Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Em plena TPL
Crônica do livro Bucareste
Alexandru Solomon

Resumo:
Às vezes há invasões multidisciplinares, outras vezes serão xiboletes cujo entendimento ratifica, melhor que uma carteira de sócio, que fulano é integrante de determinado grupo. Exemplos?

Ah, essas siglas! Já repararam como ficou praticamente impossível manter um diálogo, sem que, inopinadamente, esse inimigo oculto ataque? Muitas vezes nem reparamos, tamanho é o poder desses atalhos do pensamento. Em várias profissões, por preguiça, instados pela pressa, ou querendo ostentar um saber superior, por obra dos participantes dessas confrarias, as malsinadas letrinhas se fazem presentes. Não há quem escape. Às vezes há invasões multidisciplinares, outras vezes serão xiboletes cujo entendimento ratifica, melhor que uma carteira de sócio, que fulano é integrante de determinado grupo. Exemplos? Nada mais fácil: “Ao constatar que o GPS forneceu uma informação incorreta, teve um AVC”.“ O HDL em níveis satisfatórios garante um ECG normal” . “A falta SOX comprometeu o IPO”. E por aí, vai.
Já que é impossível combater esse poderoso inimigo, resolvi aderir.
Todos sabem o que é TPM, e se não souberem, não contem comigo para explicar. Nesses últimos dias tenho padecido de TPL. Explico — por tratar-se de sigla razoavelmente nova. Trata-se nada mais, nada menos que de Tensão Pré-Lançamento. Depois de vários meses, conclui mais um volume de contos. Para que não seja identificado, usarei... uma sigla: DV . Com a proximidade do lançamento do DV, a tal TPL passou a infernizar-me a vida. Por que a angústia? Para encontrar a explicação, basta passar por uma livraria e divisar as estantes cheias de “concorrentes”. Sendo “otimista com restrições”, já imagino meu livro perdido no meio daquele mar de capas tentadoras. Por qual mágica, o leitor desavisado irá apanhá-lo, folheá-lo, adquiri-lo? Supondo uma total igualdade de condições, seria apenas um fenômeno estatístico. Se há 100 títulos, a probabilidade de o DV ( é tão mais cômodo usar a sigla, não? — e eu que me insurgi contra essa prática!) ser escolhido gira em torno de um por cento. Para que TPL?
Em primeiro lugar, algumas obras vêm precedidas de críticas, resenhas, comentários ou até dispensam esse aparato, por pertencerem à aristocracia livresca. O enésimo Harry Potter já era desejado antes de ser lançado.
Em segundo lugar, quem disse que o DV (já não peço mais desculpas) estará presente nas estantes das livrarias? Trata-se de empresas, cujo objetivo primordial é vender. Para tanto, colocam os best-sellers com muito mais destaque que outros, cuja fama ainda – otimismo, otimismo! — não se firmou. O livreiro é antes de mais nada um homo economicus. Por causa disso, aceitará o canto de sereia de um distribuidor, tão ou mais homo economicus, .e salvo honrosas exceções, não pretenderá aumentar a entropia do Universo, leia-se: esquentar a cabeça com desconhecidos, podendo fornecer obras de autores consagrados.
Em terceiro lugar, supondo que os obstáculos anteriores tenham sido superados, fruto da sorte ou da teimosia, imagine, caro leitor, onde colocarão meu DV? Quem disser: na terceira estante de cima para baixo na quarta fileira do fundo tem uma chance enorme de aceitar. Só estará errado caso a livraria seja bem pequena.
Desde quando um leitor desavisado irá colocar em risco sua preciosa coluna vertebral, praticar gestos de contorcionista para localizar e extrair da massa empoeirada a pepita mágica? Ah sim! É preciso lembrar que a corajosa editora que publicou o DV — e que se tornará uma unanimidade, após o DV estourar em vendas — não é uma celebridade... ainda. Duro ser apenas uma Companhia das Letras... minúsculas!
O evento que, se não mudará o curso da história, ao menos, terá o mérito de aplainar o caminho rumo à fama — do DV e do seu autor — é o lançamento. Por sorte, o patrocinador do evento, o ****** é conhecido, mas será isso suficiente? A exemplo de um banco que constitui sua PDD, provisão para devedores duvidosos — melhor traduzir—, terei de arbitrar uma PCR (provisão para convidados relapsos)? O sonho dourado do autor é ver dezenas, centenas, um exército de convidados acotovelarem-se no evento, prenúncio do que serão os dias subseqüentes, na tentativa de conseguir um exemplar autografado. Com a aproximação da grande noite, a emoção aumenta. O fantasma de um salão vazio tira-me o sono. Sei que essa hipótese é absurda, mas o “otimista com restrições” tem seus momentos de pessimismo agudo. O que sucederá no dia D? E depois?


Biografia:
Alexandru Solomon, empresário, escritor. Formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus` (Ed. Totalidade), ´Bucareste` e ´Plataforma G` (Ed. Letraviva). Livrarias: Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Cultura (www.livrariacultura.com.br), Loyola (www.livrarialoyola.com.br), Letraviva (www.letraviva.com.br). | E-mail do autor: asolo@alexandru.com.br

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Cartas Premio Il Convivio Alexandru Solomon
Artigos Plus ça change... Alexandru Solomon
Artigos E as urnas falaram Alexandru Solomon
Crônicas Ababurtinogamerontes à espera de Voronca Alexandru Solomon
Poesias Como sou Alexandru Solomon
Poesias Pessimismo Alexandru Solomon
Frases Frases famosas Alexandru Solomon
Frases Incentivos, todos queremos. Alexandru Solomon
Artigos Refrescando a memória. Alexandru Solomon
Frases Políticos sem bastão Alexandru Solomon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55835 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55111 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54942 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54889 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54815 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54805 Visitas

Páginas: Próxima Última