Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O QUE É DIREITO
DIREITO
Ismael Monteiro

Resumo:
É uma resenha crítica da obra de Roberto Lyra Filho, O que é direito.

RESENHA CRÍTICA DA OBRA DE
LYRA FILHO, Roberto. O que é direito. São Paulo: Brasiliense, 2006.


     Em sua obra O que é Direito, Roberto Lyra Filho aponta como muitas vezes a palavra lei é confundida erroneamente com direito.
     O autor cita, claramente, como o Estado é controlado pela classe dominante, por aqueles que comandam o processo econômico, ou seja, os proprietários dos meios de produção.
     É evidente que não podemos afirmar ser toda a legislação de um país direito autêntico, legítimo, indiscutível. Ora, a classe dominante pode, à sua maneira, pelos seus interesses, manipular a legislação, criando, portanto, o anti-direito. Este exemplo serve tanto para a sociedade capitalista como para a socialista. Um governo autoritário, no entanto, pior ainda, pois tem uma estrutura que separa grupo e pessoas entre confiáveis e não-confiáveis.
     É claro que, portanto, o direito precisa atender aos grupos esfoliados e oprimidos, sindicatos, setores da igreja, associações, etc.
     O direito não pode ser reduzido à pura legalidade (se assim fosse, os tribunais não precisariam de júri e até mesmo de advogados. Bastaria que, provado o crime ou delito, que se apertasse um botão do computador para ver a pena a ser imposta.
     O direito sempre se transforma, de acordo com os anseios e necessidade dos povos. Não raciocinamos com perfeição. Há deformações às idéias, como disse Ortega, vêm através de um esforço mental, enquanto que as crenças representam opiniões pré-fabricadas. Discutimos com facilidade idéias, mas, o mesmo não ocorre com as crenças.
     Não é certo afirmarmos que “cada um tem seu lugar”. Um indivíduo tem que ser valorizado pelo seu trabalho, e a ele há que haver oportunidades.
     A ideologia jurídica predominante hoje é o positivismo, que é o direito como ordem estabelecida. O positivismo é falho também, pois quando o positivista fala em direito, é como um sistema de normas válidas. (Seria como se, em uma embalagem de açúcar – por haver no rótulo “açúcar” – teria que conter realmente o produto, quando pode ser o mesmo adulterado).
     Há três formas de direito natural: o cosmológico, que liga-se ao cosmo, o teológico, voltado a Deus e o natural antropológico, que liga-se ao homem.
     A classe dominante, adotou a tese positivista, pois enquanto no poder, bastava a ordem estabelecida.
     O melhor seria explorarmos as contradições do direito positivo e estatal, favorecendo assim, os mais fracos e necessitados. O melhor meio para corrigirmos as distorções das ideologias, não é sobre o que pensamos, mas sobre o que fazemos sobre o direito.
     É sociologia do direito, a análise da maneira por que o nosso direito estatal reflete a sociedade como um todo. Não há quase flexibilidade, sendo ainda autoritário. O exame do direito em geral é a sociologia jurídica. Ambas são parecidas, mas não idênticas.
     O positivismo jurídico prioriza a ordem e faz do jurista o servidor cego e submisso de toda e qualquer lei. Certa a OAB, na minha opinião, ter definido o positivismo como uma das pragas universitárias.
     Por vivermos em um mundo globalizado, sofremos sim interferência forte do sistema externo.
     O conjunto das instituições e a ideologia que pretende legitimar (de grupos dominantes), formam uma organização social. Tudo é feito para não haver riscos de se quebrarem as regras, de maneira enérgica.
     A soberania dos povos, seus princípios de autodeterminação são passíveis de atuação e até de sanções internacionais, hipótese das mais graves violações do direito.
     Tanto nas sociedades capitalistas e socialistas (em menor grau) há problemas relativos ao conflito de direitos.
     O direito muda, portanto, não é, o direito vem-a-ser. Portanto, a revolucionária de ontem é o conservador de hoje e o reacionário de amanhã.
     Certo o autor, quando afirma que a classe e os dominadores muitas vezes se contradizem, deixam suas leis imperfeitas, por onde hábeis juristas exploram estas contradições.
     A justiça social tende a levar a sociedade a um tempo onde cessem as explorações e opressões do homem pelo homem.
     O direito constitui a afirmação da liberdade conscientizada e acima de tudo, viável. A absoluta liberdade de todos, redundaria em irresponsabilidade, e até falta de liberdade para todos. Afinal, as liberdades particulares tender-se-iam a atropelar a liberdade geral. Esta é a razão, posta pelo autor, para que o direito não se confunda com moral.
     A moral nos torna indivíduos melhores. O direito, no entanto, tira a nossa liberdade . Quando a dos demais está em risco, por nossa causa.
     A conclusão da diferença entre a moral e o direito, mostra, com propriedade, que o direito liberta, enquanto a moral contém.
     Roberto Lyra Filho cita, ao meu ver, com louvor, Marx, quando este sintetiza muito bem o direito, onde diz que “o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos”.
     Vejo que, o texto traz com clareza que para respeitarmos mais os direitos humanos, dando mais dignidade aos fracos e oprimidos, creio ser a terceira via, ou seja, o socialismo democrático, uma excelente alternativa entre o capitalismo espoliativo e o socialismo que em alguns países foi introduzido e não vingou, por ter fugido dos reais ideais do regime socialista, que acabou por ser distorcido.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61641 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61597 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61481 Visitas
🔵 SP 470 — Edifício Itália - Rafael da Silva Claro 61062 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 59971 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59964 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59952 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59892 Visitas
O tempo todo tempo - André Francisco Gil 59801 Visitas
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59800 Visitas

Páginas: Próxima Última