Muitos tomam comprimidos para acabar com as dores de consciência de pecados praticados, mas isto não tem qualquer efeito para remover a enfermidade chamada pecado que produz estas dores de consciência.
Assim, ao falar de arrancar o olho e a mão que nos leva a pecar, Jesus quis se referir à necessidade de se curar a enfermidade que tem causado as nossas transgressões.
Peca-se também com a mente e com a imaginação. Portanto não cair em tentação não consiste meramente em deixar de praticar o ato sugerido pelo pecado, mas permanecer abrigando sentimentos, desejos, imaginações pecaminosas, que impedem que tenhamos um coração puro, conforme é da vontade de Deus, que nos é dado pelo poder do Espírito enquanto andamos nEle.
Onde estiver o nosso coração ali estará o nosso tesouro e vice-versa. O que nos atrai é o que revela onde estamos de fato, se em santificação ou no pecado.
Se o que vivo e aprovo, e gosto, é tudo aquilo que Deus reprova, então fica bem claro a quem estou realmente servindo, se ao Senhor ou ao pecado.
A pior forma de adultério é o espiritual, quando somos infiéis Àquele que nos foi dado como esposo, a saber, Cristo, que é totalmente santo. Se não é a Ele a quem servimos, conforme Sua vontade, então estamos adulterando. Quão sutil e terrível é isto! Quão frequentemente os homens pecam vendo programas de TV, lendo em revistas, jornais e em quaisquer outros meios de comunicação modernos, coisas que são verdadeiras abominações diante dos olhos de Deus. Assim, os olhos deles os levam a pecar, porque eles não extirpam seus olhos (não estamos nos referindo a uma extirpação literal), mas cortarem de seus olhos a contemplação de tais coisas que são pervertidas e que lhes agradam e dão prazer, quando sabem o quanto elas desagradam e despertam a ira de Deus.
Outros se gloriam em seu conhecimento intelectual, eles se tornam orgulhosos e altivos, esquecidos que não é o fruto da árvore do conhecimento que nos torna agradáveis a Deus, antes, por causa dele entrou a maldição no mundo, mas o fruto da árvore da vida que é Cristo, que é a quem devemos primeiro conhecer de fato, e nos gloriarmos somente no conhecimento dEle, e não nas coisas relativas a este mundo, que são passageiras e não adentrarão a eternidade.
Muitos se gloriam nos feitos de suas mãos, e a propósito a grande maioria destes feitos não estão em conformidade com a vontade do Senhor, e portanto nos conduzem a transgredir a Sua vontade. Convém afastar nossas mãos da prática de toda forma de injustiça, de aceitar suborno, de escrever coisas vãs e abomináveis, de exercer atos de violência e tudo o mais em que possam ser usadas como instrumentos de perversidade.
Os olhos têm a ver com os sentimentos, com as imaginações, com a entrada da cobiça através da mente; e as mãos têm a ver com os atos, assim Jesus englobou tanto o pecado em forma de sentimentos e imaginações, quanto em forma de ações, no texto de Mt 5.27-30.
Até aquilo que fazemos para Deus em Sua casa que é a igreja e que não nos tenha sido requerido por Ele, e que não tenhamos consultado a Ele para receber a aprovação para fazê-lo é pecado.
Assim, até mesmo aquilo que pensamos ser um bem, como as esmolas que os fariseus davam aos pobres para serem elogiados pelos homens, é uma forma horrenda de pecado aos olhos de Deus, porque está carregado de orgulho e de justiça própria.
Então não se pense no pecado que entra pelos olhos, ou no pecado que se pratica com as mãos somente em questão de coisas que costumamos julgar como negativas, porque é possível pecar ainda mais naquelas que julgamos positivas, como o dar esmolas, enquanto o fazemos com um perverso coração e por motivos errados.
Devemos escutar o ensino do bendito Filho de Deus e examinarmos nossos pensamentos, desejos e imaginação. E a não ser que sintamos que somos vis e sujos, e que necessitamos ser limpos e purificados, a não ser que nos sintamos impotentes com uma total pobreza de espírito, e a não ser que sintamos fome e sede de justiça, não podemos aplicá-lo de fato às nossas vidas.
Dou graças a Deus por ter um evangelho que me diz que Jesus que é imaculado e puro e completamente santo e que tem tomado sobre Si meu pecado e minha culpa. Que tenho sido lavado em Seu precioso sangue, e que me tem feito participante de Sua própria natureza.
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