Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Conhecendo os inimigos que temos dentro
Logosofia
Sinval Martinho Lacerda

Resumo:
O quando das deficiências que a criatura humana apresenta desde que nasce até o final de sua velhice, poderia parecer desalentador.



Conhecendo os inimigos que temos dentro
Por Carlos Bernardo González Pecotche
O quadro das deficiências que a criatura humana apresenta desde que nasce até o final de sua velhice, poderia parecer desalentador. Entretanto, isso não deve abater o ânimo, pois é preferível conhecer que inimigos temos dentro, para combatê-los com lucidez mental, a ignorá-los, enquanto ficamos à mercê de sua influência, suportando docilmente a maioria dos desgostos e depressões que nos acarretam. E se comprovamos que uma ou outra deficiência não existe no âmbito pessoal, acaso não é um efetivo humanismo o que se pode exercer, ajudando os demais a se desprenderem delas? A ausência de um gesto dessa índole poria a descoberta uma falha censurável, o egoísmo, que revela falta de solidariedade humana.
A forma que usamos para apresentar essas realidades impede criar um complexo de inferioridade em quem quer que seja, pois oferecemos os conhecimentos que permitem ao homem desembaraçar-se de tão penosa carga; e já se sabe com quanta força revive a árvore depois que lhe podamos os galhos inúteis, livrando-a das pragas que a consomem.
Ao revelar ao entendimento individual essa realidade que se desconhecia, ou que se resistia a conhecer, como é a do enraizamento de deficiências em sua própria vida, não foge ao nosso propósito neutralizar o complexo de superioridade que a maioria das pessoas apresenta em sua psicologia, que dissimula as falhas psicológicas que tanto afetam o desenvolvimento das possibilidades mentais e espirituais que todo ser humano possui. Isso haverá de levar o investigador consciente a deter seu exame e sua análise sobre nossos pronunciamentos, bem como a observar com serenidade de juízo a utilidade que pode extrair deles, desde que se coloque em atitude imparcial ao fazer suas apreciações pessoais.
Nosso ensinamento destrói a inconsistente e presunçosa afirmação:
"Pau que nasce torto morre torto".
Pois que, ao modificar as causas que determinam a defeituosa configuração psicológica do indivíduo, modifica-lhe também a vida na totalidade de seu conteúdo. Com a citada afirmação o homem estende um véu sobre sua própria realidade interna, fechando o caminho a toda possibilidade de enobrecer sua conduta, sem perceber que tal coisa implica negar-lhe todo direito ao aperfeiçoamento e, do mesmo modo, negar a Lei de Evolução.
O fato de uma pessoa assegurar que padece esta ou aquela deficiência nem sempre prova que esteja certa, já que com frequência isso provém do desconhecimento que tem de si mesma. Por outro lado, não são poucos os que preferem se ignorar a ter de se confessar em falta ante suas consciências, pelo descuido em que incorrem a respeito de tão primordial dever para consigo mesmos.
A Logosofia, ao introduzir o homem em seu próprio mundo interno, faz com que perceba o erro de insistir em atitudes que entorpecem seu desenvolvimento moral. Pouco a pouco, ele compreende quão nocivo é essa postura e o valor de aplicar-se ao cultivo das qualidades que surgem espontâneas da alma, após o desarraigamento dos defeitos que a oprimem.
Trechos extraídos do livro Deficiências e Propensões do Ser Humano, p.


Biografia:
Professor aposentado, curso técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 61644


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Aspectos do estudo da ciência logosófica Sinval Martinho Lacerda
Artigos Análise retrospectiva da minha vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos Mudanças da minha vida com a ajuda da Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos Um aspecto interessante da Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos Um aspecto interessante da Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos Um aspecto interessante da Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos Enfoque de planos superiores Sinval Martinho Lacerda
Artigos Enfoque de planos superiores Sinval Martinho Lacerda
Artigos Defesas mentais na adolescência e juventude Sinval Martinho Lacerda
Artigos A superação com a participação da consciência Sinval Martinho Lacerda

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 179.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62728 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62688 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62550 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62547 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62541 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62526 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62502 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62477 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62472 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62470 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última