Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AQUARELA: VÔ LINO
Tânia Du Bois

Em qualquer hora do dia paro para olhar a aquarela com a caricatura do vô Lino, pintada em 1920, e que nos faz companhia no escritório do apartamento. Vêm as recordações... Paro no tempo e busco revê-lo na pescaria, onde a paz, o silêncio e o prazer de estar sentado numa caixa de cerveja Gaúcha, na beira do rio, expressa a sua alegria e a beleza do seu viver. Nas palavras de sua bisneta, Marina Du Bois, “Não importa como ele tenha sido conhecido até agora, ele nos reencaminha suas experiências e lembranças...”
     O pintor produziu a sua identificação através dos traços e cores, recontando passagens desconhecidas por nós. Ao retratá-lo, derrubou a escuridão e lançou luzes sobre uma vida autêntica, desvelando o lado que talvez só ele tenha vivido.
     Considerando que os “poucos” familiares que ainda vivem estão em idade avançada, pergunto quem deles se lembrará daquela paisagem como obra “viva”? Então, penso em Carpinejar que escreveu: ”Será que o domingo e o esquecimento / são dias iguais?” E, em meio a tantas lembranças em desordem, só consigo ver o tempo passar e sentir a amargura de a memória ser tão frágil e desleal.
     Hoje, venço a saudade e, naquela aquarela, consigo ver o seu sorriso e guardá-lo no meu viver, porque estou aprendendo a cultivar, sem alarde ou sofrimento, o desejo do coração. Pedro Du Bois, seu neto, expressa: “... Não tenho suas mãos sobre as minhas / nem sobre a minha cabeça; //... apenas alguns pontos na paisagem. //... Nela o tempo não ventava, / nem a tempestade caía. //... na vida e na morte, //... sua memória libertada / para reviver a vida / na repetição das lembranças.”
     Ao fazer a releitura da aquarela, consigo conversar com ela, num momento especial em que os olhos iluminam a imagem do rio em gesto de audaz pescador. Tomo-a nas mãos e sinto a história dizer, o vento soprar, a dúvida pairar e a saudade murmurar o seu nome: vô Lino.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61644


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O BELO É SENTIR O HOJE Tânia Du Bois
Artigos Mestre BEZ BATTI: TRADUZINDO A ASPEREZA DA PEDRA Tânia Du Bois
Artigos O SIGNIFICANTE EM CARMEM PRESOTTO Tânia Du Bois
Crônicas “O QUE VALE É A AMIZADE” Tânia Du Bois
Artigos O TEMPO NÃO APAGOU Tânia Du Bois
Artigos A CIDADE DE JOÃO NINGUÉM Tânia Du Bois
Artigos O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? Tânia Du Bois
Artigos COMO O AVULSO DAS LUZES DO SOL Tânia Du Bois
Artigos ERA UMA VEZ... O UNIVERSO DA IMAGINAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos PORTAS ABERTAS Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 331 até 340 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
O BEBÊ NOMOFÓBICO - benedito morais de carvalho (benê 45 Visitas
O BEBÊ NOMOFÓBICO - benedito morais de carvalho (benê 41 Visitas
Brincadeira do Apito - Jaid Antonio Ribeiro Waishaupt 39 Visitas
O BEBÊ NOMOFÓBICO - benedito morais de carvalho (benê 35 Visitas
Só Minha - Kedson Cabral 15 Visitas
Programa nacional de proteção dos direitos - Alexandre Triches 9 Visitas
Sobre os limites da passividade - Cláudio Thomás Bornstein 0 Visitas

Páginas: Primeira Anterior