A AMBIÇÃO MOVE O MUNDO
Não fosse o dom com que a natureza dotou o homem, chamado como am-bição, o mundo atual não teria o desenvolvimento que ora possui.
A ambição envolve todos os setores, sejam artísticos, culturais, engenharia, medicina, agricultura, ciência, enfim, muitos outros mais.
No desenvolvimento das empresas de todos os segmentos, a ambição faz com que se produzam sempre novos produtos cada vez mais sofisticados, como também faz os consumidores exigirem constantemente inovações.
As constantes mudanças fazem com que o conhecimento humano aumente em ritmo acelerado. O que há de diferente num mercado em que a cultura se rela-ciona com a cultura e em que o conhecimento é não apenas uma forma de modificar produtos, mas um produto em si mesmo? Eis algumas diferenças:
Os recursos são infinitos;
Quanto mais se dá, mais se tem;
É quanto mais se tem, mais se precisa;
A flexibilidade é quase absoluta (a matéria-prima: o pensamento, é maleá-vel);
Não há depreciação do produto (que vem a ser uma idéia). Há relação com a idéia sucessora.
O que funciona segundo essa nova lógica? Toda a área de saúde, ciências, comunicação, educação. Na indústria tradicional, os conceitos é que dão origem aos produtos. Por isso, citando como exemplo: num desfile de modas, não importa se aquelas roupas nunca vão ser usadas na rua; não é o produto que está à venda, é o conceito que vai influenciar um mercado têxtil de milhares de reais.
Seguindo essa lógica, a concorrência não se dá mais no espaço, e sim no tempo. Exemplificando: a disputa pela descoberta do vírus da AIDS pelo cientista americano Robert Gallo e pelo pesquisador francês Luc Montagnier. As duas equi-pes e todos os pesquisadores que atuam nisso têm interesses idênticos: curar a do-ença. Entretanto, a disputa gira em torno de quem faz as descobertas primeiro. Este exemplo mostra a prova cabal da existência da ambição, que está inata nos ho-mens, bem como, a superioridade das pesquisas orientadas pela ambição sobre a orientada pelos recursos.
Todos os indivíduos, como também as empresas ambicionam chegar ao to-po em seus empreendimentos, usando de todos os meios factíveis e intelectuais, a fim de alcançar as metas projetadas.
Os executivos para enfrentarem os desafios de um futuro incerto, ao inicia-rem um novo processo de reformulação de estratégias nas empresas, devem se condicionar para o futuro independentemente de sua situação atual. Isso representa um conteúdo baseado no futuro direcionado pela ambição.
A conotação com a ambição encontra-se no desafio posto às empresas, a fim de criar processos e instrumentos, bem como estimular a criatividade e a confi-ança. O objetivo visado é capacitar a empresa a alcançar as metas qualificativas necessárias para as estratégias alicerçadas nas ambições reais das pessoas.
Assim, foi criada a estratégia orientada pela ambição. Para definir essa am-bição, a organização deve partir de tuas perspectivas diferentes: “de fora para den-tro” e “de dentro para fora”, e depois combiná-las, conforme o quadro abaixo:
AMBIÇÃO
DE FORA PARA DENTRO
Perspectiva de mer-cado.
Etapas:
1. Desenvolvimento de cenário para o se-tor.
2. Tradução dos ce-nários em empresas ideais que atuariam em cada cenário.
ALINHAMENTO DE DENTRO PARA FORA
Perspectiva interna.
Etapas:
1. Visão pessoal.
2. Visão organizacio-nal.
3. Tradução da visão em objetivos específi-cos e mensuráveis.
A perspectiva “de dentro para fora” (focaliza as capacidades e recursos in-ternos) complementa a perspectiva “de fora para dentro” (focaliza os fatores críticos para o sucesso no ambiente competitivo externo), e incorpora as ambições das pes-soas que constituem a empresa. Desta forma, a ambição é tão importante numa empresa, porque quanto mais dinâmica se torna a competição, menos nítidas tor-nam-se as fronteiras da arena competitiva, dificultando também a identificação e an-tecipação dos movimentos dos rivais e assim, a ambição torna-se um fator decisivo numa estratégia de competição, porque através dela pode-se descobrir novas op-ções de mercado. Mas como isso ocorre? A ambição desperta novas chances de mercado, bem como, a revelação de sentimentos e prioridades até então ocultos.
Para comentar um fato real: os carros fabricados antigamente pela Ford - eram produzidos somente na cor preta, diferentemente do que acontece atualmente, onde o comprador pode adquirir qualquer cor de carro, inclusive da Ford. Ambicio-nando manter-se como líder na fabricação de carros. A Ford teve que modificar seu sistema antigo, adequando-se ao desenvolvimento atual.
A criatividade, que nada mais é que a proposta de novas soluções, gera sempre novas idéias e estabelece novas tendências. A presença de criadores den-tro das empresas é uma condição essencial para atingir os pontos mais altos, tão ambicionados por elas. Esses “criadores” devem desenvolver os recursos e as ca-pacidades necessárias para ganhar ou sustentar vantagem no ambiente competitivo emergente.
Com a globalização dos mercados, onde a grande maioria das empresas tem acesso aos mesmos recursos, o desafio da criatividade torna-se ainda mais ur-gente. E essa criatividade não pode andar só, ela precisa da ambição para tornar-se realidade! Assim, as empresas atuais precisam desenvolver uma Estratégia Orien-tada pela Ambição, que contemple a aquisição de valores comportamentais para construir o impulso sustentável e criar maturidade para a mudança aliado a um con-teúdo capaz de avaliar cenários futuros e desta forma, descobrir ambições para se executar estratégias competitivas que precisam ser contínuas.
Para impulsionar a ambição em atingir um objetivo específico, é oportuno observar o seguinte lema: “Você tem uma grande oportunidade de ser o primeiro em alguma coisa, portanto, mexa-se! “
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