Recebi um texto por e-mail chamado “A Importância do Perdão”, que conta um caso interessante, e que vou resumir, pois muitos já devem conhecê-lo. Ressalto que inseri poucas observações ao texto original, do qual desconheço o autor.
Trata-se da história de um menino de oito anos que se sentiu humilhado por um coleguinha de escola. Chegando a casa, comentou o fato com o pai que lhe propôs o que seria uma espécie de desabafo e até certa vingança.
Diz-lhe o pai:
- Filho, aqui está um saco cheio de carvão. Faça de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é do seu amiguinho e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.
O menino achou que seria uma brincadeira divertida e foi em frente. O varal com a camisa estava longe e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe se aproxima e lhe pergunta:
- Como se sente agora?
- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.
- Ótimo, venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. E veio o susto! O menino só conseguia enxergar seus dentes e os olhos. O pai, então lhe diz ternamente:
- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos e atitudes, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos. É como a “Lei do Retorno”. Portanto:
* Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;
* Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;
* Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;
* Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;
* Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.
******
|