Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
“COMPAIXÃO”
Tânia Du Bois



     COMPAIXÃO é o livro de Sueli Gehlen Frosi, com o poder de saciar os sonhos, por que a autora exprime os seus sentimentos e desnuda a sua alma. Ela encontra tempo para contemplar e perceber o que acontece à sua volta na manutenção da vida, relatando as metamorfoses como liberdade, “... para que consigamos refletir sobre algo tão sério, vale a pena lembrar a pergunta de Moacyr Scliar que, de tão boa, merece ser repetida: “Afinal, o ser humano pode ou não melhorar”?”.
     Posso dizer que é uma obra “viva”. Bem viva, que me faz pensar e me permite oscilar entre o tom da palavra e a contemplação do fato, ao transformar atos em emoções e imagens que espelham a sensibilidade que revela as suas verdades. O fato de Domingos, seu amado, estar presente em seus textos, provoca e motiva relacionamentos além dos sentidos, por que é preciso romancear a vida, no que acredito cada vez mais.
     Seguramente, refiro-me ao capítulo Descobertas em que, de certa forma, a Autora olha para dentro de si e faz questão de lembrar como deveria viver, “... fui forte até agora, continuarei sendo, continuarei contando com quem vale a pena, com quem me ama de verdade. Ser rico, interiormente, não é para todos, por isso quase me convenço que a pobreza de espírito parece beirar ao inato, como algo congênito, uma anomalia sem remédio”.
     Curiosamente, podem-se notar os traços das palavras em cores ao embalar as imagens refletidas na sua vida, como culto da história, com o efeito inesperado que cumpre a sua função maior de expressar os seus valores. O que Sueli explica através das suas próprias virtudes literárias, quando se contrapõe à linguagem carregada de valores socioculturais.
     Com essa visão, a obra dá contorno a sua identidade no reproduzir os seus sentidos em relação ao que é visto e vivido diariamente; também, mostra o quanto os sentimentos se comunicam pelo mundo, “Não é vazio o que sinto, nem saudade. / Percebo o inexorável da vida, / aquilo que não posso deter, por mais que queira...”. Compaixão é o caminho para descobrir outras realidades que dão significado à revisão da vida.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52829


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O BELO É SENTIR O HOJE Tânia Du Bois
Artigos Mestre BEZ BATTI: TRADUZINDO A ASPEREZA DA PEDRA Tânia Du Bois
Artigos O SIGNIFICANTE EM CARMEM PRESOTTO Tânia Du Bois
Crônicas “O QUE VALE É A AMIZADE” Tânia Du Bois
Artigos O TEMPO NÃO APAGOU Tânia Du Bois
Artigos A CIDADE DE JOÃO NINGUÉM Tânia Du Bois
Artigos O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? Tânia Du Bois
Artigos COMO O AVULSO DAS LUZES DO SOL Tânia Du Bois
Artigos ERA UMA VEZ... O UNIVERSO DA IMAGINAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos PORTAS ABERTAS Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 331 até 340 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Como promover energia positiva no ambiente de trabalho - Isnar Amaral 47 Visitas
87 anos da morte de Noel Rosa - Vander Roberto 42 Visitas
O desatre no RS em Maio/2024 - Vander Roberto 42 Visitas
RH ruins e etaristas - Vander Roberto 41 Visitas
🔴 Os esquerdistas invadem a América - Rafael da Silva Claro 40 Visitas

Páginas: Primeira Anterior