Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Asa Delta
Graziela Souza

Minha impulsividade é meu antídoto contra a morbidez. Meus movimentos bruscos, inesperados e as vezes estúpidos, servem para ir contra a minha tendência sutil e determinada de estagnar no nada das coisas.

As melhores mudanças que aconteceram na minha vida, os períodos de maior diversidade e riqueza de experiências não foram planejados. Foram quando eu me atirava em situações improvisadas.

Assim com foi meu pulo de asa delta quando eu tinha 19 anos.
Subi com minha prima querida a pedra da Gávea para encontrar dois instrutores que pulariam conosco. Um para cada uma de nós.

Ao chegarmos lá em cima, enquanto meu camarada punha se a conversar com coleguinhas de salto que acabara de encontrar, o professor dela dava mil instruções do que ela deveria fazer para tudo dar certo. Passos para lá, corridinha pra cá, etc.

Ela repetia as informações com rapidez, entendendo tudo, prontinha para saltar. Para mim aquilo mais pareceu uma aula de física depois ter faltado da escola o semestre inteiro. Portanto, naqueles 5 minutos antes de pular, encarei a minha morte como a mais óbvia tendência. Eu não entendi nada, e quem ia pular comigo não estava tão preocupado com isso.

Chega de papo. Chegada a hora de pularmos, meu mestre do vôo deu 3 instruções:
- Veste esta roupa, depois corre junto comigo, depois salta.

Ele nem olhou na minha cara.

Lá fomos nós: demos a corridinha na rampa e..........uau!!!! Não sabia que ele ia dar uma pirueta... será que vai ficar mais caro?

Ainda bem que ele não me deu grandes dicas. Ainda bem que ele não mencionou nada sobre as cambalhotas no ar. Foi lindo, foi inesquecível, mas nunca mais vou repetir.

Adorei a experiência, mas hoje não sou mais a mesma. Fui ficando mais medrosa com o tempo. Mais cautelosa também.

Mas assim foi minha vida até hoje: quase nada foi planejado.
Meus filhos, meu casamento, minhas viagens. As decisões mais importantes tem sido feitas de sopetão.

Eu admiro quem planeja. Adoro o Amir Klink e sua paixão por planejamento. Adoro ver as pessoas que falam:   - - Sim, daqui a dois anos, vamos ter um filho.
Acho maduro, consciente, cauteloso, desde que não seja uma desculpa para acobertar o medo de realizar.
No meu caso, o excesso de medo me paralisava e se planejasse muito, eu não fazia, não decidia, não ia. Ficava a deriva.

Esse padrão ainda ocorre, mas hoje lido melhor com o ritmo devagar das coisas que não são imediatas como um interruptor que acende a luz em 1 segundo. Hoje eu curto mais os passos que são dados um de cada vez. As pequenas tarefas que são cumpridas uma após a outra como tijolos que são colocados um em cima do outro, formando uma bela construção que só será visualizada algum tempo depois.

Tento hoje celebrar cada tijolo e curtir o ritmo mais lento, o crescimento gradual, o realizar de pequenos feitos.

blog do livro "Viagens de uma psicóloga em crise" www.viagensdeumapsicologaemcrise.blogspot.com



Biografia:
Nasci numa noite gelada de inverno de 1976 em Campinas. Minha mãe tinha uma das pernas quebradas e urrava de dor. Chegamos ao hospital mas não conseguimos esperar até a sala de parto. Nasci na cama do quarto, pulando num salto para fora de minha mãe. Cresci no meio de 3 meninos, competindo o tempo todo, querendo ser a mais forte, mais inteligente e mais engraçada. Na verdade não aceitava ser a única menina e me sentia extremamente só. Na adolescência viajei muito, fiz vários intercâmbios internacionais, querendo conhecer novas culturas e modos de viver. Talvez eu também quissese fugir um pouco daquela solidão que me assombrava sem motivos óbvios. Estudei psicologia e hoje dou palestras sobre temas relativos ao desenvolvimento pessoal. Acabei de escrever também meu primeiro livro chamado "Viagens de uma psicóloga em crise".
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Biografias Asa Delta Graziela Souza


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69014 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57922 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57557 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55839 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55117 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55068 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54955 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54896 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54818 Visitas

Páginas: Próxima Última