Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
“CADERNOS DA NOITE”
Tânia Du Bois


     Segundo Lauro Junkes, Alcides Buss apresenta-se como um exímio da palavra rica em conteúdo de sua sonoridade, de seu ritmo e articulação. Nele, há a preocupação com a palavra natural e espontânea, exata e adequada.
     Buss trouxe sensível contribuição à poesia catarinense, é autor do livro Cadernos da Noite, onde apresenta poemas sóbrios, porém modernos. Extrai a tônica da sua poesia, cuja obra é avaliada como a sua melhor produção, a ponto de se transformar em obra de arte.
     Cadernos da Noite situa o poeta e caracteriza a sua produção literária, conquistando o leitor.
     Segundo Miguel Sanches Neto, “... nos poemas de Cadernos da Noite, encontramos a melhor produção poética de Alcides. É o poeta dos solidários estados da alma, marcados pela consciência das incertezas temporais”, como podemos observar no poema,

     “O dia vem, o dia vai / e só vivemos um dia / a vida toda. /
     Um dia ou quantos dias, / semanas meses ou anos? /
     Oh, nada sabemos / a não ser que um dia /
               é quanto temos para viver”.

     Buss literariamente coloca dentro da moldura, de modo muito particular, o não-ser e isso aumenta sua percepção e salienta sua característica, levando o escritor a um período de linhas definidas, como:

     “Por mais que nos livramos / Mais estamos em nós /
     Sem nós mesmos”.

     Grande poeta, versos profundos. Realmente, sensível às formas de beleza, o verso nas mãos de Buss ganham corpo e ritmo. E na criação mais significativa de sua inspiração, Cadernos da Noite, se conservará sempre, ou seja, o gosto pela forma apurada – e os versos não-ser, constituem a ponte de ligação entre dois mundos -, ele os delimita e os liga ao mesmo tempo, da sombra se encaminha para a luz.
     Mansueto Bernardi escreveu que “Tudo... há de em sombra reverter. Em tudo, a sombra está, como um agouro. Tudo na vida é sombra a se mover”.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61678


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas “O LIVRO das METADES DO JOÃO” Tânia Du Bois
Artigos CENA de RUA: livro de imagens Tânia Du Bois
Resenhas Porque ler POSTIGOS Tânia Du Bois
Resenhas O exercício da liberdade: LER CALEIDOSCÓPIO Tânia Du Bois
Artigos “POEMA - CORAL DAS ABELHAS”: POR QUE NÃO? Tânia Du Bois
Artigos EX LIBRIS Tânia Du Bois
Artigos Uma Raridade: SACO DE VIAGEM Tânia Du Bois
Artigos VERSOS ESPARSOS Tânia Du Bois
Artigos MARINA EM POEMAS Tânia Du Bois
Poesias DE ONDE VÊM AS IDEIAS? Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 291 até 300 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
O Formigueiro Humano - Sangue - Luiz Moreira 61961 Visitas
Como a frase conquista - Henrique de Shivas 61961 Visitas
Os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário - Terezinha Tarcitano 61960 Visitas
As funções do Diretor e do Coordenador Pedagógico - Célia Soares da Silva 61960 Visitas
Minha Doce Gumercinda - José Ernesto Kappel 61960 Visitas
Linha Sem Visgo - José Ernesto Kappel 61959 Visitas
BIOGRAFIA DO POETA ALEXSANDRE SOARES DE LIMA - Alexsandre Soares de Lima 61958 Visitas
Todo Desejo - José Ernesto Kappel 61958 Visitas
*ENTRE A CRUZ E A ESPADA* - DIANA LORENA 61957 Visitas
Eu, o tempo e o brilho do seu olhar - jbcampos 61956 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última