Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Psitacismo ministerial
Palavreado vazio e abundante; loquacidade, verborreia
Alexandru Solomon

Resumo:
Ao proferir prognósticos róseos, despertaria otimismo na população e o famoso "espírito animal" dos empresários abandonaria os zoológicos e viria habitar entre nós.

O político francês Jean-Pierre Chevènement um dos fundadores do Partido Socialista ao preconizar a disciplina dentro de um governo, tornou-se famoso por proferir essa obviedade: "Un ministre ça ferme sa gueule, si ça veut l'ouvrir, ça démissionne" – Um ministro cala o bico e se quiser abri-lo, que demissione. Naturalmente, estava se referindo a eventuais discursos discordantes da política do governo de plantão, integrado pelo ministro verborragicamente discordante.
Obviamente, ele não incluiu na categoria do "Por que não te calas", ministros loquazes como Edison Lobão e Guido Mantega.
O Excelentíssimo Ministro da Fazenda deve possuir um credo dúplice. Por um lado acredita que seus discursos tem o poder das profecias auto-realizáveis. Ao proferir prognósticos róseos, despertaria otimismo na população e o famoso "espírito animal" dos empresários abandonaria os zoológicos e viria habitar entre nós. Por outro lado, acredita que trata com uma população desprovida de memória, incapaz de se lembrar dos números (otimistas), que infelizmente não resistem ao choque da realidade; sua especialidade são as projeções irreais do crescimento do nosso PIB, apimentadas de "APOSTAS" – sempre perdidas. Não vale a pena recapitulá-las. Talvez fosse o caso de citar apenas uma. Enquanto projetava um cresimento do PIB da ordem de 3-4% trombou com uma projeção de analistas de um banco que limitavam esse crescimento a 1,5%. Tratou aquilo como uma "piada". No momento, a última projeção de Sua Excelência parece convergir para a "piada".

A incontinência verbal vai mais longe. No Estadão de 16/9 (B1), ele vai além das atas herméticas do BC e declara que não será necessário o BC elevar os juros no ano que vem. Isso até poderá acontecer, mas talvez fosse mais adequado ler isso nas entrelinhas das tais atas. Se não, para quê ter BC?
Na entrevista ao Jornal (B3), ele resolve colocar um "fato relevante" afirmando que a Petrobrás terá lucro este ano, que será de dezenas de milhões de reais. Dependendo do número de dezenas – um resultado pífio, pelo jeito, não bastou a declaração da presidenta da Petrobrás.
Na sua investida contra os juros altos dos cartões de crédito, ele se manifesta no mais puro estilo Kirchnerista. "Se nós estamos preocupados, é bom que os bancos também se preocupem. Temos agido dentro da lei. Desde 2003 não violamos nenhum contrato". Estaria Sua Excelência cansada dessa prática do respeito ao tal "pacta sunt servanda"? Sem contar que esses juros altos são suportados, em geral, por aqueles que – empurrados pela pressão por aumento do crédito – não encontram mais nenhuma alternativa para financiar suas dívidas. Os juros são realmente terríveis, mas qual é a proporção das "vitimas"?
Com referência à extensão da desoneração da folha, sua Excelência acerta quando diz que haverá um efeito benéfico sobre a inflação, no entanto parece se esquecer do aumento do buraco da Previdência, que será coberto pelo Tesouro. O Tesouro não é uma entidade abstrata, situada em Marte; para cobrir o tal buraco terá de emitir dívida ou moeda. Se o custo da bondade for superior aos R$ 15 bi do orçamento, haverá um problema. A outra bondade – a da depreciação acelerada será um verdadeiro benefício, salvo para as empresas que operam no vermelho.
Finalmente, adverte "o mundo" que tome cuidado, pois aqui o dólar flutuará no sentido determinado pelo "nosso time". O custo desse heroísmo não entra na conta.
É dificil, numa conjuntura tensa, deixar de se pronunciar, mas, ministro, fique na simples adjetivação. Pode ser vago, mas faz bem à reputação.


Biografia:
Alexandru Solomon nasceu em Bucareste (1943), mas vive no Brasil desde os 17 anos. Ao lado de uma sólida carreira empresarial, de uns tempos para cá passou a se dedicar a uma nova paixão: a literatura. Através da sua escrita nunca deixa o leitor indiferente.
Autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus`, ´Bucareste` (contos e crônicas) e ´Plataforma G`, além de vários prêmios nacionais e internacionais por sua escrita.
http://blogdoalexandrusolomon.blog.terra.com.br

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Cartas Premio Il Convivio Alexandru Solomon
Artigos Plus ça change... Alexandru Solomon
Artigos E as urnas falaram Alexandru Solomon
Crônicas Ababurtinogamerontes à espera de Voronca Alexandru Solomon
Poesias Como sou Alexandru Solomon
Poesias Pessimismo Alexandru Solomon
Frases Frases famosas Alexandru Solomon
Frases Incentivos, todos queremos. Alexandru Solomon
Artigos Refrescando a memória. Alexandru Solomon
Frases Políticos sem bastão Alexandru Solomon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69006 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56755 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55097 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55043 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54932 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54883 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54805 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54790 Visitas

Páginas: Próxima Última