Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Não Como Quiseres
Harry John Wilmot - Buxton

“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.” (Josué 1.5)

Moisés conduziu o povo de Israel até próximo da Terra Prometida, mas precisava de Josué para guiá-los a ela. A lei, como representada por Moisés, poderia ensinar muito às pessoas, mas ela necessitava de um Josué - o Salvador* para dar-lhes Canaã. Assim o que a lei não podia fazer por nós, Jesus, nosso Josué, o Salvador, tem feito, e nos tem mostrado o caminho para o Paraíso, dizendo: "Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim."
Em primeiro lugar, eu aprendo que Israel não era livre para escolher o seu próprio caminho para a Terra Prometida, e entrarem nela como e quando quisesse. Houve um caminho através das águas do Jordão; houve um tempo fixado para iniciar a marcha para Canaã. Assim, também conosco. Nós não podemos escolher o nosso caminho, nós não podemos assumir qualquer tipo de religião inventada pelo homem; não podemos tentar alguma estrada estranha da nossa própria imaginação, e dizer: "Todos os caminhos levam para o céu." Temos que ir pelo caminho que Deus determinou, o caminho estreito de Seus Mandamentos; devemos entrar pelas águas do batismo na boa terra da igreja de Cristo, devemos ser sepultados com Cristo no batismo, para que possamos um dia passar pela a sepultura, e pelo portão da morte, para a nossa gloriosa ressurreição.
Não devemos atrasar nossa jornada para a terra da promessa; não devemos adiar o arrependimento, ou a conversão, ou qualquer dever religioso, nem dizer à nossa consciência, ou à nossa Igreja, ou à nossa Bíblia: "Quando eu tiver uma ocasião mais conveniente eu te chamo." Se os atrasos são perigosos, eles são mais perigosos quanto ao assunto da nossa alma. Um homem pode perder a Terra Prometida, porque ele não está pronto para começar quando Deus o chama. Um homem diz: "Quando eu estiver livre deste problema, vou começar a colocar a minha casa em ordem, eu me lembrarei do meu Deus. Agora minha mente está muito ocupada com as preocupações mundanas que não consigo pensar em nada mais." Outro diz: "Eu sei que eu deveria prestar mais atenção aos deveres religiosos, e vou fazê-lo em algum outro momento."
Ah, meus irmãos, por que enganar a si mesmos?
Este outro momento nunca chega; você acha que o Deus Todo-Poderoso lhe permitirá fixar o seu próprio tempo de partida para a Terra Prometida? Não é assim, há um tempo para ganhar, e um tempo para perder, há um tempo quando a porta está aberta, e um momento quando a porta está fechada.
Em seguida, eu aprendo que, como havia um caminho para todo o povo de Deus para a Terra Prometida, houve o reconhecimento de um líder e guia. Os homens não foram para fazer o que era certo aos seus próprios olhos, e serem seus próprios guias. Nestes dias, muitas vezes, encontramos pessoas que, porque eles têm um pouco de brilho de luz, lhes agrada brilhar tão claro como o sol. Porque eles têm um pouco de conhecimento, um pouco de ciência, eles nos forçam a seguir a sua minúscula vela, e nos dizem ter descoberto o verdadeiro caminho para a felicidade, que a Bíblia está toda errada, que a velha estrada para a Terra Prometida é muito longa e problemática. Tais pessoas iriam ter a sua própria vela fraca para olhar as estrelas de Deus. Estes são líderes cegos que guiam cegos.
Para o antigo Israel havia a Arca da Aliança do Senhor, para mostrar o caminho; havia Josué, o libertador, para liderá-los e lutar por eles. Para nós hoje não é a Arca da Aliança, a Igreja, com seu culto e serviços, que nos mostrará o caminho; há o Senhor Jesus, nosso Salvador e Libertador, em quem podemos confiar, quem vai submeter os nossos inimigos para nós.
Eu também aprendo uma lição de fé e obediência.
Josué e seu povo estava cercado por inimigos.
Havia Jericó e Ai, e outros lugares bloqueando seu caminho, mas eles acreditavam na promessa de Deus. Ele havia dito que Ele lhes daria a Terra; Ele tinha prometido que não haveria qualquer homem que fosse capaz de resistir a Josué, durante todos os dias de sua vida; de modo que eles foram, lutaram e sofreram, e esperando e confiando em Deus, dizendo:
"é meu, é meu, aquele país,
se eu apenas perseverar."
Meus irmãos, ocorre precisamente o mesmo conosco.
Se somos heróis de Deus devemos esperar lutando; tudo ao nosso redor, midianitas, amalequitas e filisteus guerreiam contra a Igreja. Incredulidade, luxúria, embriaguez, ganância, egoísmo, ignorância, marcham com suas forças contra nós. Para o herói de Deus, para a servo fiel de Jesus, para o verdadeiro cristão, não há dia sem a sua batalha. Precisamos, então, de fé absoluta. A terra é nossa, Deus tem prometido, se formos fortes e mui corajosos. Podemos estar no meio dos inimigos, podemos ter tentações e as tribulações nessa guerra contra nós, mas a vitória será nossa, não haverá homem que seja capaz de resistir contra nós. Tenha fé, ore por isto, implore por isto diariamente. Não diga, eu espero que Deus irá fazer isso ou aquilo para mim; eu espero que Deus me dará força para fazer o que eu devo. Se você está seguindo a Arca da Aliança, indo no caminho pelo qual a Igreja aponta, Jesus é o seu Governador e Guia, e você deve ser mais do que vencedor, por meio dAquele que lhe amou. Não fale de esperança incerta; diga, eu creio, e por isso falarei. Agradeça a Deus que nos dá a vitória, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Sim, uma fé firme em Cristo Jesus nosso Senhor nos dará o que nada mais pode fazer com que tenhamos a força e a coragem de fazer o nosso dever aqui; força, coragem e paz para enfrentar a morte, e o que vem depois.
Agora, ouça as palavras de um velho chefe Africano cego que estava morrendo, para quem a verdade como ela está em Cristo Jesus tinha sido ensinada: "Em pouco tempo eu devo conviver com a poeira, mas, em minha carne verei a Deus, eu sou cego, mas pela fé eu vejo Jesus em pé à direita de Deus, e pronto para receber o meu espírito."
Eu aprendo, além disso, uma lição de obediência, bem como a fé a partir da história de Josué e suas conquistas.
Jericó não era para ser tomada, de alguma forma, que Pudesse agradar a Josué e o povo; ela deveria ser conquistada de acordo com a maneira de Deus. E este modo foi estranho de fato. Nós deveríamos ter esperado todos os exércitos de Israel marchando para o ataque, e tomando Jericó por assalto de armas. Deveríamos ter esperado luta desesperada de ambos os lados. Em vez disso, nenhuma espada foi desembainhada, nenhum golpe foi dado. Durante seis dias, sete sacerdotes do Senhor carregaram a Arca de Deus, em volta dos muros da cidade condenada, os homens poderosos em marcha de guerra com eles, alguns diante da Arca, alguns a seguindo.
Nenhum grito de batalha é levantado, nenhum som é ouvido, exceto o som de chifres, e estes não são os de trombetas de prata, mas chifres comuns de carneiros. Não duvido que o povo de Jericó tenha rido de Israel com desprezo, pois andava rodando dia após dia os muros da cidade. Mas os caminhos de Deus não são os caminhos do homem. No sétimo dia, os muros foram rodeados sete vezes, e as pessoas foram convidadas a gritar, e em seguida, as muralhas de Jericó caíram. Assim, Deus muitas vezes usa meios fracos e desprezados para efetuar Seus propósitos divinos. A vara na mão de Moisés foi suficiente para arruinar o Egito e salvar Israel. A funda e uma pedra na mão de Davi eram mais poderosas do que Golias em sua poderosa armadura. Quando os heróis de Deus têm trabalho para fazer, eles podem parecer muito fracos, e terem muito simples instrumentos para trabalhar, mas Deus está com eles, e Ele lhes dá a vitória. Era a Presença de Deus, a presença da Arca da Aliança, que fez os muros de Jericó caírem abaixo. Todos os toques das trombetas, e os gritos do povo, teriam sido inúteis a menos que Deus tivesse estado lá.
Eu aprendo, pois, irmãos, que, em nossa batalha com o pecado, nossa guerra com a Jericó das más e egoístas paixões, das quais todos compartilham, devemos fazer o que Deus nos manda, e lutar na sua força, e não na nossa. Devemos lutar nossa batalha da maneira que Deus nos diz, não depois à nossa própria maneira. Os israelitas poderiam ter desprezado os meios que Deus usou, pois eles poderiam ter apontado para os sete sacerdotes que levavam a Arca, e soprando os chifres de carneiros, terem perguntado: "O que isto pode fazer contra uma forte e armada cidade? O que é isso entre tantos?" Eles obedeceram e creram, e a vitória foi deles.
Assim, conosco. Há alguns que recusam os meios da graça, porque eles parecem muito simples. Eles negligenciam os cultos da igreja, e perguntam qual é a utilidade que há nisto. Eles zombam do batismo, e perguntam qual é o bem que pode fazer um pouco de água. Eles se afastam da santa ceia, e dizem que é apenas um pouco de pão e vinho. Eles negligenciam os serviços da Igreja, e dizem que eles podem servir a Deus muito bem sem eles. Estes homens acham que podem lutar a batalha e ganhar a vitória, por sua própria força, a sua forte vontade, seu bom senso, seu caráter reto, estes devem levá-los à vitória.
Ah, irmãos, a Jericó de nossos pecados e tentações vai ser muito forte para nós lutarmos contra isto desta maneira. A menos que o Senhor dos Exércitos estiver do nosso lado, quando o diabo e o mundo, e a carne atravessarem o caminho para o céu, nunca mais venceremos. Era o poder do Senhor, com Davi, que fez sua funda mais forte do que a espada do gigante, foi o poder do Senhor que abriu as águas do Jordão, que derrubou o falso deus Dagon, que derrubou as muralhas de Jericó.
Se você está tentado a pensar levemente do culto e ordenanças da Igreja, lembre-se de que o Senhor Jesus está neles. Nós, os pastores da Igreja, somos capacitados por Deus a ministrá-los diante de você, assim como os sacerdotes de Israel levavam a Arca. Quando você segue no caminho onde eles lideram, você está seguindo a Arca do Senhor de toda a terra, e há segurança, e "“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; “


* (Salvador - significado do nome Josué, que tem a mesma raiz do nome Jesus no hebraico –vale lembrar que foi Moisés que lhe deu este nome no lugar do seu natalício que era Oséias – Números 13.16)


Tradução e adaptação de um sermão de Harry John Wilmot - Buxton


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Segredo da Nossa Força Harry John Wilmot - Buxton
Artigos A ESCOLA DA PACIÊNCIA Harry John Wilmot - Buxton
Artigos A ESPERA DA FÉ Harry John Wilmot - Buxton
Artigos Não Como Quiseres Harry John Wilmot - Buxton


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57901 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54981 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última