A realidade educacional atual, globalizada e tecnológica, pode ser comparada a um quebra cabeça, no qual todas as peças precisam encaixar-se e por isso todas são importantes para a formação do todo. Essa condição exige do gestor escolar o desenvolvimento e articulação de diversas competências: técnicas, humanas e conceituais para exercer diferentes papeis, são eles: empreendedor, negociador, planejador, organizador, monitor, facilitador e mentor. Por tudo isso, o gestor deve ter uma visão global da instituição e, ao mesmo tempo, focada nos alunos.
A escola é um espaço de organização social, onde o maior objetivo é educar os alunos e promover uma educação de qualidade, a organização e a gestão da escola adquirem um significado que vai além das questões administrativas e burocráticas propriamente ditas. A organização é vista como prática educativa, pois passam valores, atitudes, modos de agir, influenciando a aprendizagem de professores e alunos. Cada escola deve elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; cuidar do ensino-aprendizado do aluno; articular-se com as famílias e a comunidade, proporcionando um processo de integração e o organizador e mediador de todo esse processo é o gestor escolar.
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