Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
RESENHA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
Ismael Monteiro

Resumo:
Resenha da obra "Administração" de Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov

RESENHA: ADMINISTRAÇÃO

1.     REFERÊNCIA DA OBRA:

AUTOR:          Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov
TÍTULO DA OBRA:          ADMINISTRAÇÃO
ELEMENTOS DE IMPRESSÃO:     Local de Edição: São Paulo
          Editora: Saraiva
          Data: 1999     

2.     CREDENCIAIS DO AUTOR

     Obra traduzida por Robert Brian Taylor, Graduado pela Slippery Rock University, Professor da Universidade Sagrado Coração – Bauru.

3.     RESUMO DAS IDÉIAS PRINCIPAIS

     O Capítulo 2 trata da História e Conceitos da Administração, abordando as principais teorias que estudam a administração. A abordagem clássica da administração refere-se ao modo científico enfatizando a eficiência do trabalhador obtida através da maneira correta de se fazer as coisas. A abordagem comportamental enfatiza a melhoria da eficiência do trabalhador através da compreensão dos trabalhadores em si. A abordagem contingencial afirma que o melhor estilo de administração depende do estilo de liderança do gerente. A ciência da administração afirma que a produtividade do trabalhador pode ser aumentada com o uso do método científico para a execução das tarefas dos trabalhadores. A eficiência, eficácia e produtividade refere-se aos termos usados para descrever o esforço individual e organizacional. A Teoria X e Teoria Y são teorias de administração baseadas na natureza humana. A Teoria Z, chamada de teoria japonesa de administração, enfatiza tomadas de decisão através de grupos de consenso, colocando a ênfase no grupo.
4.     JULGAMENTO DA OBRA

4.1     Escolas Clássicas da Teoria da Administração

     A administração científica foi criada por engenheiros, cientistas e administradores preocupados com a máxima eficiência do trabalhador e foi desenvolvida, inicialmente por Frederick W. Taylor (1856-1915), considerado pai da administração científica. Ao seguir esse pensamento, Taylor esqueceu de outros valores como a motivação, por exemplo, que era pouco considerada na época. Interessou-se somente pela produtividade e exploração dos trabalhadores.
     Com Henri Fayol (1841-1925), desenvolveu a Teoria Clássica da Administração. A obra de Fayol era mais abrangente do que Taylor, porque estava voltada à eficiência e à eficácia da organização como um todo. Determinou cinco funções da administração, como: previsão, organização, comando, coordenação e controle. Esta forma de abordagem também não levava em conta as dimensões humanas da organização, embora seja usada em muitas empresas ainda, já está superada, embora seja considerada um caminho inicial para as organizações.

4.2     A Escola Comportamental da Teoria da Administração

     Esta teoria baseou-se no movimento de relações humanas no trabalho e nos negócios. As Experiências de Hawthorne concebidas por Elton Mayo, comprovaram que a produtividade estava relacionada às variáveis sociais e psicológicas e ao trabalho em si. As abordagens de Elton Mayo tornam-se importantes, porque ele procura valorizar o ser humano, que é o elemento essencial numa produção. A teoria de Mayo ainda é bastante observada atualmente, porque mesmo diante da globalização, o ser humano continua sendo valorizado.



4.3     A Teoria X e Y da Administração

     Douglas McGregor estabeleceu duas teorias de administração: a Teoria X de Taylor e a de Mayo, chamada de Teoria Y. A Teoria X mostra uma visão pessimista de funcionários e a Teoria Y, ao contrário mostra uma visão otimista. A Teoria Y volta-se para as relações humanas, defendendo que os gerentes se voltassem para o lado psicológico do trabalhador, através de medidas incentivadoras dos funcionários, como: tomada de decisões pelos mesmos, aumento da responsabilidade, respeito aos trabalhadores e descobrir novas recompensas para o desempenho do trabalhador. Com esta abordagem criou-se um estilo eficaz por parte dos gerentes. Note-se que o fato de delegar decisões aos funcionários, torna-os mais responsáveis e isso pode ser um incentivo à mais nas suas tarefas. Outrossim, os funcionários não criam aquela falta de responsabilidade ou acomodação, porque são incentivados a agir.

4.4     A Abordagem da Ciência da Administração

     Estabelece como método o uso científico de modelos matemáticos para a resolução de problemas de produção e destaca os seguintes passos metodológicos: observação do problema, construção de um modelo matemático usado para fazer deduções sobre como o sistema real agirá, e por fim, este modelo é testado através da condução de experiências que examinam como o sistema vai agir. A ciência da administração não considera as dimensões humanas da função administrativa. Este modelo é mais adaptável à indústrias, que precisam melhorar sua produtividade. Embora lacunoso, este método é bastante interessante, porque pode fornecer respostas à muitos problemas dentro de uma empresa.





4.5     A Abordagem Contingencial

     Totalmente diferente das outras abordagens, este método não utiliza um só caminho, mas vários, porque problemas diferentes precisam de soluções diferentes. Para a solução de problemas ele parte de uma análise situacional e termina com a geração, avaliação e recomendação de uma solução em potencial para resolver o problema em administração. Como é um método considerado eclético ele também precisa de pessoas ecléticas para resolver problemas de administração, assim, de nada adianta conhecer esse o método se não tiver elementos capacitados para aplicá-lo, que devem saber utilizar as mais variadas ferramentas para isso.

4.6     Teoria Z

     Enfatiza o consenso do grupo para a tomada de decisões e está incorporado em duas técnicas de administração: a qualidade de vida no trabalho (QVT) e os círculos da qualidade (CQ). Adota um método “participativo” para a tomada de decisões. Assim, pode ser considerado como bastante confiável, porque um grupo tem mais experiência do que um único elemento, e com isso tem um horizonte muito maior de conhecimentos. Quanto aos benefícios das abordagens QVT e CQ, já existem bons resultados em empresas na atualidade.     


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 59422


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61640 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61597 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61481 Visitas
🔵 SP 470 — Edifício Itália - Rafael da Silva Claro 61062 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 59971 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59964 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59951 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59892 Visitas
O tempo todo tempo - André Francisco Gil 59801 Visitas
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59800 Visitas

Páginas: Próxima Última