A ÓPERA DOS QUATRO VINTÉNS
A história começa com quatro envolvidos no círculo amoroso: O CRÌTICO, A CURIOSA, A MADURA e o GARÇON.
Neste quadrilátero amoroso todos tem a sua história, vejamos:
O CRÍTICO, por ter as seguintes características em relação aos seus congruentes:
1. Uma atitude de constante curiosidade intelectual e questionamento: ele questiona se a CURIOSA está falando a verdade, a MADURA se está colaborando e se o GARÇON quer sair fora?
2. A habilidade de pensar logicamente: Ora a CURIOSA parece que fala a mentira, mas jura, jura, jura, que não.... A MADURA colabora com tudo: passa, lava, enxuga, enfia, dobra e põe na bolsinha. O GARÇON, perdeu tudo até a moral.
3. A perspicácia: Será que a CURIOSA vai querer voltar, será que a MADURA vai aceitar, afinal, parece uma corna mansa, o GARÇON, este já morreu há muito...
4. Consciência pragmática: A CURIOSA vai ter que mudar, A MADURA vai ter que continuar, o GARÇON vai se danar.
5. Uma distinção entre as questões: A CURIOSA não quer gastar, quer ficar com a família, A MADURA quer vir, quer participar, quer.... O GARÇON vai se danar.
6. A habilidade de penetrar até o cerne: o CRÍTICO quer penetrar tudo, a CURIOSA aplaude, A MADURA grita sem parar, o GARÇON vai se danar.
Muitas vezes, respondemos a perguntas sem esclarecer nada: "Você sabe por que está rindo?" Na vida cotidiana é comum e bem apropriado expressarmo-nos informalmente, sem esclarecer ou defender todas as nossas opiniões. O exemplo acima serve como uma espécie de retrato do que está acontecendo, o quadrilátero amoroso está evoluindo, todas as partes parece que contribuem para isso, sem contar o GARÇON que está sempre a se danar. Vamos exemplificar:
CRÍTICO: Mas qual é a importância dessas assertivas?
CURIOSA: Estou querendo querendo querendo querendo... aquilo?
MADURA: Aceito tudo, a vida para mim é um mar de rosas sem espinhos, tudo é 10, estou em alfa!
GARÇON: Concordo com todos, mas porque estou sempre a me danar?
CRÍTICO, CURIOSA E MADURA: Vamos te encher de porrada, seu virado!
À primeira vista este quadriálogo entre todos é perfeitamente produtivo e se continuar assim, talvez os participantes vão achar que o intercâmbio de idéias foi um sucesso. Mas não é assim, as aparências enganam. todos os quatro debatentes apresentam seus pontos de vista como a vida sexual e amorosa fosse simplesmente uma questão de opinião pessoal. O debate apresentado acima é, até certo ponto, representativo da nadureza das discussões entre iniciantes e iniciados na vida sexual. Todos querem a paixão profunda. O sucesso da vida sexual dependerá, em grande parte, do grau em que se desenvolva uma nova forma de pensar e apresentar suas idéias sobre tão glamoroso assunto: A CONQUISTA DO AMOR.
|