Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ciências Naturais e cidadania.
Sua relevância no ensino fundamental.
Cleonilda da Silva Rodrigues Almeida.

Resumo:
(1 de 3)

As propostas para o ensino de Ciências debatidas para a confecção da lei n.5.692; Ciências Naturais passou a ter caráter obrigatório nas nove séries do primeiro grau , (anteriormente oito). Orientavam-se pela necessidade de o currículo responder ao avanço do conhecimento científico e as demandas geradas por influência da Escola Nova. Essa tendência deslocou o eixo da questão pedagógica, dos aspectos psicológicos, valorizando a participação ativa dando lugar a objetivos também formativos. As atividades práticas passaram a representar importante elemento para a compreensão ativa de conceitos.
O ensino de Ciências passou a ser o de dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observação sobre um fato, levantar hipótese, sendo capaz de “redescobrir” o já conhecido pela ciência e tirar conclusões sozinho. Os problemas relativos ao meio ambiente e à saúde começaram a ter presença quase obrigatória em todos os currículos de Ciências Naturais, mesmo que abordados em diferentes níveis de profundidade e pertinência.
Para FIGUEIREDO (1991), é importante ensinar Ciências para os alunos com o intuito de obter o conhecimento através da natureza como ela se comporta e o processo da vida, a onde o aluno se posiciona com fundamentos acerca de questões como: a manipulação genética, os desmatamentos, o acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão, o destino dado ao lixo industrial, hospitalar e doméstico, entre muitas outras.



Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 65724


Outros títulos do mesmo autor

Monografias Ciências Naturais e cidadania. Cleonilda da Silva Rodrigues Almeida.
Monografias Ciências Naturais e cidadania. Cleonilda da Silva Rodrigues Almeida.
Artigos Consciência fonológica e aquisição da escrita. Cleonilda da Silva Rodrigues Almeida.


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
O Desejo de Balaão - Silvio Dutra 65666 Visitas
CAMINHADAS - di silva 65666 Visitas
Primeiros que Serão Últimos e Vice-Versa - Silvio Dutra 65666 Visitas
O QUINTAL DE DONA MARIA (PARTE - 1) - EMANNUEL ISAC 65666 Visitas
O homem bondoso faz bem a si mesmo - Silvio Dutra 65666 Visitas
O Único Pecado Imperdoável - Silvio Dutra 65666 Visitas
~~SIMPLES ASSIM~~ - José Edemilson Ribas 65666 Visitas
O ceticismo operacional: - Isnar Amaral 33 Visitas
O adoecimento do professor no ambiente de trabalho - Sabrina Fredrez 15 Visitas

Páginas: Primeira Anterior