Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Banco de Questões - Japão
Questões - Japão
Agrário Conrado

Resumo:
Qustões Escolares , vestibulares.

1-Caracterize , de modo geral , o relevo do japão .
R-


2-Esta etapa da história do Japão foi marcada por um veloz processo de modernização, que culminou na transformação deste país em potência planetária. Ao longo deste reinado a nação japonesa não esteve isenta de ser convertida em um mero fantoche do Ocidente, ou em uma colônia da Europa ou dos Estados Unidos.

O fato acima tem relação com:

a)a Era todoo
b)o Shogunato
c) a Era Zaibata
d) a Era Meiji



3-"Pobre em matérias-primas e em fontes de energia, mas contando com numerosa mão-de-obra, este país tornou-se um dos mais industrializados do Globo, após a Segunda Grande Guerra."

O texto refere-se
a) à Espanha.
b) à Alemanha.
c) ao Japão.
d) ao Canadá.
e) à Inglaterra.

4-"Este país que se caracterizou no início do século por incentivar a emigração de seus habitantes, hoje, pelo contrário, recebe mão-de-obra de algumas partes do mundo, inclusive brasileira."

O texto aplica-se
a) à China, que precisa de pessoal especializado, sobretudo, em informática.
b) à Itália, sobretudo, na parte setentrional, a mais industrializada, com necessidade de trabalhadores braçais.
c) à Coréia do Sul, que precisa povoar seu território aceitando pessoas das mais variadas profissões.
d) ao Líbano que, com a Guerra, perdeu população, sobretudo masculina e adulta, necessitando de gente para recompor essa parcela da população.
e) ao Japão, que incentiva a entrada de trabalhadores braçais.


5-Um dos países mais conhecidos e desenvolvidos da Ásia é o Japão. Seuprogresso tecnológico e sua produção industrial são mundialmente famosos. Por outro lado, sua economia depende muito da importação quase total de matérias-primas. Faça uma relação entre a dependência do Japão em relação às matérias-primas e seu quadro natural.

R-

6-justifiqua a baixa concentração demográfica no Norte do Japão.

R-


7-Após a Segunda Guerra Mundial, este País conheceu um extraordinário crescimento econômico, marcando avanços na produção industrial, na organização de gigantescas empresas transnacionais e no crescimento de sua renda per capita.
O texto se aplica:
a) aos Países Baixos, país de exíguo território, mas de grande produtividade agrícola, com ampla participação do Estado na vida econômica e um ensino superior obrigatório para toda a população.
b) à Alemanha de grande riqueza mineralógica, a sua auto-suficiência em petróleo e sua estrutura urbano-industrial bastante concentrada em torno de Berlim.
c) ao Japão que recebeu maciço investimento inicial de capitais americanos e um custo relativamente baixo de mão-de-obra muito produtiva e disciplinada.
d) à Bélgica que apresentava importante tradição cultural-urbana, contingente de sua mão-de-obra altamente qualificada e um grande percentual de seu território ocupado para a produção de matérias-primas e alimentos.
e) à França que embora envolvida na Segunda Guerra não sofreu invasões em seu território, tendo condições de se refazer do ponto de vista econômico e de organizar melhor os serviços e instituições.

8-A posição do Japão no mundo------ split --->
(Adaptado de Danielle e Serge Ceruti. "Histoire - Géographie". Paris: Hachette, 1998. p. 236)

Com base nas informações contidas no mapa e seus conhecimentos sobre a temática abordada, pode-se fazer a seguinte leitura do panorama das relações econômicas japonesas na década de 1990:
a) O Japão foi um dos principais responsáveis pelo crescimento da economia em vários países asiáticos, na qualidade de grande investidor, exportador e importador de mercadorias da região.
b) As trocas comerciais japonesas com a América do Norte foram insignificantes, reflexo das dificuldades impostas ao comércio exterior com a entrada em funcionamento do Nafta.
c) A América Latina foi um dos principais destinos dos investimentos japoneses, interessado em matérias-primas abundantes, além de mão-de-obra barata e pouco qualificada.
d) A Europa foi a principal parceira comercial japonesa, fruto da abertura econômica em razão da constituição da União Européia, com a livre circulação de mercadorias e pessoas.
e) A África foi um dos continentes mais beneficiados com transferências de recursos do Japão com finalidades humanitárias e/ou em programas de desenvolvimento econômico para a região.

9-Os países asiáticos mencionados acima são os:

a)de economia socialista
b)os emergentes de transição
c) os emergentes BRICS
d) os Tigres Asiáticos

10-"...grandes conglomerados empresariais originados dos clãs familiares, como a Mitsubishi, a Mitsui, a Sumitomo, a Yasuda, dentre outros, que passaram a dominar cada vez mais a economia japonesa, atuando praticamente em todos os setores industriais"

O contexto acima refere - se:

a)aos Kozerns
b) aos Tombois
c) aos Zaibatsus
d) aos Edoos


Gabarito

1-Formação recente (cenozóica) , elevadas altitudes(baixa erosão) , instabilidade tectônica(terremoto/vulcanismo).Ponto culminante 9Monte FujYama-Fujy)
2-D
3-C
4-E
5-As formações geológicas do Japão são recentes, o que dificulta a formação de recursos minerais.
6-Clima frio
7-C
8-A
9-D
10-C

mais em: www.educativageografica.blogspot.com







Biografia:
variados
Número de vezes que este texto foi lido: 53028


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Banco de Questões -Vegetação do Brasil Agrário Conrado
Resenhas Banco de questões - Canadá Agrário Conrado
Resenhas Banco de Questões - China Agrário Conrado
Resenhas Banco de Questões - Japão Agrário Conrado
Artigos Regiões do Brasil Agrário Conrado
Artigos Japão - Era Meiji Agrário Conrado
Artigos TIGRES ASIÁTICOS Agrário Conrado
Artigos Crescimento Demográfico e Composição Etária Brasileira Agrário Conrado


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68855 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57796 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56595 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55660 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54691 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54633 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54597 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54551 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54454 Visitas

Páginas: Próxima Última