Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Contatos - Parte I
Ivan de Oliveira Melo

Resumo:
Uma linda família!

SERIADO
CONTATOS
PARTE I
Emília passeava pela areia da praia deserta aquela hora do dia. O mar estava seco, as vagas cruzavam seus pés e a espuma se quebrava nas pedras. O dia clareava lentamente, bem como clareavam os holofotes do seu pensamento. Havia perdido Régis, seu marido muito amado, para uma doença que o minara quase que de repente, em apenas dois meses. João Régis contraíra leucemia e, quando os sintomas se manifestaram no organismo do engenheiro, violentamente a vida o deserdou. O homem que edificara exuberante fortuna, especialmente em bens materiais. Não sabia guardar dinheiro, sempre buscara investir seus ganhos e o resultado estava agora em mãos de Emília Régis: 4 fazendas, inúmeros imóveis, bastantes carros e... 8 filhos! Três moças e 5 rapazes. Ralph (18), Norma ( 17 ), Wagner ( 16 ), Sílvio ( 15 ), Geraldo ( 14 ), Sandra ( 12 ), Samuel ( 11 ) e Elaine ( 8 ).
Emília Régis matutava em como, desde já, fazer a partilha dos bens a fim de que tudo ficasse bem dividido entre os filhos. Como eram quatro fazendas e que rendiam altos valores ao final de cada mês, Emília destinaria dois filhos para cada uma e os demais imóveis seriam repartidos igualitariamente entre eles. Para si mesma, apenas ficaria com a casa em que moravam, os carros e pensão deixada, um bom dinheiro.
Finalmente o sol aparecia e Emília apressou os passos. Chegou em casa e meteu-se debaixo do chuveiro, uma ducha fria para concretizar seu raciocínio e pôr em prática o que resolvera. Algum tempo depois estava sentada à mesa do café e com o celular ao ouvido, conversando seus projetos com o advogado.
- Então é isto, Dr. Macedo, daqui a duas horas nos encontramos no cartório, deixarei uma procuração em seu nome para que se faça segundo minha vontade.
- Combinado, Dona Emília. Estarei no cartório no horário acertado.
As crianças começavam a chegar para o desjejum. Algumas trajadas com o fardamento da escola, outros bem à vontade, pois, estudavam no período vespertino.
- Bom dia, minha mãe! – cumprimentou Sílvio – Já pronta para sair tão cedo?
- É, sairei parta resolver algumas coisas, mas estarei em casa na hora do almoço.
- Bom dia, mainha! – Foi a vez de Wagner e Geraldo.
- Bom dia, queridos! Tenham um bom dia de aula.
- Obrigado – respondeu Wagner.
- Mainha, você não teve mais notícias de Ralph? –Indagou Geraldo.
- Sim, ele me ligou pouco antes que vocês chegassem à mesa, disse que está de plantão no quartel e que não sabe quando estará em casa. E os outros?
- Ainda estão dormindo – respondeu Wagner.
- Deixem-nos dormir, só terão aula à tarde.
- Mainha, hoje é sexta-feira, posso trazer Vinícius para passar o final de semana aqui em casa?
Perguntou Sílvio.
- Claro, meu filho, Vinícius é um ótimo menino. Traga-o, será companhia para vocês brincarem.
E todos se dispersaram, cada qual para os seus afazeres. As demais crianças só se levantariam mais tarde, eram dorminhocas e nunca despertavam cedo.
Havia seis meses que Emília Régis enviuvara. Ainda era uma mulher jovem: 36 anos. Casara-se nova e, como o fogo ardia em seu corpo, os rebentos foram chegando e formando uma longa escadinha de 8 degraus. Certamente se João Régis não houvesse falecido, mais filhos teria... Que coisa! Não pensava em casar outra vez, estava satisfeita com o que a existência lhe dera.
Rapidamente chegou ao cartório e se encontrou com Dr. Macedo. Não foi necessário lá permanecer por longo tempo. Deixou tudo assinado para que o advogado pusesse em prática suas determinações e voltou para casa. Antes, porém, deu uma passadinha no supermercado e comprou algumas coisas que estavam faltando.
Ao meio dia e meia estava no lar. Neste horário, chegavam uns e saíam outros para a escola, era a rotina da semana. Os que estudavam pela manhã acabaram de entrar e, entre eles, Vinícius Matheus Vila Real, amigo de Sílvio e Wagner que viera passar o final de semana.
- Boa tarde, Dona Emília. Aqui estou eu para incomodar no fim de semana. – Falou Vinícius.
- Boa tarde! Olha, não é nenhum incômodo, seja bem-vindo. Se é amigo dos meus filhos, igualmente é amigo meu. – Respondeu Emília Régis.
- Muito obrigado pelas boas vindas.
- Como estão seus pais? – Indagou Emília.
- Naquilo de sempre – disse Vinícius – minha mãe bastante adoentada... Não há médico que dê a ela um diagnóstico preciso e meu pai, Ananias, como sempre, trabalhando bastante e deveras preocupado com a saúde de mainha.
- Vamos orar para que Deus a encaminhe a um especialista adequado, então ela recupera a saúde. – Retrucou Emília.
- É isso que todos nós desejamos... –confirmou Vinícius.
Os garotos se dirigiram aos quartos onde puseram seus pertences, tomaram banho, trocaram de roupa e retornaram para o almoço. Após a refeição, Emília foi para os seus aposentos tirar a sesta costumeira. Os meninos foram brincar. A tarde corria com normalidade e, já quase anoitecendo, Wagner correu até o quarto da mãe e bateu à porta, agoniado.
- O que foi, meu filho? – perguntou Emília, sem entender a angústia do filho.
- Ocorreu um acidente – falou – Estávamos brincando quando, de repente, sem perceber, Vinícius sentou-se sobre uma jarro podre que quebrou-se e o feriu justamente na bunda.
- Oh, Deus... Onde está ele?
- Na cozinha, cheio de sangue. – Afirmou Wagner.
- Tragam-no para cá, eu cuidarei dele – disse Emília.
- Mas, mainha... Ele já é um rapaz... Wagner tentou explicar.
- Trata-se de uma emergência e nestas horas não devemos levar em conta tais detalhes – Emília falou.
Vinícius fora trazido ao quarto de Emília por Sílvio e Geraldo. Estava meio desconfiado e constrangido.
- Vocês... esperem lá fora. Deixem Vinícius aqui que trato dele. – Pediu Emília.
- Se precisar de alguma coisa, mainha, é só chamar. – Ofereceu-se Geraldo.
- Sinto muito, Vinícius, mas teremos de olhar estes ferimentos. Dispa-se, por favor.
Sem ter outra alternativa, Vinícius desnudou-se totalmente. Emília observou as feridas e constatou que não era nada demais, apenas uns arranhões um pouco profundos nas nádegas.
- Venha, jogue-se debaixo do chuveiro e se banhe. Graças a Deus não é nada que possa preocupá-lo. – Afirmou Emília.
Morrendo de vergonha, Vinícius tomou banho sob o olhar atento de Emília. Depois deixou o box e Emília o enxugou e o levou até a cama.
- Não precisa ter tanta vergonha. Lembre-se de que sou mãe de garotos como você, portanto já acostumada a vê-los assim. – Falou Emília – Deite-se com as nádegas para cima, vou colocar pomada e merthiolate e fazer um ligeiro curativo. Logo estará bem. Está doendo?
- Já doeu mais, agora só arde. – Respondeu Vinícius.
E, com o carinho de uma mãe, Emília cuidou dos ferimentos.
- Enquanto seca, vou ao outro quarto buscar uma cueca limpa . Onde colocou sua mochila? – Interrogou Emília.
- No quarto de Wagner.
Logo retornou.
- Pronto, vista-se. Daqui a pouco estará novo em folha.
Passada a tensão, findaram por rir.
- Obrigado e desculpe pela inconveniência – agradeceu Vinícius.
- Estas coisas acontecem. Sem problemas.
Vinícius apanhou as outras roupas deixadas no chão da suíte e voltou ao quarto de Wagner, onde colocou uma bermuda.
- Que coisa chata, hein? Ter de permitir a mãe do amigo vê-lo nu numa situação dessas. – Falou Sílvio.
-É... mas já passou. Agora está tudo bem. Não sinto mais nada. – Afirmou Vinícius.
-Que bom! – disse Geraldo – poderemos voltar a brincar.
- - Não! – Negou Wagner – vamos tomar banho, já é noite e é hora de jantar. As brincadeiras que estávamos a fazer lá fora ficam para amanhã.
E foram banhar-se. O jantar foi servido na maior alegria. Os outros voltaram da escola e o barulho era enorme.
FIM DA PARTE I


Biografia:
Nascido em Recife, em 09/10/1953. Professor de língua portuguesa e literatura. Poeta desde adolescente. Livros publicados: SINFONIA DE AMOR; POESIA, AMOR E VIDA; REFLEXOS; SEARA DE RITMOS; SO...NETANDO.Temas mais comuns em seus versos: o amor, a natureza, o homem, o socia, o cosmos, o metafísico, religiosidade...
Número de vezes que este texto foi lido: 52851


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MISSIVA POÉTICA Ivan de Oliveira Melo
Poesias ESCASSEZ... Ivan de Oliveira Melo
Poesias SAPIÊNCIA Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias MOLDURAS Ivan de Oliveira Melo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1076.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55836 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55113 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54943 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54891 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54816 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54806 Visitas

Páginas: Próxima Última