Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Perdão de Pecados – Parte 2
wiliiam Bates


2. Deus está pronto a perdoar. O poder de perdoar sem uma inclinação para isto, não oferece qualquer alívio para as agonias de uma consciência acusada, e para os terrores do juízo eterno. A vontade misericordiosa de Deus declarada em sua palavra, é o fundamento da nossa bendita esperança, e nos encoraja em nossos pedidos diante do seu trono: "Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam.” Sl 86.5.
O atributo do qual o perdão é uma emanação, é geralmente expresso por graça e misericórdia. Diz-se, a "graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, pela graça sois salvos”. Graça significa favor livre. Existe a este respeito uma diferença entre amor e graça. O amor pode ser definido num objeto digno dele. O objeto principal do amor de Deus é ele próprio, cujas excelentes perfeições são dignas de amor infinito. O amor de pais por filhos é um dever mais claramente natural, mas a graça exclui todo o mérito e dignidade, e toda a obrigação da pessoa que a manifesta. Ainda mais a graça de Deus é exercida sem um motivo em nós que a mereça.
A graça de Deus pode ser considerada como tendo sido exercida em nossa criação e na nossa redenção. Na criação era absolutamente livre, porque os anjos e os homens não existiam antes, e havia apenas um modo de serem trazidos à existência. Agora, não pode haver qualquer mérito antes de sua existência. É verdade, a bondade é glorificada e coroada por comunicação: o mundo é um fluxo brilhante da glória divina, mas não diminui a bondade livre do Criador. Não houve restrição em Deus para fazer o mundo para a Sua glória; porque sua glória essencial é verdadeiramente infinita, e não depende de aparência externa para ser tornada completa. A igreja universal paga humilde homenagem ao grande Criador, "reconhecendo que, para seu prazer e vontade todas as coisas foram criadas."
A bondade divina para com os anjos e os homens em sua pureza original, era graça, porque embora a imagem de Deus brilhando neles fosse motivo para a sua aprovação e aceitação, ainda assim, não mereciam nenhum benefício dele: há uma distância e desproporção muito infinitas entre Deus e as criaturas, que não podem, por um direito comum reivindicar qualquer coisa como dever de sua majestade. Além disso, ele é a causa produtiva e conservadora de todas as suas faculdades ativas, e a eficácia das mesmas.
A criação da bondade de Deus é eclipsada na comparação com a sua graça salvadora. A primeira pressupõe nenhuma deserção do seu favor, mas isso pressupõe nossas más deserções: a primeira era livre, mas misericordiosa e curativa graça. A misericórdia nos reaviva e nos restaura quando estamos em miséria. Esta graça e misericórdia é de tão pura natureza, que as inclinações humanas mais ternas para aliviar os aflitos, são misturadas com auto-interesses em comparação com a misericórdia de Deus para conosco. Nossas entranhas se comovem e nossas afeições se manifestam com a visão de pessoas em miséria profunda. Mas há um constrangimento interior e involuntário da natureza que excita sentimentos ressentidos, e nossa compaixão é movida pela reflexão sobre nós mesmos, considerando que nesse estado estamos sujeitos a muitas tristezas e mágoas, mas Deus é infinitamente livre de toda paixão perturbadora, e isento de todos os males possíveis. Para representar o imenso amor e a misericórdia de Deus em suas circunstâncias cativantes, e para demonstrar sua disposição de perdoar, devemos considerar o que ele fez com o propósito de perdoar pecadores.
1. Se considerarmos Deus como legislador e juiz supremo do mundo, como o protetor da justiça e da bondade, e o vingador de todas as desordens de seu governo moral, isto o leva a não perdoar os pecadores sem que o pecado seja punido de uma maneira que possa satisfazer à sua justiça ofendida, e vindicar a honra de sua lei desprezada, e declarar mais convincentemente seu ódio contra o pecado. Agora, para esses grandes objetivos, ele decretou enviar seu Filho do seu seio, para assumir a nossa natureza, e sofrer a terrível calamidade da morte de cruz, para fazer a propiciação pelos nossos pecados. Este foi o planejamento de sua sabedoria, que os anjos mais esclarecidos não chegaram a ter noção disto. Agora, pode haver uma evidência mais real, clara e convincente de que Deus está pronto para perdoar os pecados, do que a dar o seu Filho unigênito, a pessoa tão elevada e querida, o herdeiro de seu amor e glória, para ser um sacrifício, para que ele pudesse nos poupar? Nesta dispensação, o amor foi o atributo principal regente, para que a sua sabedoria, justiça e poder ficassem a ele subordinados: eles estavam em exercício para uma ilustração mais gloriosa da sua misericórdia. Nós temos o mais forte argumento do amor de Deus na morte de seu Filho, para que o nosso perdão fosse o fim disto. A partir daí, é evidente que Deus está mais disposto a dispensar sua misericórdia redentora, do que os pecadores estão para recebê-la.
2. A prontidão de Deus para perdoar apela nos termos graciosos e fáceis prescritos no evangelho para a obtenção do perdão.
Há duas maneiras de justificação diante de Deus, e elas são como dois caminhos de uma cidade: um é direto e curto, mas profundo e intransponível, o outro encontra-se em um circuito, mas vai trazer uma pessoa segura para o local. Assim, há uma justificativa de uma pessoa que se assegura pelas obras, que se prende à imposição da lei, e uma justificação do pecador pela fé em nosso todo-suficiente Salvador. A primeira era um caminho curto para o homem, no estado de integridade; a segunda, tal é a distância entre os termos, que tem que ser usada uma bússola. Há uma passagem mais curta da vida para a ação, do que da morte para a vida. Não há esperança ou possibilidade de nossa justificação legal. Diz o apóstolo, "aquilo que a lei não poderia fazer no que estava enferma pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e pelo pecado, condenou o pecado na carne.", Rom 8. A expiação do pecado, e a nossa renovação à imagem de Deus, são obtidas por meio do evangelho. A lei é chamada, "a lei do pecado e da morte", o que deve ser entendido não como considerado em si mesmo, como sendo a lei de Deus, mas relativamente à nossa natureza depravada. A lei supõe os homens em um estado de natureza não corrompida, e foi dada para ser um preservativo da nossa santidade e felicidade, e não um remédio para nos recuperar do pecado e da miséria. Ela era uma diretriz do nosso dever, mas desde nossa rebelião a vara é transformada numa serpente. A lei é dura e imperiosa, severa e inexorável, o seu teor é este, "faça ou morra para sempre”. Ela exige uma justiça completa e sem mácula, aquilo que aquele que é nascido em pecado não pode produzir no tribunal de julgamento. O homem é totalmente incapaz, por seus poderes caducos, de recuperar o favor de Deus, e para cumprir sua obrigação pela obediência à lei. Mas o evangelho descobre um caminho aberto, fácil para a vida, para tudo o que se referir à salvação pelo Redentor. O apóstolo expressa a diferença entre a condição da lei e do evangelho de uma forma muito significativa. Moisés descreve a justiça que é da lei, de que o homem que faz estas coisas viverá por elas, mas a justiça que vem da fé fala desta maneira: “Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”, Rom 10.6-9. O que o apóstolo quer dizer é que é que as coisas acima no céu, ou nas profundezas abaixo, são de descoberta e realização impossíveis, por isso é igualmente impossível ser justificado pelas obras da lei. O pecador ansioso procura em vão por justiça na lei, que somente pode ser encontrada no evangelho.
Pode-se objetar que a condição da lei, e a condição do evangelho, comparadas relativamente às nossas faculdades corrompidas, são igualmente impossíveis. A mente e as afeições carnais, são assim avessas a se arrepender e receber a Cristo como nosso Senhor e Salvador, assim como em relação à obediência da lei. Nosso Salvador diz aos judeus, "mas não quereis vir a mim para que tenhais vida, e ninguém pode vir a mim se o Pai não o trouxer." Estas palavras são altamente expressivas de nossa total impotência para acreditar na salvação em Cristo. Mas há uma resposta clara a essa objeção, a diferença entre as duas dispensações consiste principalmente no seguinte: a lei exige obediência total e constante como a condição de vida, sem dar o menor poder sobrenatural para realizá-lo. Mas o evangelho tem o espírito de graça concomitante com ele, os pecadores por essa eficácia onipotente são revividos, e habilitados para cumprir os termos da salvação. O espírito da lei é denominado o espírito de escravidão por seus efeitos rigorosos; ela descobriu o pecado, e aterrorizou a consciência, sem a implantação de um princípio de vida que possa restaurar o pecador a um estado de santa liberdade. Como o fogo no mato fez os espinhos nele visíveis, sem consumi-los, assim o fogo da lei descobre os pecados dos homens, mas não os remove, mas "a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus, isto é, o evangelho, nos libertou da lei do pecado e da morte."
Eu vou mais particularmente considerar os termos graciosos prescritos no evangelho para a obtenção de perdão; "Arrependimento para com Deus e fé no Senhor Jesus Cristo." A necessidade deles não é uma constituição arbitrária, mas fundada na natureza imutável das coisas. Arrependimento significa uma mudança sincera da mente e do coração do amor às práticas do pecado, para o amor e à prática da santidade, com base em motivos evangélicos e divinos. Os principais ingredientes nisto são, reflexões com tristeza e vergonha sobre os nossos pecados passados, com resoluções firmes para uma futura obediência. Isto é um princípio vital produtivo de frutos adequados para ele (arrependimento): ele é chamado de "arrependimento de obras mortas, o arrependimento para a vida." É a semente de uma nova obediência. O arrependimento na ordem de natureza é anterior ao perdão, mas eles estão inseparavelmente unidos no mesmo ponto do tempo. Davi é um exemplo abençoado disto: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.", Sl 32.5. A súmula e o teor da comissão do apóstolo registrada por Lucas é, "o arrependimento e a remissão dos pecados deve ser pregado em nome de Cristo a todas as nações." Lucas 24. Que somente um pecador arrependido está qualificado para o perdão, será evidente ao considerarmos,
(1) Que um pecador impenitente é o objeto de vingança e juízo; e é então absolutamente inconsistente que a misericórdia perdoadora e o juízo vingativo devam ser aplicados à mesma pessoa, ao mesmo tempo, e no mesmo sentido. Diz-se: "o Senhor odeia todos os que praticam a iniquidade, e sua alma odeia o ímpio." A expressão indica graus intensos de ódio. Quando da gloriosa aparição de Deus a Moisés, quando proclamou com os mais altos títulos de honra: "O Senhor Deus, clemente e misericordioso, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado", isto é adicionado, “ele não inocenta o culpado", isto é, os pecadores impenitentes. Devemos supor que Deus seja de natureza mutável flexível, (que é uma imaginação blasfema, e faz com que ele goste do homem por ser ele pecador) a ponto de um pecador impenitente poder ser recebido sem buscar uma mudança em sua disposição. Deus não pode se arrepender de dar uma santa lei, a regra do nosso dever, portanto, o homem deve se arrepender de sua violação da lei antes que ele possa se reconciliar com Deus. A verdade é que o homem considerado apenas como um pecador não é objeto da misericórdia de Deus, isto é, de piedade e compaixão, pois como tal, ele é objeto da ira de Deus, e é uma contradição formal afirmar que ele é objeto do seu amor e ódio ao mesmo tempo. Mas o homem, considerado como criatura de Deus, envolvido na miséria pela fraude do tentador, e sua própria loucura, era o objeto da compaixão de Deus, e a recuperação dele de seu estado miserável abandonado, foi o efeito desta compaixão.
(2) Apesar de a misericórdia ser considerada como um atributo separado ela pode perdoar um pecador impenitente, mas não em conjunto e harmonia com as perfeições essenciais de Deus. Muitas coisas são possíveis de serem absolutamente consideradas, quanto ao que Deus não pode fazer, porque o seu poder é sempre dirigido em seu exercício, pela sua sabedoria, e limitado pela sua vontade. Seria menosprezar a sabedoria de Deus, manchar sua santidade, violar a sua justiça, perdoar um pecador impenitente. O evangelho com a promessa de perdão para tal, seria frustrado no seu objetivo principal, que é para “nos purificar de toda a iniquidade, e fazer de nós um povo zeloso de boas obras."
(3) Se um pecador impenitente pode ser perdoado como tal, ele pode ser glorificado: pois o que qualifica um homem em busca de perdão, o qualifica para a salvação, e o decreto divino estabelece uma ligação inseparável entre eles, "a quem Deus justifica, ele glorifica”, Rom 8.30. Neste caso suposto, se um pecador morre imediatamente após ter recebido o seu perdão, nada pode impedir de ser recebido no céu. Agora isso é totalmente impossível, pois sem santidade ninguém verá a Deus. A admissão de um pecador impenitente no céu poluiria o lugar santo, e removeria a consagração do templo de Deus, onde sua santidade brilha em sua glória.
É contestado por alguns, que o arrependimento que é requerido para qualificar o pecador para o perdão ofusca a graça do evangelho. Mas esta pressuposição é mal fundamentada e mal-orientada neste assunto. Isso será evidente, considerando:
Que o arrependimento é uma graça evangélica, o dom do Redentor: “Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.”, Atos 5.31. A lei não continha o arrependimento, nem a promessa do perdão para a salvação. O desígnio da lei era o de nos manter no favor e comunhão com Deus, mas não proporcionava qualquer meio de reconciliação após que o ofendêssemos. O arrependimento não tinha o menor grau na perfeição do homem antes da sua queda, mas é um alívio para a sua imperfeição depois. A lei chama os justos para a obediência, o evangelho chama os pecadores ao arrependimento.
Que não há causalidade ou mérito no arrependimento para obtermos o nosso perdão. A misericórdia de Deus por causa dos mais preciosos méritos e mediação de Jesus Cristo é a única causa do perdão. Uma torrente de lágrimas de arrependimento, uma efusão de nosso sangue, são de um preço muito baixo para fazer qualquer satisfação a Deus, e para merecer um retorno ao seu favor. O amor mais sincero de santidade e firme resolução de abandonar o pecado, que é a parte principal de nosso arrependimento, pode satisfazê-lo quanto às nossas ofensas passadas, pois é dever natural do homem perante a prática do pecado: o arrependimento é apenas uma qualificação vital no assunto que se refere ao perdão.
Que é muito óbvia a graça de Deus em conceder perdão, em conformidade com a ordem do evangelho para os pecadores arrependidos. Porque primeiro, o arrependimento torna a misericórdia divina mais honrosa na estima daqueles que participam dela. Nosso Salvador nos diz que: "não precisam de médico, senão aqueles que estão doentes." Aquele que sente a sua doença, e está fortemente apreensivo com o seu perigo, valoriza o conselho e a assistência de um médico acima de todos os tesouros. O pecador arrependido que está sob a forte convicção de sua culpa, e do seu constante desagrado a Deus, e a consequência da miséria eterna que disso decorre, valoriza o favor de Deus como o bem mais soberano, e considera seu descontentamento como o mal supremo. O arrependimento inspira afetos ardentes em nossas orações e louvores pelo perdão. O pecador arrependido ora para o perdão com tanto fervor como Daniel orou na cova, para ser preservado dos leões devoradores, ou como Jonas orou do ventre do inferno por libertação. Ele não se dirige a Deus com desejos fracos, mas com desmaios por misericórdia, "Dê-me o perdão, ou eu morro.", Jonas 2. O pecador insensível que está seguro na sombra da morte, pode oferecer alguns pedidos verbais para o perdão, mas a sua oração é defeituosa no princípio, porque ele nunca sente a sua necessidade de perdão; ele ora tão friamente como se fosse indiferente se ele será aceito ou não. E com que êxtase de admiração e alegria, e sentimentos de gratidão, o penitente perdoado exalta a misericórdia divina? A mulher na casa do fariseu Simão se derretia em lágrimas de arrependimento, porque ela “amava muito, porque foi muito perdoada.”
Esta afirmação de que o arrependimento qualifica um pecador para o perdão, é mais benéfica para o homem, e, consequentemente, mais ilustra o perdão da misericórdia. Devemos observar, que o pecado não somente nos afeta com a culpa, mas deixa uma corrupção inerente, que contamina e degrada o pecador, e ele se inclina fortemente para a recaída na rebelião. Agora o arrependimento dá a verdadeira representação do pecado em suas consequências penais, a ira do Todo-Poderoso, os terrores de consciência, e torna isto evidente e odioso para a alma. Davi teve uma convicção aguda da grave falta que era um pecado de adultério, quando seus "ossos foram quebrados." O arrependimento em tristeza ataca a raiz do pecado, a saber, o amor pelo prazer. Isso nos faz temerosos de ofender a Deus, e nos faz fugir de todas as tentações sedutoras que nos atraiam para pecar. Isso nos faz obedientes. O metal derretido é receptivo a qualquer forma. A contrição é acompanhada com resignação: "Senhor, que queres que eu faça”, foi a voz de arrependimento de Saulo.
Pode ser objetado isto que lemos: "Deus justifica o ímpio", mas a resposta é clara. O apóstolo não tem a intenção de um ímpio, um pecador impenitente, mas apresenta a diferença entre o ímpio e alguém que obedece perfeitamente a lei, e é, consequentemente, justificado pelas obras, e, neste sentido, os mais excelentes santos aqui são ímpios. Além disso, o apóstolo não afirma que Deus absolutamente perdoa o ímpio, mas qualifica as pessoas: “Porque aquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé lhe é imputada como justiça.” Agora, justificado, a fé e o arrependimento são como gêmeos; o arrependimento é o primeiro sentimento, e então a fé opera na aplicação dos méritos da morte de Cristo para o nosso perdão.

Tradução e adaptação feitas pelo Pr Silvio Dutra, de um texto de William Bates, em domínio público.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52808


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Sobre o Orgulho – Parte 1 wiliiam Bates
Artigos Sobre o Orgulho – Parte 2 wiliiam Bates
Artigos O Perdão dos Pecados – Parte 4 wiliiam Bates
Artigos O Perdão de Pecados – Parte 2 wiliiam Bates


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55093 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55032 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54776 Visitas

Páginas: Próxima Última