Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ROMANCE ESTÁ MORRENDO?
ROMANCE
Ismael Monteiro

Resumo:
É um texto que fala sobre a morte do romance.

O ROMANCE ESTÁ MORRENDO?
     
     O romance está morrendo faz tempo. Fragmentou-se em vários subprodutos de consumo, como a telenovela, a história em quadrinhos, o romance policial, a fotonovela, o romance reportagem. Todos estes subprodutos tem a principal função de apenas “comunicar” o conteúdo, usando-se suportes ficcionais para atingir o grande público.
     No século das luzes, as idéias de romance estavam baseadas unicamente na percepção como única fonte de conhecimento. Esta situação, no entanto, modificou-se com o passar do tempo. A literatura daquela época contava histórias de cavaleiros em luta com dragões, gigantes, enaltecendo a coragem, ou conflitos individuais e vida cotidiana. Exemplo disso é o romance de Dom Quixote, de Cervantes, o primeiro romance de envergadura.
     O romance passou por várias fases em sua trajetória. Cite-se a inovação do romance latino-americano com obras de Cortázar, Garcia Márques, Vargas Llosa, Asturias, Alejo Carpientier. O romance regenerou-se com a pessoa de muitos autores. Vale dizer que Dublin adaptou-o às suas mais diversas situações como: hospital, bordel, bar, alcova. Kafka foi mais fundo ao se rebelar contra o mundo dos cálculos, dos laboratórios.
     A grotesca forma de escrever de certos autores atuais parece apressar esta morte ou transformação do romance. O que se quer, além ou abaixo de qualquer coisa, é “agradar ao cliente”, no qual o romance é só mais um “produto”para venda, igualados aqui, a livros, a geladeiras ou picolés.
     Um destes subprodutos do consumo é o best-seller – filho do consumismo híbrido do romance, novela de folhetim, histórias, com toques permanentes de ação ou de escândalo, violência ou sexo. Todos estes ingredientes, no entanto, fazem que este tipo de romance “venda melhor”. Resumindo: se uma livraria colocar um Dom Quixote, de Cervantes ao lado de um outro romance atual, que retrate ação, sexo, violência este último é o que venderá melhor. Essa massificação do romance tende a aumentar, porque dá “Ibope”, porque vende. Está longe o tempo em que os escritores romanescos se preocupavam com a consciência humana, com a dignidade do homem, com o ideal de liberdade. O que se retrata hoje, é a busca pela “receita” que dá lucro, mesmo passando por cima destes valores.




Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61641 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61597 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61481 Visitas
🔵 SP 470 — Edifício Itália - Rafael da Silva Claro 61062 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 59971 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59964 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59952 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59892 Visitas
O tempo todo tempo - André Francisco Gil 59801 Visitas
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59800 Visitas

Páginas: Próxima Última