Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Em defesa da ex- Fábrica de Tecelagem Japy em Jundiaí/SP
Fábrica de Tecelagem Japy - Jundiaí/SP
Regina Dragiça Kalman

Resumo:
A ex-fábrica de Tecelagem Japy, inaugurada em 1914, está prestes a ser demolida para virar um condomínio residencial. Movimento em pró da preservação integral do prédio histórico.

Um dos bairros mais importantes de Jundiaí é a Vila Arens, devido à sua localização, pois fazia e ainda faz a conexão com o transporte ferroviário desde o século XIX e XX e por ser passagem do centro com vários bairros distantes, como Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, que acabaram tornando-se municípios. Vila Arens também foi um espaço onde estiveram muitas indústrias, muitas de tecidos, como a fábrica São Bento, a Fábrica Tecelagem Japy, a Fábrica Argos industrial S/A , a Fábrica Milani, entre outras. Os pontos de referência que têm mais de cem anos, estão cada vez se tornando miragem, pois a transformação da paisagem está se modificando   e descaracterizando, perdendo sua personalidade urbana própria e suas referências, ficando igual a outras quaisquer.
Os prédios verticais e as características arquitetônicas estão sendo erguidos, e os nossos monumentos patrimônios desfeitos , descaracterizados e demolidos.

Um desses monumentos e patrimônios que ainda restam na Vila Arens é a ex- fábrica de tecelagem Japy, aberta em 1914 pelo senador Lacerda Franco, na rua homônima, ao lado da Estação Ferroviária e do Terminal Vila Arens, ainda mostra o passado grandioso e magnânimo de Jundiaí na era industrial, que abrigou a tecelagem, atravessou a Revolução Constitucionalista, teve entre seus funcionários um ícone da música paulista, o compositor Adoniran Barbosa, que também freqüentou o Grupo Escolar ‘Siqueira de Moraes’ em Jundiaí O empreendedor, o deputado federal José João Abdalla criador do Grupo JJ. Abdalla S/A,   além de diversas empresas era dono da Argos Industrial e a Tecelagem Japy, foram as pioneiras da industrialização em Jundiaí que chegaram a empregar mais da metade da força de trabalho da cidade na década de 1920.

Agora, agonizante, espera autorização da prefeitura de sua demolição, para se tornar mais um condomínio vertical, mais um que irá congestionar o já sufocante transporte nas ruas estreitas e a falta de estrutura da Vila Arens.
O prédio majestoso, com uma torre tombada pelo município, Lei Municipal nº 3629/90, de 26/11/1990, iniciativa do então vereador Ronaldo Giarolla, espera também ser tombado pelo COMPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí, pelo processo de tombamento nº 15.775/2008, para proteger um bem patrimonial e que faz parte da história do bairro, da cidade e da Nação.
Um povo só é grande quando se orgulha do seu passado e preserva sua memória.

Vamos nos unir para preservar o prédio da ex-fábrica Japy, e destiná-lo a algum uso que preserve a sua constituição original.

                                   




Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Depois de Tanto Tempo Regina Dragiça Kalman
Poesias A Beleza das Coisas não é Visível Regina Dragiça Kalman
Artigos Agonia do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí/SP Regina Dragiça Kalman
Crônicas Em defesa da ex- Fábrica de Tecelagem Japy em Jundiaí/SP Regina Dragiça Kalman


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69066 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57967 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57619 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55891 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55199 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55166 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55047 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54940 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54920 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54902 Visitas

Páginas: Próxima Última