Deus. No entanto muitos , como Dawkins, tenta por toda sua vida provar de forma científica a não existência de um ser que supostamente "não existe". Claro, eu estou generalizando então temos uma margem de erro

     E temos os que acreditam em Deus , que são, talvez , os mais doidos dos 3. Eles afirmam categoricamente a existência de Deus , oque não pode ser comprovado empiricamente , e ainda vão além : dizem ser possível um contato e até uma amizade com ele.

Tenho certeza que você leitor irá se reconhecer em um dos três. Mas, atenção: Se você tem plena convicção na não existência de Deus você é definitivamente ATEU. Porém se você não tem tanta certeza disso você tem grande chance de ser AGNÓSTICO. Entretanto muitas pessoas não se atentam ao que realmente acreditam. Sugiro que faça uma reflexão sobre oque realmente acredita antes de continuar a leitura.

As barreiras mentais

O grande problema de todos são as barreiras mentais que impomos. Um exemplo: Digamos que você esteja debatendo com um amigo direitista fervoroso e no meio do debate você cita um artigo que leu no site Pragmatismo Político, daí ele dá um pontapé na cadeira e sai andando. Nesse momento você acabou de encontrar uma barreira criada na mente dele. O grande problema de todos nós não é simplesmente falta de informação, más simplesmente porque ela não penetra em nós. Muitas vezes a verdade está em nossa frente e não conseguimos enxerga-la como no mito da caverna. Vide João 9:39.



As diversas crenças e doutrinas

Outro exemplo prático disso : existem milhares de doutores em todo tipo de doutrina, todos sobejando conhecimento. Porém muitos deles se contradizem e vezes veementemente. Como saber que está certo? Através de um estudo empírico baseando-se em provas concretas. Vou dar um exemplo de uma resolução de um problema:

João e Maria foram acusados de assaltar uma loja , os dois se dizem inocentes e um põe a culpa no outro. Como saber o culpado? A solução deste problema se dá através de uma investigação material dos fatos, coletando provas , falando com testemunhas, e com os envolvidos. Por fim o processo é levado a um juiz que de forma imparcial chega a um veredicto. Claro, eu estamos simplificando para entendermos melhor verdades complexas. Digamos que tenhamos uma filmagem do João roubando e duas testemunhas confirmem que ele é o culpado. Não há duvida de que ele seria condenado. Com este exemplo podemos então entender como a resolução do problema da existência ou não de Deus . Mas antes devemos entender a pertinência deste fato.


A pertinência da existência de Deus

Como eu disse antes, o nosso problema é que nós não nos damos o benefício da dúvida. Acreditamos intensamente em algo más não enxergamos as outras possibilidades. Não somos imparciais como o juiz. A pertinência deste fato é " Ok. eu não acredito que Deus exista e daí?". Certo. Mas, e SE Ele existir? Oque muda para mim? Talvez não mude nada , talvez tudo mude.

Minha opinião pessoal é que essa é uma busca pessoal de cada um, podemos ser influenciados, mas no fim essa busca cabe apenas a NÓS MESMOS. Mas aí esbarramos em outro problema. Como provar de forma material um Deus imaterial?
A materialidade de Deus

Se dissermos "Deus não é real!", como saber oque é real e oque não é? resp.: através de nossos sentidos, ao olhar para uma cadeira sabemos que ela existe pelo que vemos, tocamos etc...Quando não temos capacidade de perceber certos fenômenos utilizamos instrumentos que transformam os dados captados por sensores, ferramentas etc... em sinais que nossos sentidos possam captar :sons, imagens, texturas... Mas então chegamos num limite. Como mensurar algo como Deus? um ser , que supostamente, extrapola todos os limites já conhecidos pelo ser humano. Nesse ponto que concordo com os agnósticos, e repito : São os maus lúcidos. Porém a pertinência do fato da existência de Deus nos leva a um outro patamar: Se Deus realmente existe há algo que urgentemente deve ser feito.




As pistas para encontrar Deus

Mais uma vez através de minha opinião pessoal podemos encontrar pistas dessa existencia em alguns pontos chave.(o principal por ultimo).

1- Toda criação implica um criador (Deus é uma exceção a essa regra. Porque sim.) Daí encontramos dicas escondidas em toda a criação. https://www.youtube.com/watch?v=Vqev5Bwv73A

2- Através de testemunhos. Pessoas em todo mundo afirmam terem tido um encontro pessoal com Deus. Em TODAS as culturas humanas há indícios de uma crença em algum deus. Por isso esse argumento se torna fundamental para a resolução do problema.

3- O principal de todos. Através de uma experiência Pessoal com Ele. Faça a experiência, pergunte a qualquer teísta o porque de ele acreditar em Deus e veja que todas as respostas serão iguais.

            Para mim Deus não é apenas como um ser fantástico e abstrato, mas um ser real. O vejo como um ser inexplicável, um ser que a nossa mente tão limitada não pode compreender enquanto estiver presa as leis da física. Contudo temos a nossa breve vida aqui na terra para decifrarmos esse enigma. O mais importante não é : "E se estivermos certos?" . Se estivermos certos nada muda, mas se estivermos errados tudo muda.

Oque eu quero dizer com tudo isso é que se de fato você quiser saber se Deus é real ou não por que não fazer uma experiência? Oque temos a perder? A lucidez? Talvez. Mas se por um outro lado abrirmos o nosso coração e nossas mentes, também nos abrimos para o impossível... Jesus diz que dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. Para mim ele quis dizer que tudo o que nos prende , sejam barreiras mentais ou materiais nos afastam do conhecimento da Verdade.

Em gálatas 6:3 São Paulo diz: Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga.

É realmente "difícil caminhar sem ter aonde se apoiar"... Mas acredito que quando cremos em uma força maior , mesmo até que ela não exista, nossa maneira de encarar a realidade muda e passamos a ter outra postura.

Quero apenas que você reflita nisso.

Deus o abençoe.





Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52808


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Uma breve beflexão sobre Deus e a Loucura david ágape campos nascimento


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55040 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54926 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54783 Visitas

Páginas: Próxima Última