Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O legado de Judit Polgar
Vander Roberto

Judit Polgar é conhecida mundialmente no Xadrez e tratada como lenda viva mesmo não jogando mais profissionalmente. Seu Xadrez era competitivo e passou a disputar contra os Grandes Mestres (GM) de sua época. Não foi a primeira a ganhar profissionalmente de homens mas notabilizou-se por ter vencido os campeões mundiais vivos. Mulher inteligentíssima e linda, tornou-se uma protagonista na divulgação do Xadrez feminino no mundo. Na década de 90 ela chamou a atenção para uma causa implícita em suas vitórias épicas contra o mundo machista do Xadrez: mulheres podiam competir com homens em qualquer área mesmo em profissões ditas "masculinas". Ela dá um xeque-mate no preconceito e na misoginia só com lances vitoriosos. Seu legado foi reduzido as partidas vitoriosas e isto precisa ser corrigido dando mais ênfase à importância de Judit Polgar para a humanidade.

A lenda do Xadrez passou situações constrangedoras. Uma delas foi a famosa partida contra Kasparov no toque do cavalo que não foi jogado revoltando a moça. Havia uma certa "blindagem" ao Xadrez masculino em altíssimo nível e Polgar acabou ficando desconcentrada perdendo a partida. Tempos depois ela venceria Kasparov com sobras. Noutra situação, Polgar foi vista como uma "intrusa" no meio machista dos top 20 do mundo. Tratada como "diferente" dentro do meio enxadrístico, ganhou respeito entre a elite machista calando possíveis opositores que desejavam colocar Judit no seu devido lugar, ou seja, só jogar entre as mulheres. Ela abriu mão de jogar torneios exclusivamente femininos pois seu nível estava anos-luz das demais indo direto ao confronto com homens. Seu jogo era muito agressivo para ficar escondido somente na categoria feminina.

Ela não pode ser vista como uma feminista que jogava Xadrez e nem uma ativista da causa. Seu foco era a vitória no tabuleiro dando um grito implícito ao mundo sobre a capacidade feminina. Uma geração inteira viu Polgar impor seu jogo diante de "vitórias certas dos homens" em torneios. Suas vitórias incentivaram as mulheres ao combate do discurso de "dona do lar", projetando a mulher do século XXI, independente e não submissa ao machismo milenar que conhecemos. Nos silenciosos lances agressivos, ela deu voz e gritou contra a suposta "inferioridade feminina" sem soltar uma palavra. Sábia e bem educada, já preparada para lidar com situações mais constrangedoras no ápice de sua carreira, Judit Polgar colocou em xeque muita coisa dentro da FIDE, entidade que controla o Xadrez mundial e profissional. Torneios femininos passaram a ganhar destaque e seus respectivos mundiais.

Constata-se que a verdadeira vitória de Judit Polgar está além das 64 casas do tabuleiro. Ela tornou-se um referencial e exemplo na luta ao machismo, a misoginia, o tabu, preconceitos, abrindo as portas para gerações inteiras de mulheres decidindo suas escolhas. Não foi a pioneira e sim aquela que deu visibilidade planetária aos temas. Se antes de Polgar nem sabíamos quem eram as campeãs mundiais femininas, após sua brilhante carreira, os olhos dos humanos voltaram-se para maior atenção ao Xadrez Feminino. Atualmente, Judit Polgar mostra-se uma excelente jornalista, promovendo entrevistas com os jogadores de sua época, divulgando a arte de jogar Xadrez, mostrando que a mulher tem seu espaço e este precisa ser conquistado com inteligência e estudo assim como ela fez. Reduzir seu legado aos brilhantes lances, portanto, é um erro. Cabe olharmos e analisarmos cada lance e aquilo que ele tinha e continha implicitamente além de estudarmos detalhadamente sua biografia. Fica a dica. Obrigado, Judit Polgar! Muito obrigado!


Biografia:

Este texto é administrado por: Roberto75
Número de vezes que este texto foi lido: 61894


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O mundo está chato Vander Roberto
Artigos Trump e suas ideias Vander Roberto
Artigos Obrigado, professor Kurt Huber! Vander Roberto
Artigos Descanse em paz, goleiro Tomires! Vander Roberto
Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 163.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63130 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63065 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 62990 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62935 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 62925 Visitas
Viver! - Machado de Assis 62881 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 62855 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62821 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62818 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62743 Visitas

Páginas: Próxima Última