Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Casa feita de Frevo
Tom Campos

     O poeta quando canta o carnaval, chora o tempo, saudoso e triste, porque esquece o som da palavra cantada, a emoção do verso que não se cala, quando em março, no soluço úmido do convite de São José (para plantar o milho) ou de qualquer outro santo, quer gritar o hino, quer o frevo, sempre ele, é ele que ferve, que é febre!
     Os homens mais sérios, quando o ouvem, vestem fantasias para tentar escapar dos seus “dia-a-dias” e acreditam poder viver um outro mundo, uma fábula, três dias que sejam!, por trás da charanga, de uma marcha qualquer e no meio da multidão de desconhecidos que, naquela hora, parecem ser os melhores amigos... Na frente de si mesmos, só colocam o que sempre esteve ali, dentro deles: uma vontade danada de viver um momento único, porque os fevereiros não são iguais, embora os figueiredos possam se encontrar, lá na casa feita de frevo, lá naquele pequeno lugar que fica entre morros redondos e disformes...
     A Princesa Serrana, toda vaidosa, tira a máscara e logo mostra, no brilho dos açudes esverdeados – que acordam de manhã bem cedinho, sob o astro-Rei, sua nova roupa para a festa e partilha a alegria de vestido novo com o “Capibaribe-criança”, com aquele curumin, filho da cunhã-chuva que corre solto entre os morros, para se Lambuzar no doce da cana, na mata, nos pés de todas as frutas...
     Os bem-te-vis agora assoviam frevo para as alegorias da natureza que são brinquedos de montar que não quebram porque todo ano a gente vai buscar na caixa de sonhos de carnaval, que fica bem ali, no quarto de vida que a gente esquece de ir dormir, mas que lembra quando acorda: chega o carnaval e como é bom chegar nessa casa, como é gostoso chegar em Timbaúba, nessa cidade tão bela, acolhedora e sensual...


Este texto é administrado por: Tom Campus
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Casa feita de Frevo Tom Campos
Contos Cancioneiro do Acaraú Tom Campos

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 12 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Raízes do Brasil - Bianca de Moura Wild 53051 Visitas
Voltei Para Buscar o Cão - Martinho do Rio 53051 Visitas
🔵 Museu da Língua Portuguesa - Rafael da Silva Claro 53051 Visitas
Alceu - Roberto Queiroz 53051 Visitas
Uma ciranda no bosque - Francisco Martins Silva 53050 Visitas
O PEDIR, SEM NADA DAR - Eliana da Silva 53050 Visitas
TRAJETORIA PROFISSIONAL - PATRICIA DE CASSIA 53050 Visitas
O DÉRBI - Wilson Luques Costa 53050 Visitas
a pingar melancolia... - natalia nuno 53050 Visitas
O Corcel, a Areia e o Vento - José Ernesto Kappel 53050 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última