Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Psicanálise, Você sabe o que é?
www.meupsicanalista.zip.net
Dr.Valdeci des Saints

Resumo:
Entrevista com Dr.Valdeci des Saints publicada no jornal Folha de Irati.

PSICANÁLISE, VOCÊ SABE O QUE É?

Autoconhecimento, equilíbrio e controle em primeiro lugar

É muito fácil de confundir a psicologia, psicanálise e psiquiatria. Pois bem, a maioria das pessoas não sabe quais as funções exatas dessas áreas e, quando acham que precisam de algum tipo de ajuda, não sabem quem procurar. Cada um desses profissionais possui um papel de trabalhar com a cabeça.

A psicologia está relacionada ao comportamento e o consciente humano e é exercida por pessoas que são graduadas na área. Já a psiquiatria é uma especialização da medicina para trabalhar com a cabeça. E a psicanálise que trabalha com o inconsciente, por sua vez, exige que antes o profissional tenha qualquer curso de graduação para poder realizar essa especialização, não sendo necessariamente ligado às áreas de “psique”.

QUEM PRECISA DE UM PSICANALISTA?

O psicanalista, Valdeci des Saints, membro da sociedade brasileira de Filosofia e Psicanálise, conta que como a psicanálise trabalha com ações mais profundas, ou seja, o inconsciente, primeiro o profissional precisa de um autocontrole. “Deve aprender a se conhecer, encontrar o próprio equilíbrio para que possa trabalhar com as outras pessoas”, explica des Saintes.

Um tabu que precisa ser quebrado, eliminado é que só se procura um profissional dessa área quando a pessoa está com sintomas de depressão ou crendo que está na loucura. “Isso não é verdade. Todas as pessoas que desejam conscientizar-se e compreender o sentido inconsciente de suas ações e sentimentos podem tratar-se com esse profissional”, afirma o psicanalista.

Mas claro que como a técnica implica na análise de uma pessoa, a psicanálise é, segundo des Saints, indicada também a quem apresenta estresse, sentimento de culpa, tristeza, medos, crises de ansiedade, problemas sexuais, pânico, entre outros vários sintomas.

Algo que é de grande importância na psicanálise é que não há o uso de medicamentos, ou seja, substâncias químicas para amenizar algum tipo de dificuldade. Quem tem a licença para medicar é o psiquiatra que antes de tudo, é um médico também.

“O trabalho do psicanalista é também enxergar o que o paciente não vê nele mesmo ou na sua situação”, salienta Valdeci des Saints. Um exemplo clássico citado por ele é a depressão em que o paciente diz o que acha que originou a doença, mas que, muitas vezes, realmente não é, pois a maioria das ações são regidas pelo inconsciente.

Muitas pessoas, como o psicanalista relata, têm muito medo ou receio do que uma pessoa de fora vá falar dela. “O profissional analisa a situação, mas nunca indica caminhos para o paciente. Porém, aponta opções para que ele mesmo escolha. E quem está habilitado para isto é o psicanalista”.

Quanto aos resultados de um tratamento, o que se espera é uma maior compreensão das ações e sentimentos do paciente para que consiga o autoconhecimento e controle, segundo des Saints. “De posse de uma maior compreensão a respeito de si mesmo, a pessoa tenderá a viver de forma mais consciente, agindo em favor de uma melhor qualidade de vida para si e reduzindo, em grande parte, a manifestação dos sintomas antes vivenciados”.

Fernanda Santos - Folha de Irati - Pr


Biografia:
www.meupsicanalista.zip.net
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Corporativo Psicanálise, Você sabe o que é? Dr.Valdeci des Saints


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56744 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55075 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55006 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54882 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54871 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54774 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54737 Visitas

Páginas: Próxima Última