Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O TRABALHO INFANTIL NO BRASIL
TRABALHO INFANTIL
Ismael Monteiro

Resumo:
Trabalho infantil no Brasil

1 INTRODUÇÃO
     
     O presente trabalho procura mostrar, de forma geral, a realidade do trabalho infantil no Brasil. A partir deste trabalho, pode-se verificar que alguns fatores têm contribuído para a inserção das crianças no mercado de trabalho. Dentre eles, citamos: a complementação da renda familiar, a concepção errônea da sociedade de que “criança é melhor trabalhar do que estar na rua”.
     Merece destaque nesta luta contra a exploração infantil, o papel do escritor Gilberto Dimenstein, que, através de seus livros, nos dá uma dimensão exata sobre estes fatos.


2 DADOS SOBRE O AUTOR

     Nascido em 28 de agosto de 1956, em São Paulo, Gilberto Dimenstein, articulista da Folha de São Paulo, é reconhecido como um dos principais jornalistas investigativos do país. Autor de reportagem de reprodução nacional e internacional, ganhou vários prêmios de jornalismo nos últimos anos, entre eles dois prêmios Esso e dois prêmios Libero Baldaró de Imprensa. Suas reportagens transformaram-se em livros de sucesso. “Menina da Noite”, “A República dos Padrinhos” e “Conexão Cabo Frio”, além de “O Complô que elegeu Tancredo”, este realizado com outros jornalistas.
     Dimenstein iniciou sua carreira em 1977, na revista Shalon e, até ir para a Folha, passou pelo O Globo, Jornal do Brasil, Correio Brasiliense e revistas Veja e Visão.

3 O TRABALHO INFANTIL

     A Constituição Brasileira proíbe terminantemente qualquer trabalho a menores de 14 anos, “salvo a condição de aprendiz”. No entanto, nas áreas rurais e de menor fiscalização, jornalistas tem levantado atuações de exploração escandalosa de crianças que trabalham em condições péssimas para a sua saúde e crescimento como na colheita de cana, sem tempo para estudar e ganhando apenas uma parcela do já irrisório pagamento dado aos adultos já nos primórdios da Revolução Industrial, na Inglaterra do século XVIII, quando as máquinas permitiram que o serviço antes efetuado por homens pudesse ser executado por mulheres e crianças a partir dos 5 anos, menores tiveram a saúde destruída por dias de 15 horas de trabalho em serviços pesados e repetitivos. Os efeitos foram tão marcantes que os movimentos trabalhistas conseguiram proibir e fazer com que a lei fosse respeitada- que pessoas de até 16 anos fizessem qualquer tipo de trabalho, sendo na Inglaterra obrigadas por lei a estudar até aquela idade.
     Embora o Governo e a sociedade brasileira digam não ao trabalho infantil, esta triste situação por que passam milhões de crianças brasileiras é preocupante. As crianças no Brasil, desassistidas em seus lares são jogadas na rua de forma desumana. São alvos fáceis da prostiuição e do trabalho infantil.
     A Constituição brasileira proíbe o trabalho para crianças até os 14 anos, salvo na condição de aprendiz até os 12 anos, contudo, este trabalho deve ser leve e a criança deve ter acesso à educação.
     Segundo a OIT, no Brasil há 7,5 milhões de crianças que trabalham como adultos, vivendo uma vida miserável pois, trabalham em média 10 horas com uma baixa remuneração de R$ 2,00 a R$ 6,00 por dia no setor agrícola.
     Esta realidade chocante com que nos deparamos no Brasil, nos leva a crer que ainda usamos de práticas condenáveis da exploração da mão-de-obra infantil.
     O escritor Dimenstein em suas obras “Guerra dos Meninos” e “Meninas das Noite”, nos dão uma idéia clara da situação das crianças no Brasil, ou seja nos mostra este quadro triste, que não se pode esconder. Para ele, as crianças e adolescentes são explorados das mais variadas formas em todo o Brasil, com destaque para as atividades agrícolas, onde as mesmas trabalham de forma escravagista.
     Este trabalho precoce auxilia na complementação da renda dos pais, que muitas vezes é baixa ou nem existe. Para termos uma idéia deste descalabro, há vários comprometimentos à evolução da criança, tais como: o comprometimento da saúde, do estado biológico e psíquico das crianças, como também da educação, que deixa de existir por falta de tempo ou condições físicas.
     O alcance destes problemas do trabalho das crianças se refletem na Educação do Brasil. Os brasileiros não têm uma percepção clara desse problema. O que o país tem hoje é realmente muito pouco. O peso da educação está na base do crescimento de um país. Para avaliarmos melhor, o Brasil gasta apenas 3,4% do seu Produto Interno Bruto em Educação.

4 CONCLUSÃO
     
     Para que se termine esta exploração das crianças o governo e a sociedade civil, devem unir-se com o objetivo de permitir à criança brasileira o direito a educação e um futuro digno.
     O resgate da cidadania das nossas crianças é meta principal de diversos ministérios que tem procurado efetuar ações conjuntas para esta finalidade. Entre estas ações, citamos:
     –     procurar estabelecer o respeito ao estatuto da criança visando garantir seus direitos;
     –     combater sem tréguas e eliminar o trabalho infantil;
     –     através de assistência social garantir o direito e a freqüência da criança à escola;
     –     ampliar o acesso ao trabalho e à renda as famílias desamparadas e sem condições no sentido de preservar à criança seu direito de brincar.
     Estas medidas, embora relevantes, não resolvem o problema. Precisa-se buscar, não só sanções severas àqueles que descumprem as leis, como também implementar medidas sociais de modo a reverter este quadro. Dentro destas medidas, uma delas está em fornecer assistência financeira às famílias por parte dos governos estaduais, municipais ou federais, aliados à participação da sociedade civil nestes esforços. Como exemplo desta integração podemos citar, o apoio da OIT, do UNICEF e 36 entidades governamentais e não-governamentais todas sob a coordenação do ministério do trabalho que estão lutando para a erradicação do trabalho infantil.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do Futuro. Cidadania hoje e amanhã. São Paulo. Editora Atica. Edição nº 8.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 59421


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61641 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61597 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61481 Visitas
🔵 SP 470 — Edifício Itália - Rafael da Silva Claro 61062 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 59971 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59964 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59952 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59892 Visitas
O tempo todo tempo - André Francisco Gil 59801 Visitas
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59800 Visitas

Páginas: Próxima Última