Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Escola + Meditação = Aprendizagem
Daniela Girardello

Resumo:
A prática da meditação auxilia na aprendizagem.

O excesso de informações e estímulos do mundo atual tem contribuído para o aumento da dificuldade de concentração e atenção dos alunos durante as aulas. A desatenção dos alunos vem preocupando educadores, pois a aprendizagem está cada vez mais sendo prejudicada, nas escolas crianças e adolescente não estão conseguindo aquietarem a mente, pararem, ouvirem e principalmente se concentrarem para realizar atividades em sala de aula.

A meditação é uma prática milenar, o objetivo é repousar o corpo e aquietar a mente para alcançar o relaxamento. Quanto mais jovem uma pessoa começa a aprender a aquietar a mente mais fácil será para ela conseguir se voltar para dentro do seu ser.

Quando incorporada à rotina e praticada regularmente, a meditação traz muitos benefícios, como por exemplo combate ao estresse, alivio da ansiedade, melhora no sono, redução da agressividade, melhoria do foco e a concentração.

Se para os adultos os benefícios são inúmeros, para as crianças não seria diferente. Estudos recentes da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos mostram melhorias reais na qualidade de vida de quem pratica meditação.

Segundo Dalai Lama “Se ensinássemos meditação a todas as crianças de 8 anos eliminaríamos a violência numa geração”.

Regina Migliori, bacharel em Letras, pós graduada em Neuropsicologia, atualmente pesquisadora, ajuda através do Instituto Migliore a instituições de educação, para a implementação de medicação, diz ela: para estudar e aprender, é preciso ter foco, concentração, calma e motivação, aspectos que a meditação desenvolve com maestria.

Escolas em vários países, inclusive no Brasil, vem implantando a meditação na grade curricular. Segundo publicado na Revista Educação em 31 de agosto de 2015, em 2014, a meditação era oferecida a 13 escolas públicas de Porto Alegre.

O resultando vem sendo surpreendente . Não há dúvidas de que é mais fácil lidar com crianças e adolescentes em uma sala mais tranquila e harmônica.Consequentemente o nível de aprendizagem sobe.

Muitas vezes na escola, se chama atenção das crianças que não prestam atenção na aula, mas elas são ensinadas a se concentrarem? Portanto é importante destacar que a inclusão da meditação nas escolas seria de grande valia para o aprendizado.


                    Daniela Girardello
                    Vanda Regina Marcon




Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 27645


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Escola + Meditação = Aprendizagem Daniela Girardello


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 29087 Visitas
Um céu de estrelas - Angelita Penalva 27858 Visitas
Gratidão a um amor verdadeiro - Paulo Vieira da Silva 27831 Visitas
Vida de perro: el rimbaldiano "caso Udonge" - udonge 27791 Visitas
Amores! - 27791 Visitas
Pra Mim, Fui Eu - Carlos Artur Paulon 27789 Visitas
Desabafo - 27780 Visitas
O Eterno Retorno - Angelita Penalva 27747 Visitas
Sentença poética - Jhonata Antonio 27742 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 27737 Visitas

Páginas: Próxima Última