Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
“O LIVRO das METADES DO JOÃO”
Tânia Du Bois

O Livro das Metades do João é o livro infantil escrito por João dos Santos, quanto tinha entre 6 e 7 anos de idade. João Albuquerque dos Santos, nordestino de Fortaleza, nascido em 1993.
    Segundo seu pai, Fabiano dos Santos, também escritor, “João gosta tanto de desenhar que, às vezes, penso que foi ele próprio que se desenhou quando ainda morava na barriga da sua mãe. Parece que nasceu com um lápis de cor na mão e com ele foi crescendo e desenhando o mundo”.
     O livro nasceu quando João, ainda pequeno, mostrou ao seu pai os desenhos das metades, inspirados nas descontraídas tramas da vida, ”do mundo que mora dentro da sua cabeça e do mundo que mora fora do seu corpo”. Fruto da sua imaginação, criou com descontração, e de acordo com o espírito da idade, verdadeiros mimos da alma transformados em desenhos.
      O livro é interessante e diferente. Os desenhos, trabalhados com traços precisos do seu mundo infantil, onde mostra as metades criança de João e as metades “fora do corpo”, que brinca com as metades do escritor.
     O livro tem ritmo iluminado. O menos é mais, porque traz movimentos com palavras marcantes, como seu espírito. É surpreendentemente criativo e atrativo:

“Sou a metade feliz / sou a metade triste // Sou a metade nu / sou a metade vestido // sou a metade sem olho / sou a metade com olho // sou a metade acordado / sou a metade dormindo // sou a metade com osso / sou a metade sem osso // Sou a metade
dia / sou a metade noite // sou a metade água / sou a metade fogo // Sou a metade
viva / sou a metade morta //Sou a metade pedra / sou a metade areia // Sou a metade bicho / sou a metade homem // sou a metade flor / sou a metade gente // sou a metade negro / sou a metade branco...”

    E a educadora Luíza de Teodoro declarou: “o grande santo João, contou-nos o novo mundo e o novo homem. Ainda pequeno João nos mostra agora, o que a infância pode ver do que somos. Bendito sejas João dos Santos”.
      Para comemorar a passagem do dia das crianças, nada melhor do que apresentar João que, com um lápis de cor, foi desenhando o mundo, onde as leitoras Júlia e Luísa habitam: o mundo da imaginação.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61646


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O BELO É SENTIR O HOJE Tânia Du Bois
Artigos Mestre BEZ BATTI: TRADUZINDO A ASPEREZA DA PEDRA Tânia Du Bois
Artigos O SIGNIFICANTE EM CARMEM PRESOTTO Tânia Du Bois
Crônicas “O QUE VALE É A AMIZADE” Tânia Du Bois
Artigos O TEMPO NÃO APAGOU Tânia Du Bois
Artigos A CIDADE DE JOÃO NINGUÉM Tânia Du Bois
Artigos O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? Tânia Du Bois
Artigos COMO O AVULSO DAS LUZES DO SOL Tânia Du Bois
Artigos ERA UMA VEZ... O UNIVERSO DA IMAGINAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos PORTAS ABERTAS Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 331 até 340 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
ÁGUA DOCE - Alexsandre Soares de Lima 61639 Visitas
SEGURAMENTE EU AMO - Alexsandre Soares de Lima 61639 Visitas
CHEGUE MAIS PERTO - Alexsandre Soares de Lima 61639 Visitas
REFAÇA! INSISTA! - Alexsandre Soares de Lima 61639 Visitas
Armar - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 61639 Visitas
Gritar - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 61639 Visitas
Afaga - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 61639 Visitas
O Sistema prisional Brasileiro e seus efeitos no século XXI - Michael Sinush 61639 Visitas
Findo - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 61639 Visitas
o escuro dos olhos dela - Bernardo Felipe Rotiroti 61639 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última