Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Zoreia
Mailo Maciel

Tínhamos apelidos óbvios quando criança: Cachorrinho e Zoreia. Todo mundo conhece um Zoreia. Zoreia era meu primo. Tinha orelhas de abano. Nas férias de Janeiro vinha passar duas semanas lá em casa. Morava na roça. Tinha calos nas mãos e calcanhares rachados. A planta do pé era avermelhada. Os dedos das mãos eventualmente não tinham unha. Na roça, tirava leite da vaca, tratava o porco, plantava pra comer, essas coisas. Nunca leu um livro e pouco assistia televisão. A família do Zoreia me lembrava Vidas Secas. No barraco de madeira bruta enfiado no mato ninguém nunca soube o que era Vidas Secas. Descontavam na orelha do guri a desgraça da miséria.
Lá em casa, brigávamos pela bicicleta, assistíamos a Seção da Tarde. Sustentávamos as lombrigas comendo pão com açúcar. Depois jogávamos bola na chuva. Cortávamos os pés em garrafas quebradas cravadas no terreno suburbano. Zoreia era seco, tinha pouco pra comer. Eu era miudinho, era impertinente. Queríamos ser jogadores de futebol. Não deu nada certo.
Todo janeiro meu tio nos levava na festa do Bastião. Segundo ele, o resultado da colheita era dependente de São Sebastião. Tinha promessas para pagar, dizia, mas reclamava do sol. Nunca o entendi. Íamos de ônibus. Zoreia e eu apontávamos com o dedo o ônibus certo. O velho não sabia ler. Letras não lhe diziam nada, exceto quando impressas em rótulos de garrafa.
Na festa, um homem cantava números no fundo do pavilhão apinhado. Meu primo e eu chutávamos copos plásticos, comíamos pastel e brincávamos na pescaria. Uma vez ganhei uma régua, Zoreia, um sabonete. Logo eu que não gostava de números. Logo Zoreia que não gostava de tomar banho.
Zoreia e eu tínhamos a mesma idade. Nascemos no mesmo mês, no mesmo ano. Mas Zoreia parou de fazer aniversário com 21. Com o tempo, paramos de nos falar. Na adolescência, saiu fora dos canteiros. Enveredou por caminhos escusos. Quatro estampidos foram o suficiente para interromper o canto dos galos e calar a cachorrada. Zoreia, que era agricultor, teve quatro caroços plantados no tórax numa noite de lua cheia. Os policias queriam certeza com as flechadas.
No dia seguinte não houve festa mas houve procissão. Bem Menor que a do Bastião. Passos curtos nos corredores do cemitério de terra vermelha. Ninguém procurou sombra. O velho não reclamou do sol. Na cova onde o plantaram Zoreia nunca germinou. O padroeiro é impiedoso com certas culturas.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas ass: cafajeste Mailo Maciel
Contos Zoreia Mailo Maciel


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55090 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54916 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54798 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54773 Visitas

Páginas: Próxima Última