Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
"Pérola se aventura em Cumuruxatiba"
Prefácio para o livro "Pérola se aventura em Cumuruxatiba", de Fabiana Pinto
A. Zarfeg

Fabiana Pinto manda ver muito bem nas narrativas infantis, mas ela já sabe disso.

Neste “Pérola se aventura em Cumuruxatiba” – em que dá continuidade à saga da pequena que, não por ocaso, é sua filha –, a narrativa de Fabiana flui e quem ganha com isso são os leitores.

Sincero, quase inconveniente, cheguei a sugerir à autora que renunciasse de vez aos versos em proveito da prosa. A leitura da mais nova aventura de Pérola, felizmente, fortaleceu ainda mais a minha convicção inicial. Ponto para a autora.

Assim, quem tiver a oportunidade de acompanhar as aventuras de Pérola em Cumuruxatiba – balneário localizado no município de Prado, no extremo sul da Bahia – vai adorar as peripécias da menina e da amiguinha pataxó que, também, se chama Pérola. Sem contar, as intervenções muito bem-vindas de dona Miúda, índia pataxó a quem cabe a missão de esclarecer alguns mitos desse povo que tem papel fundamental na mitologia e cultura locais. “Cumuruxatiba”, em pataxó, por exemplo, significa “a diferença entre maré alta e baixa”.

Fato é que, ao deixar Teixeira de Freitas rumo à praia, a pequena Pérola nem imaginava que teria um final de semana animado, instrutivo e mágico em “Cumuru”, mantendo contato direto com a natureza exuberante e compartilhando umas boas revelações sobre os pataxós.

Mais um ponto para Fabiana Pinto, que, sabiamente, segurou a atenção dos leitores mirins (adultos também) do início ao fim da história.

Em primeiro lugar – repito –, a narrativa flui que é uma beleza, com Pérola filha e Pérola índia protagonizando uma história ágil e contagiante, à maneira dos contos de aventuras que, uma vez lidos, ficam gravados na memória da gente.

Se não bastasse a curiosidade e disposição da protagonista para as aventuras, ela encontra na indiazinha Pérola (quanta coincidência!) uma parceira à altura. Auxiliadas por dona Miúda (espécie de memória viva pataxó), as duas meninas conquistam não só a atenção, mas também o carinho e a cumplicidade dos leitores.

Em segundo lugar – numa narrativa que, à primeira vista, não se presta a segundas intenções, mas tão somente a contar uma história –, a autora conseguiu mostrar as belezas paradisíacas da região, discutir a riqueza cultural dos pataxós, ainda por cima tendo como pano de fundo a biodiversidade da Mata Atlântica.

Com certeza, outro ponto para Fabiana Pinto.


Biografia:
Poeta, jornalista y otras cositas más.
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Poesias O que Drummond diria para Edilene neste dia 31? A. Zarfeg
Crônicas 27 ANOS A. Zarfeg
Ensaios “José” existencialista? A. Zarfeg
Crônicas Vai uma pimentinha aí, candidato(a)? A. Zarfeg
Crônicas Livro A. Zarfeg
Crônicas Gê ficou encantado A. Zarfeg
Poesias Ah, Izabel! A. Zarfeg
Crônicas É São João, minha gente! A. Zarfeg
Poesias À mestra, com carinho A. Zarfeg
Poesias You and me A. Zarfeg

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 16.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55092 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55031 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54916 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54798 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54773 Visitas

Páginas: Próxima Última