Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
o vagalume sonhador
sonhos que confundem quem somos
fernando pereira santos

Resumo:
tratase de um criança que naõ sabia se era um vagalume que sonhara que era uma criança ,ou um vagalume que não sabia que era uma criamça que sonhara que era um vagalume .

UM VAGALUME SEM LUZ
                  
Deu-se em uma cidadezinha chamada Luzopotania.
Lá existe um garotinho chamado Wesley, com apenas 7 anos, uma criança esperta e inteligente. Uma criança quase normal ia à escola, tinha seus amiguinhos e uma família normal. Como todas as outras.
Então, o que tem de tão especial neste garoto Eu mesmo e respondo...
Ele é meu filho, só que ele tem sonhos estranhos. O mais engraçado é que um dia desses ele veio me contar um de seus sonhos. Mas acontece que eu já tive esse sonho e não cheguei a comentar com ninguém.


No relógio marcava 09h00min, Wesley vá se deitar, já esta na hora de dormir.
E ele obedece e vai se deitar e então adormece.
Em seu sonho Wesley acorda, e então percebe que não está em seu quarto e nem é mesmo um menino, mas sim um Vaga-lume e então se desespera e começa a gritar.
_Socorro! Socorro! Papai me ajude, aconteceu alguma coisa comigo então seu pai aparece correndo desesperado.
Filhinho, o que esta acontecendo?
Porque estes gritos? Meu filhinho meu vagalumizinho preferido do papai.
Vá vá vá vá o que perguntou o vagalumizinho.
Filho, calma você só teve um pesadelo, vá se arrumar porque você tem que ir para escola e já estamos atrasado.
Mas papai ainda é noite?
Então já estamos atrasados.
Então o vagalumisinho não sabia se era um vaga-lume que sonhou que era humano ou um humano que sonhou que era um vaga-lume.
Ele junta seu material e o pai o leva para a escola, no caminho ele começa observar em sua volta, então se dá conta de na verdade ele é um vaga-lume que sonhara que era humano e na escola ele encontra seus amigos vaga-lumes.
Só que ele e seus amigos tinham certa inimizade com certo vaga-lume chamado Smitt; é que ele se achava o tal, o mais inteligente, o mais experto, o mais bonito, e por incrível que pareça achava que sua luz brilhava mais do que dos outros, isto na cabeça dele.
Então com sua persuasão, ele tinha certa facilidade para confundir e persuadir os vaga-lumes de mente mais fraca. Ele começou a engana-los dizendo que se fornecessem suas luzes para ele, mais só por um curto tempo iria os proteger dos outros e ao devolver sua luz eles ficariam iguais a ele e, os inocentes assim o faziam e a cada luz que ele conseguia ficava mais luminoso e mais grande e mais forte. Com o passar dos anos começou a formar um exercito de servos e os outros que não queriam dar sua luz ele tomava na marra.
Ate o Wesley não conseguido escapar dessa, ele passou a dominar aquele lugar mais era muito carrasco. Quando nascia um outro vaga-lume dizia:      _A luz dele é minha por direito adquirido, já que o pai não tem luz própria o filho bastardo não precisa ter também.
Então passou tempos e os coitados dos vaga-lumes formaram uma cidade chamada escuridão, mais não sabiam o que fazer, pois a noite ficava tão escura, tão escura que não se via nem um fio de cabelo nem se fosse loiro.
Fizeram uma reunião para conversar com o que tinha luz própria para que por gentileza pudesse se der um pouco de sua luz, pelo menos à noite, porque sem luz como eles conseguiriam acasalar e ter filhos para poderem dar a luz ao Todo Poderoso.      Então o que tem luz própria pensou e pensou e disse:
_Eu vou seder a luz antes que todos vocês morram e o que seria de mim sem recarregar minhas pilhas não é mesmo.     Há há há, ele riu.
Mas não se iludam a uma condição, vocês vão ter que pagar por ela.
_Mas que absurdo, disse o sem luz, não é essa mesma luz que o senhor arrancou de nós e de nossos antepassados, e por essa mesma luz é que o senhor está vivo até hoje!
_Não, não, não, eu não tomei luz nenhuma. Foram vocês mesmos que me deram, e de lá para cá eu só fui administrando.
Então sem alternativa o coitado do sem luz concordou, pois não tinham alternativas e eles já estavam ficando velhos e em curto tempo eles não poderiam acasalar mais. Então concordaram.
Está bem, o senhor ganhou. Quanto o senhor quer pela luz?
Então o brilhante reluzente que chegava ofuscar os olhos disse, eu sedo a luz à noite com uma condição. Que vocês trabalhem na lavoura de dia e aí eu sedo a luz e ainda pago uns trocados para que voes possam comprar no meu mercado.
Mas senhor, disse o sem luz:
Nós não precisamos comprar no seu mercado porque de dia nós trabalhamos nas nossas lavouras para nós mesmos.
Há então é assim que vocês me tratam depois de tudo que eu fiz para vocês. Sem trabalho, sem luz, sem acasalamento, sem filhos, sem netos, sem bisnetos até que a morte os separe.
Há,Há,Há, sorriu o com luz própria.
Com aqueles dentes tão brilhantes que ofuscava a vista de qualquer um, então o sem luz não vendo nenhuma outra solução concordou. Passaram a trabalhar na fazenda do com luz própria. E tiveram a sua luz à noite para procriarem. Tiveram muitos filhos.
Só que com o luz própria o chefão, já pegava a luz dos pobrezinhos recém nascidos para ele e assim se passou anos e anos.
Lá naquele mundo. Mas nos sonhos daquele simples moço só tinha sido um cochilo. E foi então que em um ano Bissexto terceiro um uma noite de lua cheia nasce um vaga-lume sem luz. (absurdo, um vaga-lume sem luz) então todos ficaram assustados. Mas o que será que aconteceu, será que foi castigo, será que o Deus sol se esqueceu de nós, já não basta trabalharmos nas fazendas em troca de luz. Aquela luz que já foi nossa e agora essa nascer um vaga-lume sem luz, onde já se viu?
Isso é um dispropério, um absurdo, um, un, a sei lá.
Então a notícia se espalhou igual a faísca em tempo de seca em palha seca.
E todos ficaram sabendo do tal vaga-lume que nascera sem luz.
Então o pior aconteceu, a notícia caiu nos ouvidos do com luz própria e ele ficou muito nervoso, assustado, temeroso, apavorado, sei lá, com muito medo mesmo.
Mas todos ali que observavam ficaram abismado, o que será que um super vaga-lume tão brilhante iria ter medo de um vaga-lume sem luz e ainda recém nascido?
É que ninguém sabia da profecia, só mesmo o com luz própria porque ele, só ele já tinha vários anos luz de vida. E ao passar dos anos ele deu um jeitinho de
Consumir com as pedras de ouro sagradas que diziam que no ano bissexto terceiro e uma noite de lua cheia nasceria um vaga-lume sem luz para salvar os sem luz ,do com luz própria. (traduzindo) um sem luz própria tomaria a luz do mais brilhante dos brilhantes e devolveria aos coitados dos sem luz.
E ele sabia da profecia, por isso ele ficou tão a a apavorado.
E então ele o todo poderoso tomou logo de formar um batalhão para ir até a casa do sem luz para matá-lo e arrancar a lâmpada dele mesmo apagada.
Mas a informação vazou por um amigo da família que era soldado e ele saiu de fininho e foi logo avisar a família que o com luz queria matá-lo e arrancar a luizinha de seu filho para ele.
Então a família decidiu fugir com o filho, mas o amigo dele disse, não vai dar tempo que o único modo para que ele sobreviva é joga-lo no rio dentro de uma folha para que ele seja criado por outra família além da cachoeira, onde não chegara o domínio do com luz própria.
E então fizeram, e assim se foi o coitado do sem luz.
Passando por rios calmos, bravos, cachoeiras e até que conseguiu chegar naquele lugar onde não havia o domínio daquele que fizera todos os seus antepassados de escravos e foi então que ele foi adotado por uma família de vaga-lumes, mas que tinham luz e viviam em paz e harmonia.
Mas ninguém sabia por que ele não tinha luz.
E o levara para o mestre, o mais velho daquele lugar.
E o apresentou, e o mestre explicou toda a estória porque ele também sabia de profecia. E acalmou o coração daqueles que não entendiam e a explicação era que a luz desse pobre vaga-lume viria com o passar dos anos. E quando ele ficasse adulto a luz dele brilharia tão forte mais tão forte que ofuscaria qualquer um que queria o fazer mal.
E assim se passou anos e cada aniversário do tal vaga-lume ele ia ficando com a sua luizinha mais forte.
Mas enquanto isso na escola ele servia de riso para os coleguinhas, pois todos eles tinham luz , só ele que vivia com sua lâmpada fazendo de conta que acendia.
E o tempo continuou passando, e ele ficara podemos dizer mais normal.

Mas quando ficava bravo e se sentia ameaçado a luz dele brilhava mais forte e todos se assustavam.
Ele sentindo-se rejeitado, mais uma vez decidiu voltar para a sua terra. Subir o rio acima e descobrir por si mesma porque era diferente e então o fez. Lutou, nadou, remou e quase se afogou, mas conseguiu e la chegando em sua terra viu que seus pais já estavam velhinhos cansados de tanto trabalhar e ficou desesperado e decidiu falar com o todo poderoso. Já era assim que se chamava o com luz própria.
E quando o todo poderoso ficou sabendo que aquele vaga-lume sem luz havia voltado e agora com luz própria e ainda queria tirar satisfação com ele, quis matá-lo novamente.
Formou uma tropa de soldados, mas sabia que os soldados sem luz perderiam fácil, então decidiu dar um pouquinho de sua luz para cada um, recarregando-os.
Mas como já se passara muitos tempos apagados não ficaram totalmente recarregados, mas o todo poderoso não tinha outra escolha juntou uns milhões soldados para matar o inimigo.
Então começou a guerra de um lado um vaga-lume sozinho contra um milhão de soldados, e era faísca pra cá, faíscas para lá luzes coloridas para todos os lados, um verdadeiro fogos de artifícios, mas cada vez que o vaga-lume conseguia derrotar um, a luz do inimigo voltava para ele automaticamente.
Do mesmo modo que há séculos o todo poderoso fizera, e ele foi ficando mais forte, mais brilhante até que conseguira derrotar todos eles.
Mas ainda faltava derrotar o todo poderoso.

Já não todo poderoso assim.
Porque toda aquela luz que ele havia sido roubado dos antepassados do vaga-lume ele teve que distribuir para os soldados, só que toda aquela luz agora era do seu maior inimigo.
E agora cara a cara um com o outro, começaram a brigar e novamente houve um show de luzes no céu.
Só que as luzes chegaram bem mais longe, lá naquele lugar onde ele havia sido criado, ele estava perdendo a batalha, porque o outro apesar de não estar com cem por cento de sua força ainda era muito forte. E então o mestre, aquele mestre que também sabia da profecia decidira formar um batalhão e ir ajudar aquele que ele havia ajudado a crescer e formar aquela luzinha verde a ficar mais e mais forte. Então toda vez que ele olhava para o céu ele via uma luz avermelhada tomando conta da esverdeada. E então sem pensar mais partiram e lá chegando viram que o pobre vaga-lume quase já sem luz e o outro o todo poderoso rindo Há há há não há profecia que me vença agora então o mestre e os soldados dele juntaram todas as suas forças e deram para o pobre coitado, pois o mestre sabia que só aquele vaga-lume poderia vencer o todo poderoso.
E ele recebeu o presente dado com amor e a luz dada com amor era bem mais poderosa que a tirada sem amor e lá estava de volta os dois um com luz maravilhosa e o outro com luz comum.
E só com uma rajada sobre o todo poderosa fez com que ele tivesse uma sobrecarga e explodiu. BUM...
Toda luz que ele havia roubado voltara para os vaga-lumes que ali só observavam. Pois estavam fracos e sem luz, mas cada faísca que saía do todo poderoso atingia os vaga-lumes e eles voltaram a brilhar novamente. E todos ficaram luminosos e só o ex Todo poderoso ficou sem luz apagada. E então foi que ele teve que trabalhar nas lavouras para pagar a luz que precisava para não passar a noite no escuro porque na verdade ele morria de medo do escuro por isso que fizera algo tão macabro. Só por medo do escuro já que sua luz não brilhava muito bem à noite.
E agora estar trabalhando ele tinha luz para não dormir no escuro, mas tinha que pagar por ela.
Foi que em uma noite qualquer ele deitou-se e pegou no sono profundo e dormiu naquele mundo tão estranho e como se fosse um piscar de olhos ele acordou assustado e percebeu que algo estava errado com ele. Não era mais um vaga-lume mas um humano que tinha sonhado que era um vaga-lume então começa a ouvir gritos vindo do quarto ao seu lado e chegando lá ele vê que quem estava gritando era seu filho e pergunta o que foi que aconteceu, porque esses gritos, ele responde.
Papai é que eu tive um sonho estranho, então ele entende tudo e abraça seu filho e diz:
_Calma, meu filho querido, foi só um pesadelo.
Papai está aqui.


Fim



                                      
                                        




FERNANDO PEREIRA SANTOS








                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    





UM VAGALUME
SEM LUZ


Biografia:
-

Este texto é administrado por: fernando pereira santos
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Poesias nen tudo e o que parece fernando pereira santos
Poesias o vagalume sonhador fernando pereira santos


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69058 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57959 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57604 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55876 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55184 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55134 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55013 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54930 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54887 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54871 Visitas

Páginas: Próxima Última