Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Reflexão para um mundo melhor
Lydio Costa Reis Filho

Resumo:
Imitar os bons é contribuir para um mundo melhor.

Reflexão para um mundo melhor – opinião meramente pessoal.


GAFANHOTO: Algo me preocupa, Mestre.

MESTRE: De que falas, Gafanhoto...!?

GAFANHOTO: Falo da inveja.

MESTRE: Mas como é isso de inveja, Gafanhoto...!?

GAFANHOTO: Ainda não sei bem, Mestre, mas tenho visto irmãos superiores a mim e procuro imitá-los, ser igual a eles.

MESTRE: Ainda não compreendi, explica melhor o quê te oprime.

GAFANHOTO: Vejo, Mestre, alguns irmãos do “Curso da Vida”, que tu nos ministras, mais aplicados e inteligentes do que eu. Isso me despertou um forte desejo de ser igual a eles ou até superá-los.

MESTRE: Ainda não compreendi, Gafanhoto, onde está a inveja que te preocupa...?

GAFANHOTO: Como ainda não compreendeste..!? Tu que levas contigo tanta sabedoria e nos ensinas a todos.

MESTRE: Engana-te, Gafanhoto, ainda não sou o mestre que julgas que sou. Para mestre ainda tenho muito a caminhar. O “Curso da Vida” é somente mais um trecho da caminhada, outros ainda terei por vencer. Sou o mais necessitado de sabedoria entre todos, por isso estamos juntos sempre a essa hora todos os dias. Não refletiste bem ao me responder.

GAFANHOTO: Mas essa resposta que me deste já te revela Mestre, e sei que tu podes compreender a inveja que me invade, embora não a tenhas e jamais a tenhas sentido em toda tua vida.

MESTRE: Sim, meu pequeno Gafanhoto, compreendo muito bem o sentimento que levas contigo ao buscar ser igual aos melhores de teus irmãos. Só não o qualifico como inveja.

GAFANHOTO: Então me podes ajudar.

MESTRE: Sim, posso ajudar-te, mas não a tirar esse sentimento que te invade, antes te impulsiona para amanhã ser melhor do que és hoje.

GAFANHOTO: Confundes minha cabeça, Mestre. Sempre ouvi falar que o sentimento da inveja é desejar ser igual aos irmãos, desejar possuir o que possuem de melhor, e até superá-los.

MESTRE: Engana-te novamente, pequenina criança. Um dos mais nobres sentimentos que tu podes nutrir é exatamente o desejo de te igualares aos melhores, e imitá-los, de possuíres o que eles possuem, e mesmo superá-los.

GAFANHOTO: Contrarias novamente tudo o que tenho ouvido em toda a minha vida sobre a inveja.

MESTRE: Nobre menino, desejar sabedoria e meios de aplainar o caminho que tens de trilhar nesta vida, nunca há de ser ruim, antes buscas aperfeiçoar-te para o convívio com teus irmãos. Nem as riquezas materiais que eles possuem é mau desejar, isto não é contrário à realização humana.

GAFANHOTO: Podes explicar melhor, Mestre, essa definição que dás da inveja...?

MESTRE: Percebe tu..., o que tens não é o sentimento da inveja, mas sim o desejo de te enriqueceres ainda mais o espírito, e isto não é mau.

GAFANHOTO: Começo a compreender melhor.

MESTRE: Entenderás melhor agora. Faço-te algumas perguntas: aborreces por veres superioridade em teus irmãos...? Entristeces por veres mais sabedoria neles...? Te oprimes por vê-los felizes e ver as riquezas e os bens materiais que possuem...?

GAFANHOTO: Não, antes alegra-me.

MESTRE: Então pobre menino, não estás invadido por um mau sentimento. A inveja, sim, é um sentimento mau e nocivo, invade todo o nosso ser quando nos entristecemos com a felicidade do irmão; quando o sucesso que eles ostentam nos oprime; quando sentimos tristeza diante da alegria e bem-estar do outro.

GAFANHOTO: Sim, compreendo bem isso.

MESTRE: Se sentires assim, aí estarás dominado por um dos sentimentos mais nocivo e pútrido da natureza humana, um cancro da alma. Procura sempre livrar-te dele, pois quem o cultiva, estará alimentando a plena derrocada da alma. Cada irmão que cultivar a inveja estará certamente cultivando a própria infelicidade. Pergunto-te novamente, compreendes bem isso, minha criança amada?

GAFANHOTO: Sim, Mestre, agora compreendo bem, tão bem que a partir desse momento me esforçarei para me igualar a ti, ou mesmo superá-lo. O mundo precisa multiplicar sábios como tu, buscarei ser um deles para o bem das gerações atual e vindoura da raça humana.

MESTRE: Vejo que agora estás bem. Então vai, mantém-te firme nesse propósito, procura sempre imitar os bons e os felizes e estarás contribuindo para um mundo melhor e mais feliz.

GAFANHOTO: Com todas as minhas forças procurarei seguir teu conselho.

Moral adequada: Espelhar-se nos bons levará a um mundo melhor.


Biografia:
Sou apenas um aposentado. Gosto de pensar a vida, a natureza, o Universo, simplesmente gosto de pensar e jogar o que penso no papel.
Número de vezes que este texto foi lido: 52825


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Reflexão para um mundo melhor Lydio Costa Reis Filho
Crônicas Língua ferina Lydio Costa Reis Filho
Crônicas É a indiferença um sentimento...? Lydio Costa Reis Filho


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69080 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57978 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57632 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55903 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55222 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55199 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55082 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54961 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54945 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54935 Visitas

Páginas: Próxima Última