Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
EMPREENDEDORISMO E RELACIONAMENTO
Empreendedorismo
Ismael Monteiro

Resumo:
É uma resenha sobre empreendedorismo e relacionamento.



EMPREENDEDORISMO E RELACIONAMENTO:
UM COMPOSTO DE CONFIANÇA E ADAPTABILIDADE


REFERÊNCIA: PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de; GONÇALVES, Carlos Alberto. Empreendedorismo e relacionamento: um composto de confiança e adaptabilidade In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 4. 2005, Curitiba, Anais.... Curitiba, 2005, p. 159-168.


     O artigo em análise tem como objetivo estudar o fenômeno empreendedor sob a perspectiva dos dirigentes de empresas de base tecnológicas da Região Metropolitana do Recife. A questão norteadora do artigo é: “de que maneira os relacionamentos do empreendedor se consolidam pela sua credibilidade e adaptabildiade na vivência de negócios?"
     Como metodologia o autor faz um referencial teórico sobre o assunto do empreendedorismo, tendo como base: SCHUMPETER (1982); COLE (1959); GARTNER (1988); DOLLINGER (1995); FRITZ (1993); SHARMA (1997), LEÂO (1999); LODISH et al. (2002) e outros. Além desses autores, o autor analisa o empreendedorismo com base na ação de empreender, utilizando o apoio sociológico de Alfred Schütz. Na pesquisa adotou-se o critério de inserção de seis sujeitos de perfil empreendedor com base em amostragem teórica, até a escolha de seis dos dirigentes, cujo relatório está presente na tese de doutorado elaborada por Paiva (2004).
     O empreendedorismo em Recife parte de experiências vividas no dia-a-dia dos empresários. Partindo da idéia de que o ato de empreender significa a criação do objeto econômico inovador, esses empresários buscam através do relacionamento, criar condições para o crescimento e criação de novas oportunidades de negócios.
     Neste contexto, todos participam, como os dirigentes, os familiares e novos empresários que compram organizações já estruturadas. Acredita-se que essa interação é essencial para todos, que são fortalecidos pela dialógica.
     Porém, o empreendedorismo no Brasil ainda é bastante limitado, por causa da rejeição da atividade empreendedora, na qual, a iniciativa individual é vista como interesse particular e contrária ao interesse coletivo. Assim, fica difícil para os empreendedores obterem sucesso no País.
     É importante salientar que o empreendedor, quando da abertura de um novo negócio precisa assumir compromissos com clientes, fornecedores, empregados, governo e comunidade local, e nessa perspectiva ele precisa estar respaldado pela atitude de confiança, sem a qual, ele possivelmente não poderá se expandir, pois se ressentirá da falta de adaptabilidade ao mercado.
     Por isso, o empreendedor deve saber articular-se com seus parceiros, esquecendo-se das adversidades e partindo para um objetivo comum, que é o de adotar uma atitude de interação, pois assim poderão surgir novas oportunidades no ambiente, que poderão trazer bons rendimentos para todos.
     O resultado da investigação junto aos sujeitos empreendedores envolvidos mostrou que a confiança está vigente no convívio deles, e há um consenso de que o diálogo é muito importante para todos, pois cria espaços para um relacionamento produtivo e transferência de conhecimentos. A cooperação que se estabelece com o relacionamento entre os empreendedores é vital, e pode repercutir em ganhos mútuos.
     É fácil explicar isso: diante de uma crise, o empreendedor se nutre de informações chaves para poder superá-la, apresentando uma proposta que poderá ser mais plausível do que o esperado pela outra parte, e com isso, pode ocorrer uma flexibilidade negocial em que os envolvidos podem ser beneficiados. Essa atitude pode sem dúvida, fortalecer a ação do empreendedor, pois fortalece a iniciativa, a busca pela adaptação e o aspecto cooperativo entre os sujeitos.
     Tudo isso leva a crer que o perfil do empreendedor deve passar pela atitude de diálogo permanente entre ele e o seu projeto de empresa, ou seja, ele precisa saber se desenvolver, utilizando-se para isso das diversas facetas do empreendedorismo, como por exemplo, a cooperação, a solidariedade, a gestão competente e a interação.
     Esse rol de atitudes podem permitir ao empreendedor, um maior discernimento em relação as diversas situações do dia-a-dia, abrindo-lhe caminhos que são úteis, na medida que representam vários tentáculos expandidos de sua ação empreendedora.
     Porém, o empreendedor não deve se deificar, ou seja, não se isolar, criando seu próprio mundo e sem a coletividade para apoiá-lo e auxiliá-lo a desenvolver-se profissionalmente e relacionalmente. Ele deve sim, buscar a auto-realização, estimular o desenvolvimento como um todo e o desenvolvimento local, no sentido de criar novas oportunidades e adaptando-se ao novo mercado, com ética e cidadania. Em outras palavras, significa o “agir socialmente”, no qual, a ação do empreendedor é sempre coletiva e através disso, ele constrói uma imagem pessoal que revela confiança e adaptação.
     




     


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 59422


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61640 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61597 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61481 Visitas
🔵 SP 470 — Edifício Itália - Rafael da Silva Claro 61062 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 59971 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59964 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59951 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59892 Visitas
O tempo todo tempo - André Francisco Gil 59801 Visitas
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59800 Visitas

Páginas: Próxima Última