Todo esoterista deve ter em mente que após um dia bem aproveitado, convém deitardes o mais cedo possível e levantar-se pela manhã a horas regulares. Conforme o trabalho que executais, o vosso temperamento e o grau de vossa saúde, será a duração de vosso sono, que deve ser de aproximadamente oito horas. Vossas refeições devem ser feitas a horas regulares e sempre as mesmas. Deveis comer devagar, mastigando bem os alimentos. Não deveis discutir na hora das refeições, mas falar sobre coisas alegres e agradáveis. O abuso da carne é sempre prejudicial. É necessário que vos guieis pela experiência e observação do vosso próprio organismo, porque as condições orgânicas são diversas e o alimento que faz bem a um, pode fazer mal a outro.
Para se ter uma higiene mental saudável, os melhores conselhos são o de ter uma dieta bem orientada, respiração profunda, ginástica perseverante, o cultivo de pensamentos positivos e o estar em paz com Deus e com sua consciência.
No que se refere à dieta, são recomendados a ingestão de frutas, hortaliças e legumes, dispensando-se alguns alimentos mais pesados. Da alimentação inteligente depende o funcionamento normal dos intestinos, um dos pontos básicos para uma saúde perfeita. Após as refeições, é recomendável um passeio tranqüilo de meia hora. Como esoteristas empenhemo-nos na saúde do nosso corpo, a fim de que ele possa tornar-se um instrumento cada vez mais apto dos dons do espírito.
Quanto à respiração, todos os especialistas recomendam a respiração profunda, suave e tranqüila, sendo recomendado o método iogue de respiração que consta no nosso livro de instruções (os quatro exercícios de respiração iogue).
Em relação à ginástica, existem variados tipos, dentre eles a ginástica natural e artificial. A ginástica natural é aquela feita ao ar livre, como a natação, tênis, vôlei e muitas outras. Também existem ginásticas de nível mais alto, mais intelectual, como o cultivo de orquídeas, cactos, rosas, musgos, líquenes e outras análogas. O importante é esse entretenimento proporcionar um sadio movimento ao ar livre. Os exercícios iogues são recomendados, pois abrangem a totalidade do homem, como um todo inseparável e indivisível. Os exercícios iogues engendram uma intuição clara e prática dos problemas de natureza mais complexa e trazem resultados compensadores.
O cultivo de pensamentos positivos é outra meta para uma saúde satisfatória, pois ajuda a ter mais saúde, mais alegria, mais capacidade de trabalho e em linhas gerais, mais felicidade.
Por último, o estar em paz com Deus e com sua própria consciência é o fundamento mais sólido para a alegria do espírito. Consoante a ela, devo aceitar plenamente a mim mesmo, com todas as minhas limitações, falhas, deficiências e até mesmo, pecados. Estar contente com minha saúde, meus talentos, capacidade de trabalho, minha possibilidade de me aperfeiçoar cada vez mais e assim em tudo. A norma é essa: fazer o possível para alcançar o máximo, e contentar-se com o razoavelmente possível.
Por outro lado, quando as coisas não vão bem, tenha em mente um modo geral de procedimentos:
a) primeiro, procure aparentar alegria e calma, o quanto puder. Clarear uma situação negra com um pouco de bom humor, pois talvez a coisa não seja tão má como esta parecendo;
b) evite pensar e repensar em sua desgraça, como um disco a repetir-se. Não permita ser dominado pela irritação e evite ficar perturbado ou fora de si. E acima, de tudo, não comece a ter pena de si mesmo;
c) procure fazer planos pelos quais cada fracasso possa transformar-se numa espécie de vitória, lembrando-se de que não há triunfo maior que o de conservar-se corajoso, sereno e amável;
d) deixe impressas em sua mente as seguintes bandeiras:
Serenidade (VAMOS FICAR CALMOS)
Resignação (ACEITEMOS ESSE TRANSTORNO CORDIALMENTE)
Coragem (SOU CAPAZ DE AGUENTAR ISTO E ATÉ MAIS)
Determinação (HEI DE TRANSFORMAR O FRACASSO EM VITÓRIA)
Alegria (CURVADO, MAS NÃO DESPEDAÇADO)
Amabilidade (SEMPRE COM BOA VONTADE PARA COM OS OUTROS)
Para finalizar, e como agradecimento a tudo o que Deus nos dá, podemos repetir o que diz o papa João XXIII, em seu Diário Íntimo, e peço que os irmãos acompanhem mentalmente:
Infinitas graças vos dou, meu Deus, por tudo o que me concedestes de bom até hoje. E são tantas as dádivas preciosas, sejam naturais, sejam sobrenaturais, que não sei como agradecer devidamene. Sim, toda a minha vida é uma corrente ininterrupta de benefícios vossos; fazei com que cada momento restante seja um único ato de agradecimento, um hino, um preito de gratidão. Se me concedêsseis a liberdade de escolher qualquer destino humano, eu quereria ser eu mesmo, porque Vòs, meu Pai amantíssimo, assim o determinastes!...
|