O CACHORRO QUE APRENDEU A AMAR
Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem! Mas é verdade? Bem, vou tentar responder com um conto.
Petúnio era um cão amarelo e preto. Horrível, segundo ele próprio! Desde pequeno sentia-se muito sozinho e não se misturava com os outros cães. A vida para ele era monótona, mas se contentava com isso. Tentou conquistar lindas cachorras, mas não conseguiu. Achou que iria ficar toda vida sozinho e ir para um cachórromo, quando ficasse velho! Labutava, labutava, mas não achava a razão de seus infortúnios.
Entre os bichos, ele era o que mais lia! Queria achar a chave para sua vida! Tentara várias religiões, mas sem sucesso! Que maçada! Nunca conseguia sair do seu mundinho. Tentara fazer amizades, mas não conseguia! Com o tempo ficou parecendo um patuscão! Todo flácido e antipático! – Au, au, au, e foi diminuindo seu latido! Parecia que ia morrer e ir para o céu dos cachorros!
Uma formiga ululante um dia chegou aos seus ouvidos e falou: - Você precisa amar! Ame quem for que seja! Mas ame! Não siga o exemplo dos outros, mas ame!
O cão ficou esbaforido. Teria que começar a amar, pois já tinha quinze anos de vida e logo teria que ir para outro mundo! Uma idéia veio-lhe à mente: abriu uma escola onde a única lição era amar o seu próximo. Ele era o professor-mór! Eis um retrato de suas aulas: hoje vamos amar nossos inimigos, chamaremos eles à nossa frente e lhe diremos que nós o amamos. Puxa, como era difícil amar o inimigo. Era preciso se despojar do seu orgulho próprio, da sua arrogância, será que valeria a pena? Quando ele pensava assim, o seu mundinho parece que ia desabar! Aos poucos, o cão fez como aquele doente que está na UTI mas se agarra a vida! Ou seja, ele queria tentar tudo, antes que fosse tarde demais. Ele resolveu fazer do amor a sua bandeira de luta! De tanto ensinar a amar, ele compreendeu que podia fazer e viver num mundo melhor e acabar com a violência! Puxa, que felicidade, dizia, vou mostrar ao homem que nós estamos muito à frente quando amamos!
Passaram-se os anos e numa bela manhã de sol, ele faleceu. Ao redor de sua cama estavam vários cães que vieram lhe prestar sua última homenagem! Uma lágrima escorria de seus olhos! Conseguira o que queria. Todos os cães eram finalmente, felizes!
|