Estava deitada... Tentando dormir. Distraída. E meus pensamentos... Meus pensamentos fluíam... Mas eu não pensava! Estranho isso de pensar sem pensar! Mas é isso. Eu pensei sem pensar.
Mas enquanto eu pensava, ou deixava-me pensar, já que era algo incontrolável, meus pensamentos tomavam forma. E as formas adquiriam sentidos.
Qual será o sentido de pensar? Não sei.
Às vezes me pergunto por que pensamos.
Tá, eu sei! Você vai dizer que é porque somos seres racionais, seres “pensantes”.
Tudo bem. Mas acho que depois de uma certa idade, depois de certo tempo, essas respostas feitas já não convencem mais. Exatamente porque eu penso. E enquanto eu ouço as respostas feitas, eu continuo pensando. E meus pensamentos não se contentam mais com as respostas prontas. Eles enjoaram delas.
Assim como nosso paladar enjoa das comidas enlatadas e da pipoca de micro-ondas.
Assim como nosso olfato enjoa dos aromas e nossa visão enjoa das formas.
Meus pensamentos andam enjoados ultimamente. Cansados de pensar as mesmas coisas, de ouvir e analisar as mesmas respostas.
O pensamento pensa sozinho? O meu, sim. O seu não?
Ah! Claro que sim! Você só não percebeu ainda. Você é que ainda fica achando que controla seus pensamentos. Mas não controla.
Assim como você acha que controla sua vida, seus sentimentos, seu cachorro. Mas quer saber? Você não controla! Não estou querendo dizer que você, ou eu, somos descontrolados. Não é isso. Apenas quero dizer que as coisas não são tão simples.
Meus pensamentos estão mais descontrolados que o normal hoje. Por que será?
Acho que é uma forma de tentar me mostrar mais uma vez que eu realmente não os posso controlar. Mas se for isso, aí sim, será um caos. Já pensou? Eu pensando que penso sozinho, sem pensar?
Meu Deus! Olha aí meus pensamentos pensando sozinhos de novo! Tento desligar, mas não dá. Os pensamentos têm vida própria, tenho certeza disso!
Certa vez alguém me disse que nós deveríamos ter um botão “liga desliga” “on off”. É. Em certas horas seria ótimo!
Como agora. Quando estou tentando dormir e meus pensamentos, que pensam sozinhos, me fazem pensar... Pensar, sem pensar. Porque eu não estou pensando em nada. Pelo menos não queria estar. Eu queria dormir. Mas meus pensamentos continuam a pensar... Sem eu pensar... Sem parar.
|