Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
“CANÇÕES”
Tânia Du Bois


Lembro o grande nome na poesia infantil, marcante para as letras riograndenses e brasileiras, Mário Quintana, com seu livro Canções, de 1986, em edição comemorativa ao 80º aniversário de nascimento do autor, com ilustração de Noêmia Mourão. Segundo a Editora Globo, essa edição é fac-símile do volume Canções, publicado em 1946, onde preservadas as características originais.
O livro possui 35 poemas e seus versos são simples e livres: na valorização do cotidiano e do olhar infantil, em que a infância continua sendo o eixo. Segundo Guilhermino César, “Canções livro no qual o som é o elemento dominante do sistema encantatório.”

CANÇÃO DE DOMINGO “Quem dança que não se dança?/ Que trança não se destrança? / O grito que voou mais alto / Foi um grito de criança. //... O céu estava na rua? / A rua estava no céu? / Mas o olhar mais azul / Foi ela quem me deu!” Essa canção, mais tarde foi musicada e gravada por Edu Lobo, ainda no tempo dos discos compactos de 45rpm.
Érico Veríssimo disse que Mário Quintana era um poeta que sabia ver o mundo como vêem os anjos, as fadas e que na verdade ele era um anjo disfarçado de homem.
O livro Canções é um conjunto de manifestações líricas, fluindo a emoção do instante, obtendo resultados artísticos ao por beleza e sublimidade nas coisas simples, como a CANÇÕES DO CHARCO “Uma estrelinha desnuda / Está brincando no charco. // Coaxa o sapo. E como coaxa! / Estrelinha dança em roda.” //... Uma estrelinha desnuda / dança e pula sobre o charco...”
Nas palavras de Miguel Sanches Neto, ”Quintana cola a sua poesia a pequenos fatos, buscando sempre a transcendência musical deles. É ainda o menino terno transfigurando o real pela poesia e pelo toque mágico.”
Nesse livro, o poeta sustenta como base poética a livre manifestação artística, rompendo com a construção tradicional, sem prejuízo da coerência na produção literária, como podemos ver na CANÇÃO DE GAROA “Em cima do meu telhado / Pirulin lunin lunin, / um anjo, todo molhado, / soluça no seu flautim. //... E chove sem saber por quê... / E tudo foi sempre assim! / Parece que vou sofrer: Pirulin lunin lunin...”
Maria Dinorah escreveu que “este milagre é a literatura infantil no Rio Grande do Sul. Para assessorar a literatura dos pequenos, quem se animava a publicar livros infantis no torrão gaúcho? O grande Mário Quintana.”
A Poesia Quintanares é crença imorredoura onde encontramos a poesia renascida e amada; ainda hoje, muito lida pelos pequenos e grandes leitores e pelos que começam a fazer literatura.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61651


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MÃES: o espaço das palavras Tânia Du Bois
Artigos DESCOBERTA FANTÁSTICA Tânia Du Bois
Resenhas DE ONDE VÊM AS IDEIAS? Tânia Du Bois
Artigos PORTINARI, entre traços Tânia Du Bois
Artigos NA MOLDURA DA JANELA : A COR DA FLOR Tânia Du Bois
Artigos NÚMEROS RECONTADOS Tânia Du Bois
Artigos Tempo: A MELHOR MEDIDA É A DA POESIA Tânia Du Bois
Artigos MULHER Tânia Du Bois
Artigos de pó em palavra: COADOR Tânia Du Bois
Artigos “Será Que Ele É?” Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 311 até 320 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Mocidade vence Carnaval em São Paulo em 2024 - Vander Roberto 61947 Visitas
O SONHO ACABOU, A ROSA MORREU - Lailton Araújo 61947 Visitas
Ave de Voar - José Ernesto Kappel 61947 Visitas
Memória e mentira - Flora Fernweh 61947 Visitas
Fazendo bolo - Ana Mello 61946 Visitas
Fim de outono - mario luiz ribeiro 61946 Visitas
Resumo - Hermenêutica Jurídica - Isadora Welzel 61945 Visitas
Entendendo as Mulheres - José Ernesto Kappel 61945 Visitas
Hoje é Dia das Bruxas - Deborah Valente Borba Douglas 61945 Visitas
Resumo - Contratos - Isadora Welzel 61944 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última