Bela Dália,
rimas com jasmim da austrália,
e com Itália.
Mas do México
é originária...
E lá, nas prendadas mulheres
vai bem até em croche,
no cabelo e até na sandália.
A Natureza sabe o que faz...
Outro dia fui escolher flores para um especial arranjo, nem sei porque escrevi assim, todos me são.
Do lugar que fui, confesso ( apesar dos salgados preços), um paraíso. Grande variedade de flores, folhagens, plantas de vaso, acessórios, quisera eu estivesse mais abonada... rsrs Mas devo enaltecer a qualidade " A" das flores.
O marcante dessa ocasião, buscava uma flor que tivesse algo novo a me ensinar. Sei que sempre tenho a aprender com elas, com a natureza em geral.
Numa das inúmeras voltas que dei no local, de repente, como "amor a primeira vista", avistei as "dálias". Já as admirava, mas nesse dia as vi diferente. Tantas cores, incontáveis pétalas que lhe dão atraente apresentação em cores.
Tocou me mais ainda, o que a atenciosa vendedora "Susi" me disse ao ver meu encantamento por elas, as dálias. E agora, concordo com sua observação, de tal forma, que quis homenagea las.
Disse me a vendedora:" realmente elas são lindas e o incrível que apesar da fragilidade que passam, são extremamente fortes, rústicas e resistentes..."
Não tenham dúvida, comprei as de tons laranja degradê a vermelho para combinar com as Strelizias, já escolhidas anteriormente, outra minha paixão. Nem imaginem a beleza da combinação, vale confirmar ...
E melhor, fui pesquisa las, fiquei comovida, flores que não dão menor trabalho no cultivo,
e fazem sucesso maravilhoso em arranjos florais.
Sempre tive admiração pelo México, sua interessantissíma cultura MAIA desperta encantos a todos povos, tanto nos ensinou e continua. Seu folclore riquissímo, o apreço as cores tanto na decoração ímpar, como aos vestuários. A farta e deliciosa cozinha.
E relato,depois de ir lá e confirmei, seu povo gosta de nós brasileiros, realmente nos tratam muito bem!
Voltando as belas dálias, vivem bem onde forem plantadas, sem cuidados maiores, só pedem Sol. São bulbosas, mas podem se plantadas por sementes ou mudas. Nada exigentes, sempre respondem com exímia beleza e muito colorido, ou seja, fazem muito bem para o que nasceram.
Não podería ser diferente, remontei a flor dália a mulher mexicana, pelo que confirmei por presenciar, o zelo na apresentação de acordo com as características de sua cultura.
E sabe se, o povo mexicano, não tem a qualidade de vida que seus vizinhos americanos.
Concluo, tanto a dália como a grande maioria das mulheres mexicanas, vivem de forma simples, ainda assim afloram beleza singular. Parabéns a elas !
|