Para compreender a relação e conceito de diversidade, Gusmão (2000, p.14) cita que “a diversidade nos espelha como parte das relações de poder e nos envolve em todas as dimensões da vida vivida, no nosso cotidiano e até mesmo ali, onde sequer suspeitamos de sua existência”. Dentro da palavra e conceito de diversidade segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a origem da palavra “diversidade” vem do latim diversitas, atis, e significa “variedade, alteração, mudança, diferença”. Dentro dessa colocação o conceito de diversidade pode-se dizer: grupo de diferenças e semelhanças que define pessoas, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, idade, crença religiosa, deficiência e especificidade, nacionalidade, entre outros.
Diante das definições e conceitos, pode-se dizer que vários aspectos influenciam e fazem parte da diversidade em sala de aula. E para que todos possam ser contemplados de forma ampla em seus direitos, em liberdade de expressão, acolhimento de suas necessidades, divergências e especificidades, é fundamental que os planos de aula considerem todas as formas de diversidade. A conivência saudável com a diversidade em sala de aula ajuda aos estudantes apreciarem as diferenças dentro do ambiente escolar e por consequência em qualquer ambiente de socialização. A importância do currículo em abordar o tema, é também, de colocar em prática as ações para que todos os alunos possam se sentir inseridos, dessa forma, participando com mais entusiasmo e identificação nas ações promovidas pela escola. O contexto cultural e social em que a escola está inserida, deve ser considerada no momento da construção do currículo e do planejamento. A participação da comunidade escolar e da sociedade, contribui para que o processo de interação e motivação ao possibilitar que todos tenham acesso em quaisquer ações promovidas pela equipe escolar, fazendo com que os estudantes valorizem todas as formas de pensamentos e diversidades, enriquecendo a aprendizagem e a socialização. É preciso construir um entendimento sobre a diversidade em qual a sociedade moderna está inserida e na qual vivemos.
A flexibilização do currículo escolar adaptado de forma ampla e não só pontual, precisa buscar a participação e acolhimento dos estudantes, respeitando suas singularidades. Todavia a articulação entre os profissionais da educação especial e os professores do ensino regular, em se tratando dos alunos com necessidades educacionais em suas especificidades, bem como, a formação continuada não só dos professores, assim como da equipe escolar, enriquece e prepara de forma técnica, ao mesmo tempo humanizada, para uma abordagem eficiente dos planos de ensinos, abordando no cotidiano escolar a diversidade, promovendo as mesmas condições de igualdade, autonomia, respeito e tolerância aos pensamentos e situações divergentes entre os pares.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GUSMÃO, N. M. M. Desafios da diversidade na escola. Revista Mediações, Londrina, v.5, n.2 p. 9.28, jul./dez. 2000.
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